Participantes em uma dinâmica realizada durante as etapas de um programa onboarding| Foto: Shutterstock
  • Por ABRH-PR
  • 24/06/2024 00:00
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Um onboarding bem estruturado pode trazer benefícios para a relação entre empresa e colaborador. Por meio dele é possível promover alinhamento da cultura empresarial, conquistar maior engajamento e satisfação dos colaboradores, aumentar a retenção de funcionários, promover uma melhoria contínua pautada na experiência do cliente e, até mesmo, apresentar uma identidade visual única em todo processo seletivo. 

O tema “Programa Onboarding: benefícios e fatores críticos de sucesso” foi abordado durante um evento online do Grupo de Aprendizado e Conexão – DHO da ABRH-PR, com palestra da psicóloga e gerente de BP no Grupo Marista, Jaqueline A. Pereira. 

O programa, que pode ter início antes mesmo do colaborador entrar, ainda durante o processo seletivo pela avaliação de fit cultural, tem como peça importante a presença do gestor, tanto para receber e garantir que as etapas aconteçam quanto para acolher aqueles que já fazem parte da empresa. 

“Quando eu falo do papel deste gestor, eu estou falando mais amplo. A acolhida não é só para quem está vindo de fora, mas eu também tenho que acolher quem está dentro, quem está movimentando de uma área para a outra”, pontuou Jaqueline.

5 dicas para um onboarding de sucesso

Jaqueline A. Pereira também apresentou algumas dicas para alcançar um onboarding bem-sucedido. De acordo com ela, bons resultados são observados com um planejamento concreto do programa e seu início o quanto antes, um kit criativo de boas-vindas, a garantia de que a estação de trabalho do colaborador estará pronta, e também a nomeação de um mentor (anjo) para o novo colaborador.

Maior engajamento dos colaboradores está entre benefícios do onboarding planejado| Foto: Imagem: Shutterstock

Todavia, é necessário estar atento aos fatores que podem ser críticos para o sucesso, principalmente a necessidade de uma comunicação clara e alinhada com o RH, um alinhamento cultural constante, feedback contínuo, integração dos valores e cultura da empresa aos programas, e uma experiência consistente e personalizada a cada nova contratação. “No final da história é isso que a gente quer. As pessoas felizes em seu ambiente e que a gente consiga reter. Porque esse é o desafio hoje. Você reter. E acho que isso em todas as instituições”, concluiu. Para mais dicas de gestão e informações sobre o mundo de Recursos Humanos, acesse o site da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR).