A escritora Zélia Gattai, de 90 anos, foi internada na manhã desta segunda-feira (30) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Aliança, em Salvador. A viúva de Jorge Amado está com insuficiência cardíaca e edema agudo pulmonar.
Segundo a diretoria do hospital, através de Francisco Lins, Zélia está sob os cuidados do médico da família, Dr. Jadelson Andrade.
Zélia Gattai esteve internada no mesmo hospital em dezembro do ano passado. Ela apresentava um quadro de edema pulmonar secundário, insuficiência mitral severa e hipertensão arterial sistêmica.
Zélia sofre, ainda, bronquite crônica, que provoca cansaço e dispnéia. Mesmo assim, a escritora vinha mantendo atividades rotineiras como visitas freqüentes à Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, palestras sobre literatura e sua vida com o escritor Jorge Amado, com quem foi casada por mais de 50 anos.
A escritora integra a Academia Brasileira de Letras desde 2001. Ela foi eleita para a cadeira 23, anteriormente ocupada por Jorge Amado, que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono. No mesmo ano, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia e para a Academia Ilheense de Letras. Em 2002, tomou posse nas três. Zélia é autora de "Anarquistas graças a Deus" (1979), "Um chapéu para viagem" (1982), "Crônica de uma namorada" (1995), "A casa do Rio Vermelho" (1999), entre outros livros.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião