A sede da Associação Comercial do Paraná (ACP) foi espaço para uma aula de campo para alunos da rede municipal de educação de Curitiba, realizada nesta quarta-feira (29). Ato todo, foram duas visitas, uma no período da manhã e a outra à tarde, resultado da proposta apresentada pela direção do Instituto Barão do Serro Azul (Ibasa), braço filantrópico da ACP, para a Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta é a entidade e divulgar a história de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, seu fundador e herói nacional, que protegeu Curitiba dos ataques dos maragatos quando passaram pela cidade na época da Revolução Federalista (1893-1895), e que teve, por muito tempo, sua história apagada.
A visita foi incorporada à rota do programa Linhas do Conhecimento da SME, que objetiva fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o pertencimento dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã, envolvendo crianças, estudantes e docentes em práticas de exploração e conhecimento da cidade de Curitiba.
“Este programa foi criado em 2017 e trabalha sobre os eixos de conhecer, amar e cuidar. Uma aula de campo tem uma intenção pedagógica, é uma oportunidade dos estudantes saírem dos bairros onde moram e conhecerem outros espaços da cidade. E aqui eles estão conhecendo a ACP, como funciona e a história do Barão, que é muito interessante”, comentou Jean Carvalho da Silva, representante do Linhas do Conhecimento da Regional Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que acompanhou as visitas.
A visita ocorria no período da manhã teve como responsável a professora da turma da 5ª série, Barbara Cristina Esmanhotto, que conduziu a atividade como parte da disciplina de Geografia. “São muitos assuntos tratados aqui, como débito, crédito, matéria-prima e exportação, temas bastante interessantes para o aprendizado dos alunos”, disse a professora, que leciona na escola de Ensino Fundamental Maria Do Carmo Martins, localizada na CIC.
No período da tarde foi a vez dos alunos do Centro de Educação Integral Profª Lina Maria Martins Moreira, localizada no Campo Comprido, visitarem a ACP. O tour começa com uma visita por todo o prédio, os serviços prestados e o Museu da ACP, encerrando com uma palestra sobre a história do Barão, proferida pelo historiador Rogério Bealpino.
Para participar do programa, os interessados devem inscrever um projeto no Linhas do Conhecimento. As visitas ocorrem mensalmente nos turnos da manhã e tarde.