De acordo com um estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), 22% das empresas pequenas e 37% das grandes no Brasil já adotaram a inteligência artificial no seu dia a dia. Essas ferramentas incluem a implementação de softwares de RH e gestão, ponto eletrônico, entre outras soluções.
À medida que a inteligência artificial continua a se expandir, espera-se que seu impacto nas empresas seja ainda mais profundo e abrangente. O avanço da IA promete transformar não apenas as operações diárias, mas também a maneira como as organizações tomam decisões estratégicas e interagem com clientes e colaboradores.
IA e as novas práticas de gestão
CEO e fundador da How Education, startup de educação que já formou mais de 30 mil pessoas, Leandro Henrique de Souza reforça a importância de discutir o papel da IA no cenário atual. Segundo ele, “estamos em um ponto de inflexão: as empresas precisam adaptar suas práticas de gestão de pessoas para permanecerem competitivas e preparadas para o futuro do trabalho”.
Nesse contexto, um dos grandes desafios é a integração das mudanças culturais promovidas pelas ferramentas no ambiente institucional. Em meio à automação de processos, o especialista destaca conservar o fator humano como prioridade. “A IA permitirá aos profissionais de RH se concentrarem em atividades estratégicas, enquanto a tecnologia cuida do operacional”, explica.
Por fim, Souza comenta que esse sucesso depende de uma colaboração tripartite. “Líderes de RH, de negócios e de tecnologia devem trabalhar juntos para equilibrar as habilidades humanas com a inteligência artificial. O RH terá o papel de combinar essas habilidades e, sobretudo, advogar pelas pessoas em um ambiente cada vez mais infundido com IA”, finaliza.