De norte a sul do Brasil, a vida de milhares de pessoas vem sendo transformada nos últimos anos graças a projetos de inclusão produtiva desenvolvidos pela iniciativa privada e instituições que atuam no terceiro setor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje mais de 13 milhões de pessoas que ainda vivem abaixo da linha da pobreza e as ações de transformação social se tornaram ferramentas decisivas para mudar esse cenário.
A Ambev, a maior fabricante de bebidas do país, tem se posicionado na vanguarda desse movimento, desenvolvendo e implementando projetos que buscam oferecer formação, oportunidades de trabalho e melhoria de renda a milhares de pessoas, em especial as mulheres.
Desde 2022, a Ambev tem trabalhado para integrar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. Nesse período, o programa já impactou quase 600 mil pessoas, gerando uma renda indireta de R$ 620 milhões.
Carlos Pignatari, diretor de Impacto Positivo da Ambev, explica que o programa dedica atenção especial à inclusão feminina, com foco em mulheres negras moradoras da periferia, as quais são desproporcionalmente afetadas pelo desemprego e pela falta de oportunidades.
Compromisso com a igualdade
Pignatari conta que o foco na inclusão feminina e no desenvolvimento comunitário é uma escolha estratégica. “O objetivo é gerar renda por meio de trabalho ou empreendedorismo, sempre com foco em formação, acesso ao conhecimento e conexão com o mercado. Historicamente, as mulheres negras enfrentam mais desafios no mercado de trabalho. Por isso, direcionamos nossos esforços para garantir que elas tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento que qualquer outra pessoa,” pontuou.
De encontro com essa iniciativa, a empresa promove a inclusão produtiva que ajuda a alavancar a periferia brasileira por meio de projetos inovadores. Porém, o diretor destaca a capilaridade dessas ações, uma vez que os projetos impulsionam a transformação social de comunidades inteiras, criando oportunidades que vão além da geração de renda, proporcionando cidadania ativa e justiça social.
Wallace Ribeiro, gerente de impacto social na Ambev, contou um pouco da origem do Bora Hub, conglomerado de projetos de inclusão produtiva promovidos pela empresa. “O Bora surgiu em 2022, em um momento em que, após a pandemia, percebemos que podíamos contribuir mais com o Brasil”, revelou. Foi nesse momento que identificaram que a inclusão produtiva poderia ser a chave para gerar um impacto real nas periferias brasileiras, onde vivem cerca de três quartos da população.
O grande diferencial do Bora é o fato de ser um hub de cooperação, aberto a empresas e organizações sociais que queiram colaborar positivamente. O objetivo não é ser diferente, mas ser grande, auxiliando o máximo de pessoas possível.
São mais de 40 projetos focados em diferentes grupos: jovens, mulheres, pessoas pretas, entre outros. O objetivo é oferecer o projeto certo para a pessoa certa, no momento certo, ajudando-as a melhorar suas condições de vida.
Ribeiro destaca que o legado que o Bora está construindo vai além dos números. “Estamos rompendo o ciclo da pobreza e dando às pessoas a chance de se emanciparem financeiramente, criando um efeito em cadeia que beneficie gerações futuras. Ao unir esforços com outras organizações, a Ambev acredita que pode fazer uma transformação social profunda e duradoura no Brasil”, completou.
Empreendedorismo na área de gastronomia
Um dos exemplos de projeto é o Bora Empreender com Comida, cujo objetivo é qualificar pequenas e microempreendedoras que atuam no setor de alimentação. O projeto acontece em diferentes estados com adaptações regionais. O público-alvo é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade, tanto social quanto econômica e, apesar das especificidades de cada iniciativa, todos os projetos compartilham três pilares fundamentais: conexão, conhecimento e suporte financeiro.
Rosa Santos, moradora do litoral norte de Pernambuco e uma das participantes que tiveram sua vida transformada pelo projeto na primeira edição, contou que o Bora realizou seu sonho de empreender com cozinha artesanal e trouxe a garantia de futuro para seus filhos. “Cresci na extrema pobreza e o que mais me importa é ver meus filhos estudando, tendo acesso à educação, algo que eu não tive. Hoje, meu carro-chefe é o pão artesanal, mas o mais importante é que, graças ao projeto, eu consegui mudar a vida da minha família”, revelou emocionada.
Assim como para Rosa, o Bora é a chance que as pessoas têm de reescrever suas histórias e ensinar o que aprenderam. “Quero crescer mais, ampliar meu negócio e passar esse conhecimento para outras pessoas. A mudança que o Bora trouxe para mim vai muito além de mim, ela chega na comunidade e impacta outras vidas”, concluiu.
Meta ousada para expansão
Recentemente, a Oppen Social realizou uma pesquisa que constatou que quem participa do Bora tem 24% mais de chance de estar trabalhando do que quem não participa. Hoje, participantes do projeto, além de gerarem renda para si, têm o dobro de chance de gerar renda para todo o ecossistema.
Por isso, a Ambev está convocando empresas para construir o maior hub de inclusão produtiva do mundo.
A meta da Ambev é ousada: impactar produtivamente 5 milhões de brasileiros até 2032. Para isso, a empresa está ampliando suas parcerias com organizações sociais, empresas e órgãos governamentais para garantir que mais pessoas tenham acesso aos recursos necessários para sair da pobreza de forma sustentável.
No entanto, o diretor salienta que o impacto desses programas vai além da geração imediata de renda. “Eles promovem uma mudança de atitude e comportamento entre os participantes, incentivando-os a buscar continuamente novas oportunidades de crescimento”, relatou Pignatari.
Segundo ele, muitos participantes relatam não apenas melhorias econômicas, mas também uma nova perspectiva de vida, mais otimista e proativa.
Os resultados obtidos até agora são promissores, mas Pignatari destaca que o desafio é grande e, para isso, é essencial a colaboração de parceiros alinhados e com os mesmos objetivos. “Nos dois primeiros anos, conseguimos impactar mais de 500 mil pessoas, mas sabemos que há muito mais a ser feito. A expansão dessas parcerias é essencial para alcançarmos nossas metas,” afirmou.
“Somos brasileiros e sempre vamos estar do lado do Brasil. Sabemos da nossa responsabilidade e tamanho e, desde nossa fundação, sempre olhamos para quais os desafios que podemos ajudar a sociedade brasileira a enfrentar. Hoje, estamos focados na inclusão das pessoas no mercado de trabalho e na geração de renda para a população, visando colocar mais gente na roda para fazê-la girar mais rápido”, finaliza o Diretor de Impacto Social da Ambev.
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