Não é de hoje que as pessoas têm se voltado para as questões mais sociais da gastronomia, saindo da superficialidade de pensar apenas no “comer” e refletindo sobre toda a cadeia produtiva e sobre os impactos que trazem à sociedade. Esse movimento está alinhado a outras pautas vigentes hoje, que clamam por mais responsabilidade e consciência ambiental.
Tudo em prol do futuro do planeta.
Por isso, parceria com produtores locais e agricultores rurais, hortas urbanas, e a priorização de alimentos orgânicos vêm ganhando força, não somente dentro da casa dos brasileiros, mas também em restaurantes e bares.
A AIPO Superfoods, restaurante focado em alimentação saudável, natural e, claro, muito saborosa, é um desses exemplos.
O espaço busca melhorar a qualidade de vida do consumidor com uma alimentação leve, nutricional e livre de agrotóxicos e, para isso, aposta em parcerias com produtores locais. Além disso, possui uma horta urbana particular a poucos metros do restaurante, de onde tira muitos dos insumos que usa no preparo das refeições.
Por que investir em parcerias com produtores locais?
Segundo artigo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a participação da agricultura familiar tem importância significativa na maioria dos produtos hortícolas e em algumas espécies frutíferas. A participação na produção de morangos e uvas, por exemplo, pode chegar a cerca de 80%. De leite, quase 65% no período de referência do Censo.
Isso significa que, para determinados produtos, não são as grandes fazendas que alimentam as pessoas, mas sim o pequeno produtor e agricultor rural.
Entretanto, o caminho que esse alimento faz até chegar à casa das pessoas é tortuoso, visto que passa por muitos intermediadores (transportadora, mercado). Quando esse produto enfim chega à mesa das pessoas, é possível que esteja custando caro e com menos qualidade do que o esperado.
Uma forma de minimizar esse risco e garantir que o agricultor receba um preço justo pela mercadoria é estreitar a comunicação entre o campo e a cidade. É o que a AIPO Superfoods faz. Ao colaborar com produtores locais, além de promover o ciclo econômico, também prioriza a qualidade da produção.
Um exemplo é a parceria com a empresa Mush&Go, que fornece shitakes orgânicos para o restaurante. A parceria, que teve início no meio do ano passado, deu certo porque ambos os negócios têm objetivos semelhantes: democratizar uma alimentação mais saudável, colocando alimentos frescos e de alta qualidade direto no prato das pessoas.
A produção de cogumelos da Mush&Go é realizada com substrato 100% livre de agrotóxicos, o que garante uma qualidade incrível à matéria-prima.
O grande diferencial da empresa, que iniciou as vendas em janeiro deste ano, é outro aspecto que faz com que os produtos sejam de alta qualidade: investimento em tecnologia e ambientes automatizados.
Isso possibilita o controle automático de temperatura, umidade e quantidade de CO2 nos espaços para as melhores condições de cultivo e permite que a produção seja constante durante o ano todo.
Outras parcerias da AIPO seguem a mesma tendência, pois favorecem pequenos produtores que contam com uma estrutura exclusiva para itens específicos que o restaurante necessita.
Por que investir em hortas urbanas em restaurantes?
Algo pouco discutido no universo da gastronomia é o poder social e cultural que um restaurante possui. Dar bons exemplos de práticas sustentáveis é uma forma de educar e sensibilizar fregueses sobre o tema. No caso de restaurantes focados em refeições saudáveis, como a AIPO, isso é ainda mais relevante.
É por isso que o restaurante conta com uma pequena horta urbana localizada a aproximadamente 600 metros do local. Nela, são cultivados alguns temperos, como tomilho, hortelã e manjericão.
Também há plantio de hortaliças e algumas espécies frutíferas, como tomate cereja, limão taiti, alface, beterraba, cenoura, mamão e abacate.
E quais os grandes benefícios de cultivar alimentos na cidade? A integração com a natureza, a promoção de maior biodiversidade e a oferta de produtos frescos e orgânicos em centros urbanos.
Dessa forma, o cliente sabe que está consumindo uma refeição pensada nos mínimos detalhes. Cada produto que compõe o prato foi escolhido visando esse equilíbrio entre corpo e planeta, e o resultado final é um alimento saboroso e sustentável.
Conheça mais sobre a AIPO Superfoods acessando o instagram do restaurante.
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