Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de exigências, o estresse tornou-se um companheiro indesejado na rotina diária de muitos. O impacto desse ritmo frenético reflete-se diretamente na saúde mental que, apesar de sua importância, muitas vezes é negligenciado.
A tríade do bem-estar como ferramenta essencial
Enfrentar os desafios diários requer mais do que apenas resistência; requer equilíbrio. Nesse contexto, surge a necessidade de ações que promovam um ambiente mais saudável, a exemplo da tríade do bem-estar “corpo, mente e espírito”, que visam combinar ações para uma vida mais harmoniosa.
“Cada pessoa, antes de tudo, tem que encontrar algo que, primeiramente, te dê prazer, que sinta satisfação em realizar. A saúde física, com exercícios regulares e uma alimentação balanceada, cuida do corpo. A saúde mental é nutrida por meio de práticas como a meditação, terapia ou o desenvolvimento de habilidades emocionais. Já o espírito encontra força na busca por um propósito maior, seja através de práticas religiosas, espirituais ou pela conexão com a natureza”, explica Caroline Ribeiro, Gerente Corporativa de Recursos Humanos da rede Hotéis Deville.
No cenário organizacional, ela destaca a importância de práticas efetivas nas empresas. “Não adianta ter um programa de apoio à saúde mental se o colaborador não se sente à vontade para negociar um horário para frequentar terapia. O mais importante é promover uma cultura organizacional que valorize a gratidão, a compaixão e a conexão com o propósito”, afirma.
Saúde mental em discussão no CONPARH
A importância da saúde mental e da tríade do bem-estar foi um dos temas discutidos durante o XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), realizado em abril. O painel, mediado por Caroline, destacou a necessidade de abordagens sistemáticas para os desafios da saúde mental, enfatizando o diálogo e a comunicação não-violenta para criar um ambiente de trabalho mais saudável.
Saiba mais no site oficial da ABRH-PR!