Jornalismo da Gazeta do Povo estreia nova programação diária ao vivo
Equipe de apresentadores e comentaristas da Gazeta do Povo: jornalismo da Gazeta estreia nova programação diária ao vivo no YouTube| Foto: Kauana Bechtloff/Especial para a Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Linha editorial independente, pautada pela coragem, transparência e integridade na cobertura dos fatos, que dá primazia ao interesse público e à dignidade humana e mantém em alta conta a liberdade de expressão, os valores da família e o livre empreendedorismo. Essas marcas do jornalismo centenário da Gazeta do Povo, já conhecidas dos assinantes, vão ganhar impulso e visibilidade para milhões de brasileiros que acessam notícias pelo YouTube.

CARREGANDO :)

Uma nova grade de programas ao vivo, com sete horas diárias, estreia dia 31 de março no canal da Gazeta do Povo no YouTube. Atualmente com 1,6 milhão de inscritos, a plataforma é líder dentre os jornais tradicionais do país que nasceram do papel e das tipografias. A Gazeta do Povo foi fundada em 3 de fevereiro de 1919 (106 anos).

O fortalecimento do conteúdo audiovisual da Gazeta se dá no contexto de graves preocupações com os rumos da liberdade de expressão no país, quando milhões de cidadãos se veem perplexos diante da ofensiva do Estado para definir, com seus agentes e censores, o que é informação publicável, o que pode ou não ser alvo de críticas e contestações.

Publicidade

Dois novos programas da Gazeta do Povo estreiam no YouTube

Além dos atuais programas Sem Rodeios e Entrelinhas, que seguem na grade, há duas estreias: o Última Análise, das 19h às 20h30, com apresentação de Marcos Tosi, e o Café com a Gazeta, das 7h às 9h30, apresentado por Guilherme Oliveira, em Curitiba, e Lucas Saba, em São Paulo.

Esses novos jornalísticos terão comentaristas de expressão nacional como André Marsiglia, Deltan Dallagnol, Cristina Graeml, Fabiana Barroso, Flavio Morgenstern, Jorge Serrão, Francisco Escorsim, Guilherme Kilter, Paulo Polzonoff, Paulo Briguet e Anne Dias.

A diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Filizola, destaca que o canal do YouTube é estratégico para fortalecer a conexão com o público e ampliar a presença do jornal nas plataformas digitais. "Queremos levar a voz da Gazeta a um número cada vez maior de pessoas e isso só é possível graças ao apoio dos assinantes, que continuam tendo acesso a colunistas e conteúdos exclusivos em nosso site", sublinha. 

Time do Café com a Gazeta em São Paulo: programa terá transmissão de dois estúdios, um em Curitiba e outro na capital paulista| Foto: Tomas Kolisch/Especial para a Gazeta do Povo

Voz diferente na imprensa brasileira

"Mais do que ampliar nosso alcance, estamos fortalecendo o propósito de ser uma voz diferente na imprensa brasileira. Essa comunidade de assinantes em constante crescimento nos permite defender, com energia renovada a cada dia, a liberdade de expressão, os valores da família, a democracia e a livre iniciativa", completa Ana Amélia.

Publicidade

Com sede histórica no Paraná, em 2017 a Gazeta do Povo foi o primeiro grande jornal do país a migrar totalmente da versão impressa para o formato on-line, apostando na nacionalização de sua cobertura.

Atualmente, a maior equipe de redação está concentrada em Brasília, e há forte presença de jornalistas também em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e outras grandes cidades. Seus cerca de 145 mil assinantes estão espalhados pelo país e são eles que garantem que o conteúdo único e diferenciado da Gazeta chegue a um número cada vez maior de brasileiros.

Veja o que vem aí no canal da Gazeta do Povo no YouTube, a partir de 31 de março.

Programa Última Análise

Estreia do horário noturno, das 19h às 20h30, o Última Análise pretende ser um espaço para debater com profundidade os assuntos relevantes para os rumos do país que, por vezes, acabam ficando em segundo plano nas tensões e ocupações do cotidiano.

A proposta é ir além das impressões superficiais da notícia, buscando oferecer densidade de análise e situar a linha editorial da Gazeta, com ampla liberdade e respeito à opinião dos colunistas e espectadores.

Publicidade

Âncora
Marcos Tosi, jornalista com experiência em TV, rádio, jornal, assessoria de imprensa e serviço público.

Comentaristas
Deltan Dallagnol, colunista da Gazeta do Povo, mestre em Direito por Harvard e ex-procurador da República que comandou a maior investigação criminal da história do país, a operação Lava Jato.

André Marsiglia, advogado, professor e especialista em liberdade de expressão, foi o primeiro advogado a atuar nos inquéritos das fake news. É autor do livro Censura por toda parte e atua como comentarista do programa Sem Rodeios da Gazeta do Povo.

Francisco Escorsim, escritor e colunista da Gazeta do Povo, é graduado em Direito e, como professor, dedica-se ao ensino de filosofia e literatura. 

Guilherme Kilter, vereador mais novo já eleito para compor a Câmara Municipal de Curitiba. Voz ativa da juventude conservadora brasileira, é formado em Relações Internacionais e líder da escola de formação política RenovaBR.

Publicidade

Paulo Polzonoff, jornalista, tradutor e cronista diário da Gazeta do Povo, será também o produtor do programa.

Programa Café com a Gazeta

Novo programa matutino, o Café com a Gazeta irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h30. Estúdios e âncoras farão tabelinha entre Curitiba e São Paulo. Os destaques do dia na vida nacional serão debatidos por um qualificado time de comentaristas e entrevistados. Cristina Graeml, Paulo Briguet, Jorge Serrão, Fabiana Barroso e Flávio Morgenstern estão confirmados.

Âncoras
Guilherme Oliveira (Curitiba) e Lucas Saba (São Paulo)

Comentaristas
Cristina Graeml, jornalista, trabalhou como repórter de TV por 26 anos, tendo conquistado várias premiações da imprensa brasileira. Desde 2016 atua no jornalismo de opinião, em plataformas digitais, tendo passagens pela Jovem Pan News, Revista Oeste e Rádio AuriVerde Brasil. Está na Gazeta do Povo desde 2018.

Paulo Briguet, escritor, jornalista, palestrante e professor de literatura. Foi colunista da Folha de Londrina e editor-chefe do jornal Brasil Sem Medo. É também autor de livros como “Nossa Senhora dos Ateus” e “Coração de Mãe”.

Publicidade

Fabiana Barroso, advogada, especialista em Direito Tributário e comentarista da Gazeta do Povo, Bradock News e Revista Oeste.

Flávio Morgenstern, escritor, roteirista, analista político e palestrante. Formado em literatura alemã pela USP, é fundador do portal Senso Incomum e apresentador do podcast Guten Morgen. Tem passagens pela Revista Oeste, Bradock, Brasil Paralelo, Rede TV!, Jovem Pan e pela revista suíça Die Weltwoche.

Jorge Serrão, jornalista há 40 anos, tem passagens por grandes veículos de imprensa, como a Rádio Globo e Jovem Pan. É também comentarista da Gazeta do Povo, além da rádio AuriVerde, Revista Oeste e editor-chefe do perfil @alertatotal, na rede social X.

Programa Sem Rodeios

Veterano da grade ao vivo, o Sem Rodeios traz à pauta uma análise apurada da política, economia, curiosidades e bastidores do Congresso. Apresentado pela jornalista Rossana Bittencourt, reúne comentaristas de peso, como André Marsiglia e Deltan Dallagnol, também presentes no Última Análise, e Jorge Serrão, do Café com a Gazeta. E ainda:

Julia Lucy, cientista política formada pela UnB, especialista em Gestão de Políticas Públicas e Marketing Político. Já passou pela Jovem Pan, Rádio Metrópoles e Revista Oeste.

Publicidade

Karina Michelin, jornalista ítalo-brasileira, correspondente internacional e analista geopolítica, está radicada na Itália há mais de dez anos. Colabora com vários canais de informação no Brasil, Itália e Estados Unidos. 

Programa Entrelinhas

Consolidado na grade da programação da Gazeta, o Entrelinhas faz um giro diário, das 15h30 às 17h, sobre os fatos que estão movimentando o país. O programa conta com entrevistados do alto escalão da política e analistas políticos que ajudam a destrinchar os fatos que marcam o cotidiano em Brasília, além das notícias mais comentadas entre os personagens da direita brasileira.

Âncora
Mariana Braga, jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado pela École Normale Supérieure de Lyon, na França.
Comentarista
Frederico Junkert, advogado, graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito Constitucional, professor e palestrante.