A escritora Zélia Gattai, 89 anos, continua internada na unidade de terapia intensiva cardiológica do Hospital Aliança, onde deu entrada, no fim da manhã desta terça-feira, depois de sentir um mal-estar na sua casa, no Horto Florestal, na capital baiana.
A escritora mantém a medicação e aguarda o resultado da série de exames realizados na terça-feira, que identificou um quadro de edema pulmonar secundário, insuficiência mitral severa e hipertensão arterial sistêmica.
O médico da família, que está atendendo Zélia, o cadiologista Jadelson Andrade, ainda não informou quando dará alta à escritora. Nesta tarde ela será submetida a nova avaliação.
- Zélia teve uma pequena congestão pulmonar, motivada por acúmulo de líquido nos pulmões e, por isso, precisa ter o quadro acompanhado de perto antes de ser liberada - explicou o médico, que também foi responsável por seu tratamento em maio deste ano, quando a escritora passou dez dias internada na mesma unidade por conta do mau funcionamento da válvula mitral.
Zélia tem, ainda, bronquite crônica, que provoca cansaço e dispnéia. Mesmo assim, a escritora mantém as suas atividades rotineiras, como visitas freqüentes à Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, escreve e profere palestras sobre literatura e sua vida com o escritor Jorge Amado, com quem foi casada por mais de 50 anos.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas