As vendas de imóveis novos nos principais municípios do Paraná tiveram alta de 15,6% no 3º trimestre desse ano, em relação ao 2º trimestre, totalizando 5.592 unidades comercializadas e um Volume Geral de Vendas (VGV) de R$ 2,2 bilhões. Os dados são da pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) com a BRAIN Inteligência Corporativa.
O estudo, que tem como base as vendas realizadas até setembro de 2020, inclui imóveis residenciais e comerciais, verticais e horizontais, em sete cidades e regiões do Paraná: Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Na Região Metropolitana de Curitiba, a pesquisa da Ademi-PR/BRAIN englobou as cidades de Almirante Tamandaré, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.
Do total de imóveis novos vendidos no Paraná no período, 73% foram de apartamentos, ou seja, 4.104 unidades, tendo como principais mercados a Região Metropolitana de Curitiba, a capital Curitiba e a cidade de Londrina, no Norte do Estado. A capital paranaense foi responsável por 81% das vendas de imóveis comerciais nos municípios e regiões pesquisados.
No segmento horizontal (lotes abertos, terrenos e casas em condomínio), a pesquisa da Ademi-PR/BRAIN mostra que a liderança ficou para a região dos Campos Gerais: de cada 100 imóveis vendidos, 24 foram em Ponta Grossa, a maioria para casas em condomínio (43%).
O Oeste do Paraná aparece logo em seguida: de cada 100 imóveis comercializados, 22 foram em Cascavel, mais da metade deles (52% em loteamentos abertos). O Norte do Paraná também teve destaque no segmento de imóveis horizontais. A pesquisa mostra que 29% dos lotes de terrenos comercializados no 3º trimestre de 2020 aconteceram em Londrina.
A pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), com a BRAIN Inteligência Corporativa, pode ser acessada, na íntegra e de forma gratuita,, clicando aqui.