Capital do Paraná tem como meta se transformar em referência mundial de turismo inteligente até 2030.| Foto: Pedro Ribas/SMCS
  • Por Prefeitura Municipal de Curitiba apresenta: Curitiba 332 Anos
  • 27/03/2025 20:31
Ouça este conteúdo

Visitada cada vez mais por turistas de outras cidades, estados e países, Curitiba tem focado nos últimos anos em experiências únicas e sustentáveis, utilizando novas tecnologias, personalizando ofertas, promovendo eventos temáticos na cidade, além de investir em infraestrutura turística.  

A capital paranaense foi selecionada para o programa DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente). O programa – uma iniciativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – visa capacitar cidades para se tornarem destinos turísticos inteligentes, com foco em inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, entre outros pilares.  

Com a meta de se consolidar como um DTI, a cidade tem priorizado iniciativas que vem dando certo. A proposta é transformar a cidade em uma referência mundial de turismo inteligente até 2030, por meio de soluções turísticas geradoras de experiências memoráveis ao visitante e que colabore para o desenvolvimento socioeconômico e a promoção da qualidade de vida local. 

Para isso, a capital paranaense trabalha para desenvolver e fornecer roteiros personalizados, informações sobre atrações, eventos, visitação, transporte e hospedagem. Esse trabalho busca aperfeiçoamento constante, com a criação de roteiros que se concentrem em interesses específicos (gastronomia, história, natureza ou arte), promoção de atividades que envolvam a comunidade, eventos que celebram a cultura e a história da região, como festas, festivais e feiras. 

Plano contempla novas tecnologias e sustentabilidade 

No final de 2024, o Instituto Municipal de Turismo lançou o Plano Estratégico de Investimentos para o Turismo 2024-2030, marcando uma iniciativa inédita no Brasil. O plano prevê o direcionamento de investimentos exclusivamente para o setor turístico, um marco na gestão pública municipal. 

Com metas bem definidas de médio e longo prazos, o plano foca na atração de investimentos externos, promoção de negócios locais e incentivo a pequenos empreendimentos. E um destaque, que chama a atenção, é a incorporação de conceitos modernos, como novas tecnologias e sustentabilidade, reforçando a meta de carbono zero. O objetivo é transformar Curitiba em um modelo de desenvolvimento turístico sustentável e integrado. 

Curitiba trabalha para desenvolver e fornecer roteiros personalizados, informações sobre atrações, eventos, visitação, transporte e hospedagem. | Foto: Lucas Pontes/Divulgação/Secretaria de Cultura

Ferramentas tecnológicas em prol do turismo 

Para reforçar o papel de Curitiba como referência em turismo inteligente, a proposta é priorizar algumas ferramentas tecnológicas: 

Plataforma Adara – Painel inovador de indicadores e métricas que reúne dados sobre hotelaria e transporte aéreo. A ferramenta analisa variáveis como tempo de permanência na cidade, tamanho dos grupos, antecedência na reserva e valores pagos, trazendo informações valiosas para a gestão e o planejamento turístico.  

Portal do Turismo Inteligente de Curitiba – Sistema de inteligência que consolida dados estratégicos sobre o fluxo de turistas, perfil dos visitantes e indicadores econômicos.  

Sistema de Inteligência Turística (SIT Curitiba) – Plataforma de base de inventário turístico, reunindo informações detalhadas sobre atrativos, hospedagens, gastronomia, espaços de eventos e guias de turismo.  

Além das inovações tecnológicas, Curitiba firmou novos contratos com o Sebrae e o Senac, reforçando a capacitação e o desenvolvimento do setor.  

Primeiro circuito de turismo de inovação do Brasil 

Em 2024, Curitiba deu um passo decisivo rumo à promoção do turismo na cidade com o lançamento do Circuito de Turismo de Inovação, o Inovatour. Pioneiro no Brasil, o projeto traz um roteiro que permite aos participantes conhecer diversos centros de fomento à inovação na cidade. A ideia é proporcionar experiências únicas, estimulando a inspiração e a criatividade ao conectar visitantes a ambientes inovadores.

A plataforma propõe proporcionar um “mergulho em ambientes que respiram inovação, oferecendo insights práticos sobre estratégias inovadoras e o uso de tecnologias emergentes. A cada visita, os participantes têm a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e trocar experiências com profissionais e empreendedores locais, fomentando novas conexões e colaborando para o desenvolvimento de ideias e negócios”. 

Cidade procurada 

Selecionada pela editora de guias de viagem Lonely Planet, das dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025, Curitiba foi a única cidade brasileira a figurar na lista. Curitiba também tem se destacado com uma das 10 cidades mais buscadas no Google por turistas brasileiros e a terceira mais procurada do Brasil por estrangeiros para turismo de negócios e eventos. 

O interesse cresce à medida que a cidade cria soluções que impulsionam o turismo.  

  • Redução da alíquota de ISS para eventos, de 5% para 2%, o que colocou a capital na rota grandes shows internacionais;  
  • Promoção de grandes eventos, como a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) e o Smart City Expo Curitiba;  
  • Aplicativo Curta Curitiba na Palma da Mão, que oferece recursos para pessoas com deficiência visual;  
  • Aplicativo com áudio-guia na Torre Panorâmica para ampliar as opções de visitação inclusiva; 
Linha Turismo percorre os principais locais de interesse da cidade com informações em vários idiomas e inovações como o cartão de embarque digital. | Foto: José Fernando Ogura/Secom
  • Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, com atrações gratuitas que transformaram a cidade na principal referência de Natal no país; 
  • Loja #CuritibaSuaLinda do Jardim Botânico, com espaços de acessibilidade e atendimento; 
  • Voos com novos destinos internacionais diretos, como Buenos Aires, Santiago, Lima.  
  • Ampliação da Linha Turismo, que percorre os principais locais de interesse da cidade, com informações em vários idiomas e inovações como o cartão de embarque digital. 

Participação das empresas 

A participação da iniciativa privada tem papel fundamental no planejamento e desenvolvimento do turismo na capital paranaense, especialmente em se tratando de inteligente. É com essa visão que o Sebrae/PR atua com empresas de diferentes setores do turismo, como agências de viagens, bares, restaurantes, meios de hospedagem, entre outros. O objetivo é promover novas Experiências Turísticas de Curitiba. 

Entre essas experiências promovidas no programa do Sebrae/PR estão Curitigame: Do Engenho ao Matte/Centro Histórico; Cafés Filtrados - Métodos & Diferenças; Sabores do Lúpulo - Um Mergulho no Mundo das Cervejas; Curitiba Sensorial - Jardim Botânico; Pirata Zulmiro Walking Tour - A Lenda do Tesouro; e Curitiaves - Passarinhando por Curitiba e Descobrindo Sua Natureza e Sabores. 

Uma das maiores atrações gerenciadas pela iniciativa privada, que atrai visitantes de todo o mundo, é o passeio de trem Curitiba-Morretes, da Serra Verde Express, que adota práticas de sustentabilidade em seu serviço.

Curitiba 332 Anos: #ofuturoéoturistar