• Carregando...
Salles: experiência em road movies | AFP
Salles: experiência em road movies| Foto: AFP
  • Jack Kerouac é o autor do clássico beat On the Road – Pé na Estrada

São Paulo - Diretor responsável por sucessos como Central do Brasil (1998), Diários de Motocicleta (2004) e Linha de Passe (2008), Walter Salles vem se preparando para mais um grande desafio em sua carreira: adaptar o livro On the Road – Pé na Estrada, de Jack Kerouac, para o cinema.

Diante da dificuldade em transpor a história dos personagens Sal Paradise e Dean Moriaty, que atravessam os EUA de costa a costa e lidam com os mais diversos tipos, o brasileiro resolveu realizar o documentário Searching for On the Road (Em Busca de On the Road, em tradução livre), no qual mostra o processo de pré-produção do longa e as entrevistas feitas com diretores que já tentaram filmar a obra de 1949 – a versão lançada em 1957 teve sequências cortadas.

No documentário, há depoimentos de cineastas como Dennis Hopper (morto no último sábado), Gus Van Sant e até mesmo de Jean-Luc Godard, que, por razões diversas, desistiram do projeto. Salles também realizou entrevistas com personagens do livro, responsável por influenciar toda uma geração, e poetas da geração beat. "Esse processo fez com que eu viajasse pelos Estados Unidos, o que tem me ajudado a entender melhor o espírito da obra’’, afirma.

Assim como o longa Easy Rider – Sem Destino (1969), um clássico dirigido por Hopper que mostra duas pessoas da chamada contracultura hippie atravessando de moto os Estados Unidos na década de 1960, On the Road será um típico road movie. "Nessas produções, o conflito surge durante a trajetória do personagem e é interno. O personagem da chegada é totalmente diferente daquele que saiu de um determinado ponto’’, explica o cineasta brasileiro.

Embora já tenha experiência nesse tipo de filme – Central do Brasil e Diários de Motocicleta são exemplos de road movies –, Salles prefere manter a cautela quanto à expectativa de sucesso da adaptação. "Tenho consciência de que será difícil transpor a história do livro para o cinema. Hoje eu acho que o filme pode mesmo acontecer, mas só vou acreditar nisso quando a última claquete bater’’, finaliza Salles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]