Desde julho de 2008, quando foi reinaugurado o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), a Galeria Júlio Moreira, localizada sob a Rua Nestor de Castro, ligando a Praça Tiradentes ao Largo da Ordem, vem mudando de cara. As milhares de pessoas que passam por lá diariamente que o digam a fachada da galeria ganhou nova pintura e o teatro passou a funcionar como espaço multiuso, dando atenção especial às apresentações de bandas de garagem.
A renovação do local, prevista pelo Plano de Revitalização dos Espaços Culturais da Prefeitura de Curitiba, avançou ainda mais no último domingo (29), quando foram inaugurados na galeria o Espaço Arte Urbana e a nova sede do Clube de Xadrez Erbo Stenzel. Localizados nas salas onde antigamente funcionavam uma banca de revistas e uma loja de discos, ambos os espaços foram criados a pedido de artistas e enxadristas.
Há quatro anos, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) lança o edital Arte Urbana Transporte Coletivo, que seleciona trabalhos para exibição na parte traseira dos ônibus, por meio de plotagem, iniciativa que trouxe à tona a grande quantidade de artistas urbanos da cidade. Já os membros do Clube de Xadrez, criado em 1979, estavam sem um espaço próprio há alguns anos, desde que o Centro Cultural do Portão, onde ficava a antiga sede, entrou em reforma. "A criação desses espaços veio mesmo da necessidade. A demanda de artistas urbanos é muito grande atualmente e a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar) há tempos manifesta o desejo de ter uma sede central", explica Luci Daros, diretora de Ação Cultural da FCC.
Diferentemente de uma galeria tradicional, o Espaço de Arte Urbana permite a um artista convidado executar suas obras diretamente nas paredes da sala. Para a inauguração, o artista Olho Wodzynski, que já havia executado a pintura do painel na bilheteria do TUC, fez a primeira intervenção artística do local, que pode ser vista pelo público em diversos horários.
A ideia é que a intervenção fique em exposição durante 60 dias, até que uma comissão formada por curadores da FCC e membros da empresa Serra Verde Express, parceira da iniciativa, selecionem o próximo artista a ocupar as paredes.
Já o Clube de Xadrez Erbo Stenzel foi inaugurado por dois campeões do xadrez paranaense Ernani Choma e Bolívar Gonzalez. Com o intuito de disseminar a prática do xadrez, o espaço pretende envolver pessoas que estejam de passagem pelo centro e desejem "exercitar a mente" perante o tabuleiro. "É uma mudança gradativa. Aos poucos, o perfil da região do centro histórico está mudando, devido a iniciativas de revitalização e a nossa esperança é de que o espaço da galeria também se transforme com o tempo", conta Luci.
Serviço
O horário de funcionamento do Espaço Arte Urbana e do Clube de Xadrez Erbo Stenzel, localizados na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem, é de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas; e aos domingos, das 9 às 13 horas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião