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Importância do comportamento humano no crescimento profissional e organizacional

Inteligência emocional, resiliência e uma mentalidade de aprendizado contínuo fazem a diferença no desenvolvimento dos profissionais

Luís Humberto de Quental, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná - ABRH-PR
Luís Humberto de Quental, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná " ABRH-PR (Foto: Daniel Snege)

ABRH-PR - Associação Brasileira de Recursos Humanos

14/04/2025 às 00:45

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No ambiente corporativo, o comportamento humano é um fator decisivo para impulsionar tanto o crescimento individual quanto o sucesso das empresas. A capacidade de adaptação, a colaboração e o protagonismo são características que diferenciam profissionais e permitem que se destaquem em um cenário de constantes mudanças. 

Segundo Luís Humberto de Quental, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo INSEAD da França e vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), esses aspectos comportamentais são fundamentais para a evolução dentro das organizações.

“Profissionais que desenvolvem inteligência emocional, resiliência e uma mentalidade de aprendizado contínuo conseguem se destacar. Além disso, a habilidade de construir relações sólidas e comunicar-se de forma assertiva faz toda a diferença para o crescimento pessoal e profissional”, afirma Quental.

Para mais informações clique aqui e acesse o site oficial da ABRH-PR!

Ambiente propício 

As empresas têm um papel crucial na jornada de desenvolvimento humano dos colaboradores. Um ambiente que favorece essa evolução precisa valorizar o aprendizado, o feedback e o crescimento constante. A chave para isso está na implementação de iniciativas estruturadas, como mentorias, trilhas de capacitação personalizadas e oportunidades de mobilidade interna.

 “Políticas que conciliam bem-estar e performance são essenciais. Programas de saúde mental, flexibilidade no trabalho e ações que equilibrem os desafios pessoais e profissionais fazem com que os colaboradores se sintam mais motivados e produtivos”, destaca o especialista.

Alinhamento organizacional

No entanto, colocar essas práticas em ação nem sempre é uma tarefa simples. A resistência à mudança é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas ao implementar iniciativas voltadas ao desenvolvimento humano. Outro obstáculo é a falta de alinhamento entre os objetivos organizacionais e as necessidades individuais dos colaboradores. 

Para superar essas barreiras, Quental enfatiza que o envolvimento da liderança é fundamental. “Quando a alta gestão está engajada e há uma comunicação clara sobre os benefícios dessas iniciativas, o impacto positivo se torna visível”, acentua. Portanto, os programas de desenvolvimento precisam ser avaliados e ajustados continuamente para atender tanto às demandas da empresa quanto às do mercado.

As empresas têm um papel crucial na jornada de desenvolvimento humano dos colaboradoresAs empresas têm um papel crucial na jornada de desenvolvimento humano dos colaboradores (Foto: Foto: Shutterstock)

Mentalidade de crescimento 

Além das habilidades técnicas, o que diferencia um profissional que evolui continuamente é sua mentalidade de crescimento. Aqueles que se desafiam constantemente e buscam aprimoramento tanto técnico quanto comportamental avançam mais rápido na carreira.

A liderança tem um papel fundamental nesse processo. Ao incentivar desafios que estimulem a autonomia e ao oferecer feedbacks construtivos, os gestores criam um ambiente que favorece a evolução. “Reconhecer e valorizar o desenvolvimento contínuo dos profissionais reforça a cultura de aprendizado”, pontua Quental.

Engajamento e produtividade

Empresas que investem no desenvolvimento humano colhem resultados expressivos, tanto em engajamento quanto em produtividade. Quental explica que conectar profissionais experientes a talentos em ascensão acelera o aprendizado e fortalece a cultura organizacional. As organizações devem respeitar o ritmo e os interesses de cada colaborador, fatores que estimulam a motivação e o desempenho. “Transformar o feedback em uma ferramenta de crescimento fortalece a confiança e a colaboração entre equipes e as iniciativas como horários flexíveis, apoio psicológico e incentivo à qualidade de vida geram maior satisfação e produtividade”, observa.

Essas ações, quando bem implementadas, tornam o ambiente de trabalho mais humano, inovador e eficiente. O desenvolvimento das pessoas não é apenas uma estratégia organizacional, mas um diferencial competitivo. Empresas que compreendem isso constroem equipes mais engajadas, produtivas e preparadas para os desafios do futuro.

Com mais de 30 anos de experiência em gestão de pessoas e negócios, Quental reforça que o sucesso das organizações está diretamente ligado ao crescimento de seus profissionais. “Investir no ser humano não é um custo, mas um investimento que se traduz em inovação, resultados e longevidade para qualquer empresa”, conclui.

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