É normal que datas importantes da vida cultural passem despercebidas por estas bandas do mundo. Curiosamente, os 150 anos de Folhas de Relva, a obra-prima do poeta norte-americano Walt Whitman vêm ganhando muita atenção no Paraná. A data foi comemorada em todo o país com a tradução do livro feita pelo poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes, que agora concorre ao Prêmio Jabuti por esse trabalho. Depois, veio a primeira peça de teatro sobre o autor, dirigida por Cesar Almeida, intitulada Whitman (ainda em cartaz em Curitiba). Agora, estréia uma segunda versão da obra para o palco, dirigida por Fátima Ortiz.
Rumo à Terra é o retorno do grupo Pé no Palco depois da montagem de O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago. A companhia de Fátima Ortiz começou a trabalhar na homenagem a Whitman no ano passado. "Li sobre a tradução do livro na Gazeta do Povo, numa manhã, e achei o poema fantástico", conta a diretora. A partir daí, ela decidiu ler mais Whitman. Mas desde o primeiro momento, sabia que queria colocar em cena aquele primeiro trecho, que hoje abre a peça.
Na montagem do Pé no Palco, que começa sua temporada hoje no Teatro da Caixa, o texto de Whitman é declamado por uma espécie de narrador, interpretado pela própria diretora, e por três outros atores, que encarnam bufões. "Eles são bufões sem-teto", revela Fátima, que tem se dedicado mais ao teatro adulto nos últimos anos, depois de longa experiência com peças infantis.
Para a montagem, ela preferiu não mexer em uma palavra do texto original. São usados apenas trechos dos poemas de Whitman, baseados na tradução de Garcia Lopes. Nem sempre os poemas são lidos integralmente e nem sempre estão na ordem em que se encontram no livro. Às vezes, um trecho de um aparece em meio a outro. Mas é sempre a voz do poeta que está por trás do texto dito pelos quatro personagens.
Serviço: Rumo à Terra. Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 3321-1999. Texto de Walt Whitman, Direção e adaptação de Fátima Ortiz. Com Fátima Ortiz, Alexandre Bonin, Pedro Bonacin e Vanessa Corina. De quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia). Até 13 de agosto.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião