Será finalmente que a versão cinematográfica do clássico "On the road", de Jack Kerouac, sairá do papel? A resposta por enquanto é talvez mas com chances muito grandes. Pelo menos é o que noticia a "Fox news" em sua versão eletrônica esta terça-feira (2). E não é só: segundo o site, o brasileiro Walter Salles - que acaba de estrear seu primeiro filme em língua inglesa, "Água negra" - estaria à frente do novo roteiro que será entregue ao produtor Francis Ford Coppola.
Ao lado do roteirista Jose Rivera, de "Diários de motocicleta", Salles estaria com o projeto pronto de "On the road". Os direitos da adaptação da obra foram comprados na década de 60 por Coppola mas até hoje nunca saiu do papel. Caso seja aprovado, a Universal será o estúdio responsável.
O filme já teria até ator para o papel principal. Seria Billy Crudup, de "Quase famosos" e "Todos dizem eu te amo". Entre os diretores já cotados para a versão cinematográfica de "On the road", Joel Schumacher era o nome mais forte.
No entanto, o nome de Salles vem como sopro de esperança para a adaptação do livro de ouro da geração beat. Desde a estréia de "Diários de motocicleta", em janeiro de 2004 no Festival de Sundance, muitas pessoas compararam a obra sobre a viagem de Che Guevara à "On the road". Os críticos, desde então, vêm apontando Salles como o melhor diretor para levar a história de Kerouac para o cinema. Trata-se da saga de um jovem escritor que viaja de Nova York até Los Angeles ao lado de um amigo, mulheres e boêmios.
Publicado em 1957, "On the road" inaugurou a chamada "beat generation", cujo principal incentivador foi o próprio autor. Não é à toa que o livro é autobiográfico. O movimento do beatniks rejeitava os estilos de vida da época, principalmente a crescente cultura consumista.
Scarlett Johansson ("Encontros e desencontros") e Chlöe Sevigny ("Meninos não choram") são os nomes apontados para viver Joyce Johnson, namorada de Kerouac na época.
Deixe sua opinião