Passada a mini histeria que tomou conta da cidade desde que foram confirmadas duas apresentações de Chico Buarque no Teatro Guaíra alvoroço que representou a rápida venda de toda a carga de ingressos os curitibanos têm uma boa opção para se conectar com a obra do poeta carioca. Nesta sexta-feira (9) e sábado (10), o Teatro do Paiol recebe o cantor, compositor e instrumentista José Luiz Mazziotti e o violonista Ezequiel Piaz para o show "Brasileiros", a partir das 21h, em uma parceria inédita.
O compositor, cantor e violonista Zé Luiz Mazziotti passou grande parte de sua vida na França e na Itália. Dono de uma das vozes mais precisas da nossa música e intérprete requisitado pelos maiores compositores brasileiros, já gravou muitas canções de artistas como João Bosco, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Rosa Passos, Sueli Costa, entre outros.
Ezequiel Piaz é compositor e multi-instrumentista, considerado um dos maiores violonistas de sete-cordas do Brasil. Recém chegado de turnê pela Europa, está lançando seu mais recente CD "Natural", no qual gravou composições autorais. Piaz já se apresentou ao lado de grandes nomes musicais do país, como Sebastião Tapajós, Leny Andradre, André Jeraissatti, Sandra de Sá, Lucinha Lins, Zezé Motta, entre outros.
"Brasileiros"
As apresentações terão como tema o projeto "Brasileiros", que tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Ele começa a virar CD a partir na próxima semana e registrará a obra de vários compositores brasileiros. "Estamos tentando pegar vários compositores de alguns estados do país para mostrar que somos brasileiros e temos muito orgulho de sermos brasileiros, apesar dos nossos políticos. Vamos mostrar que a nossa música é a melhor do mundo, com tantas vertentes, talentos e tanta sensibilidade", explicou Mazziotti.
O repertório das apresentações virá recheado de grandes compositores, mas boa parte dele remeterá a Chico Buarque. Em seu último CD (José Luiz Mazziotti canta Chico Buarque, lançado em 2004 pela gravadora Dabliú), o cantor faz um apanhado sobre a carreira do artista, interpretando canções como Carolina, As vitrines, Tantas Palavras, Cadê Você e Almanaque, entre outras. Considerado um dos mais belos timbres da música nacional, Mazziotti dá às canções de Chico uma interpretação única e saborosa.
"Chico é um ET. Ou um espírito de outras galáxias. Acho que todos que fazem arte, de uma certa maneira, são "cavalos" de outras esferas, outros espíritos, outras almas muito mais evoluídas do que nós, simples seres humanos que nascemos com o privilégio de poder passar isso para o mundo", conta o artista, que conta com a participação do próprio Chico na faixa Cadê Você, do seu último CD.
Quase um ano depois de sua última apresentação na capital paranaense, no mesmo Teatro do Paiol, o "curitibano" Mazziotti se sente em casa. "Curitiba está ligada à minha família desde que nasci, pois existe um ramo dos Mazziotti muito grande por aqui. Me parecendo até que temos uma rua homenageando um deles, o que me dá muita honra (Rua Rosalino Mazziotti, no bairro Novo Mundo). Gosto muito da cidade e da dignidade que o povo consegue conservar, o que não acontece no resto do país", elogia.
Ainda sobre as apresentações deste fim de semana, Mazziotti deixa o convite. "Estamos preparando o show com um repertório gostoso. Prometemos a beleza e sensibilidade para deixá-los mais leves para continuar a matar esse famoso leão por dia, num país de tanta impunidade".
Serviço: Show "Brasileiros". Dias 9 e 10 de março, às 21h. Teatro Paiol. Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (idosos, estudantes e para quem levar uma lata de leite em pó, que será doado pela Fundação Cultural).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião