As práticas de gestão são um diferencial nas empresas que podem melhorar o funcionamento dos negócios e da vida dos colaboradores. Na gestão de pessoas, torna-se essencial para manter equipes engajadas. No próximo mês de junho, o mercado vai conhecer as práticas reconhecidas com o Prêmio Ser Humano ABRH-PR 2024.
Nesta edição os participantes puderam inscrever projetos em quatro modalidades: Desenvolvimento, Excelência Organizacional, ESG (Environmental, Social, Governance) e Jovem. Ainda haverá a premiação “Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas”, que é indicado pelo mercado.
“O Prêmio vem no sentido de compartilhar boas práticas e o quanto isso causa de impacto não só para as empresas, mas também para o colaborador na ponta. Este ano aumentamos em mais de 50% o volume de inscrições. Isto representa mais práticas que vamos conhecer, e que as empresas estão empenhadas em criar, executar e divulgar”, afirma Lúcia Fernandes, que é a responsável pelo Prêmio Ser Humano 2024, psicóloga, especialista em saúde mental e bem-estar, e diretora da Consultoria Dialogoss.
“As áreas de Desenvolvimento e ESG tiveram maior número de inscrições. São movimentos de como fazer melhor e agregar valor aos colaboradores, bem como ações sobre ambiental, social e governança, com foco no crescimento sustentável. Acredito que tem muito mais projetos acontecendo, os movimentos estão na pauta empresarial!”, pontuou Lúcia Fernandes.
Reconhecimento de práticas
O Prêmio Ser Humano foi instituído pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Brasil em 1993 e é realizado pela ABRH-PR desde 2010, sendo um importante instrumento para valorização de iniciativas em gestão de pessoas, proporcionando benefícios para as organizações, os profissionais da área e para sociedade. Na edição 2024, a ABRH-PR visa promover o desenvolvimento humano e das organizações, reconhecendo estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas, de qualquer tamanho, desde micro a grandes empresas, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de gestão de pessoas.
“O Prêmio é uma forma de fomentar, é o reconhecimento de boas práticas, são duas premiações por categoria. Esperamos que os profissionais se interessem em divulgar e inscrevam suas práticas nos padrões de escrita do prêmio, que nos dá o parâmetro para avaliar as propostas”, disse a diretora que pela primeira vez está à frente do prêmio.
Os premiados serão conhecidos no segundo semestre, em uma cerimônia que está sendo preparada pela ABRH-PR e que também irá premiar profissionais de destaque. “Além dos premiados das categorias terá o prêmio Destaque em Gestão de Pessoas, que não é por inscrição. O mercado indica os nomes, a banca avalia e no dia da premiação são revelados os indicados da edição”, finaliza Lúcia Fernandes.