A liderança autêntica tem se destacado cada vez mais como um diferencial que transforma a cultura organizacional e impulsiona o desempenho das equipes. Mas afinal, o que é ser um líder autêntico?
Sócia Diretora da Wec Desenvolvimento Empresarial e Mentora Comportamental para líderes, Cirlene Werneck explica que um líder autêntico é aquele transparente nas suas relações, inspirando as pessoas a projetar uma imagem coerente com o seu discurso.
“Sua coerência, abertura e transparência geram confiança, o principal atributo para promover ambientes que permitem que as demais pessoas também sejam autênticas”, explica.
As principais características desse tipo de líder incluem: curiosidade para se conhecer e conhecer o outro; humildade para reconhecer suas dificuldades e aprender com elas; respeito consigo e com os demais; e coragem para expressar suas opiniões.
“Como diz Marshall Goldsmith, liderança é um esporte de contato; a líder precisa colocar as pessoas na agenda: presença, não necessariamente física, é fundamental”, observa Cirlene.
Autoconhecimento é fundamental
Assim, para inspirar pelo exemplo no ambiente de trabalho, os líderes devem adotar estratégias práticas como o autoconhecimento. Nesse cenário, programas de desenvolvimento como mentorias para líderes ajudam a identificar padrões de comportamento e compreender como o impacto no ambiente de trabalho.
“Gastamos muito tempo ensinando os líderes o que fazer e muito pouco tempo mostrando o que precisam parar de fazer”, pontua Cirlene, citando o austríaco Peter Drucker. “Em um mundo complexo como o que estamos vivendo, fica evidente que sozinhos não teremos todas as respostas. Ambientes seguros tratam o erro como parte do processo de aprendizado, nos fortalecendo para o próximo desafio. Um líder que inspira pelo exemplo incentiva sua equipe a aprender, se desafiar e ir mais longe”, finaliza.
Para mais dicas de gestão e informações sobre o mundo de Recursos Humanos, clique aqui.