Os dados são do período até 4 de outubro. Não incluo nesta conta as proposições que obrigatoriamente precisam de um número alto e mínimo de autores, como as propostas de emenda à Constituição (PEC) e requerimentos para criar CPIs. Assim, a lista representa apenas autorias em conjunto de propostas mais espontâneas.
O grupo dos principais parceiros do campeão Rubens Bueno indicam uma inclinação ao multipartidarismo. Seu principal parceiro, 232 vezes nos últimos anos, foi o deputado Sarney Filho – do PV. Os seguintes são deputados dos adversários PT e PSDB.
Na imagem estão os 5 deputados com quem Rubens Bueno teve mais projetos, em sentido horário.
Voltando à lista dos deputados mais conectados, que fizeram propostas com o maior número de colegas, observe a presença do futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).
De fato, esses deputados mais conectados, líderes de parcerias em projetos, parecem ter atuação reconhecida pelos eleitores. Do grupo acima, todos foram reeleitos. As exceções são Izalci (eleito para o Senado), Chico Alencar (perdeu disputa para o Senado) e Pauderney Avelino.
De alguma forma, os deputados mais conectados e atuantes parecem ter tido uma tendência maior de sobrevivência em relação à onda de renovação no Parlamento.
Fique por dentro: Todas as colunas de Pedro Fernando Nery