Há alguns anos, quando meu filho do meio tinha 9 anos de idade, ele me fez esta pergunta:
“Pai, minha professora me disse que se eu não fizer uma boa faculdade eu não vou conseguir arrumar um bom emprego. Isso é verdade?”
Respondi a ele:
“Meu filho, o que você acha melhor, arrumar um bom emprego ou gerar empregos para pessoas que querem arrumar um bom emprego?”
Ele me olhou com uma cara de que a minha pergunta foi muito óbvia…
Completei: “Pois é, para gerar empregos você não precisa de nenhuma faculdade. Elas são feitas justamente para quem vive neste formato de arrumar empregos”
Então, em seguida ele me perguntou perplexo:
“Então, eu não preciso fazer uma faculdade?”
LEIA TAMBÉM: Flávio Augusto – O ensino médio dos meus sonhos
Respondi:
“Não, você não precisa fazer uma faculdade. No entanto, você vai precisar estudar muito mais do que aqueles que frequentam aulas em faculdades para poder gerar muitos empregos em sua empresa. Vai ter de estudar por conta própria em fontes diferentes do ensino padronizado. Agora, caso você considere que seja útil fazer alguma faculdade, eu lhe sugiro que faça online ou numa escola de negócios presencial que não lhe exija o tempo integral, porque perde-se muito tempo neste sistema integral que temos aqui nos EUA (onde moramos). Enquanto você estuda o que lhe interessa, você já pode usar seu precioso tempo para começar a construir a sua própria empresa. É muito mais produtivo.”
Ele ficou pensativo e disparou:
“Vou falar isso para minha professora”, disse com um leve sorriso sapeca.
LEIA TAMBÉM: Flávio Augusto – Quem é o maior empregador do Brasil?
Finalizei:
“Bernardo, precisamos respeitar o estilo de vida que cada pessoa escolhe. No mundo, a maioria das pessoas seguem um padrão no qual foram treinadas e, por isso, acreditam em conceitos que limitam suas opções, justamente porque não questionam o mundo que lhes foi apresentado e apenas seguem o fluxo. Minha sugestão é que você não diga nada para sua professora, pois ela, em sua vida, fez escolhas que estavam de acordo com as informações a que teve acesso e, dentro do que conhece até hoje, ela está lhe dizendo o que considera ser o melhor pra você e para o seu bem. Por outro lado, você está tendo acesso a outras informações e precisa respeitar as diferenças que possuem as pessoas com quem você vai se relacionar durante toda sua vida.”
Ele respondeu: “ok”.
E voltamos a jogar videogame…
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião