Quando olhamos para tendências e inovações em sustentabilidade, iniciativas como a gestão de resíduos, tratamento de efluentes, descarbonização e fontes energéticas renováveis ganham mais destaque no Brasil.
Isso é consequência da necessidade dos gestores e empresas voltarem a atenção para os impactos nocivos ao meio ambiente que os negócios são capazes de causar e assumirem um compromisso com a sustentabilidade.
Com isso, aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) fazem cada vez mais parte das estratégias de negócio: 78% dos investidores globais acham necessário direcionar recursos e esforços das empresas para o ESG.
O que é inovação em sustentabilidade?
A inovação em sustentabilidade não se restringe à criação ou ao desenvolvimento de novos produtos, serviços, meios ou métodos. Ela também significa o aperfeiçoamento de ferramentas e práticas já usadas pela organização, para atender os requisitos sustentáveis.
Assim como novas tecnologias são usadas para desenvolver e melhorar outros setores da sociedade, como meios de transporte e saúde, a inovação também mitiga o uso abusivo dos recursos naturais e reduz os impactos ambientais.
A inovação é uma pauta intrínseca à sustentabilidade desde sua origem, tanto em desenvolvimento de tecnologias quanto em buscar novas respostas para os desafios atuais. Com a necessidade de manter uma discussão alinhada às necessidades do mercado, ela deve evoluir conforme as demandas, que se tornam mais complexas a todo momento.
Benefícios do investimento na Inovação sustentável
Legenda: Uma das vantagens da inovação em sustentabilidade é a otimização de recursos e diminuição dos custos e desperdícios para empresa https://drive.google.com/file/d/1821W8XKctqf40rS1hjgO34ZEISvko6XF/view?usp=drive_link
A inovação sustentável é vantajosa para sua empresa, já que o saldo positivo conquistado com a adoção de iniciativas e projetos de sustentabilidade atendem uma demanda do mercado, e proporcionam diferenciais competitivos para seu negócio. Veja alguns exemplos:
- Amplia o engajamento dos funcionários e clientes com a empresa;
- Fortalece a posição da marca junto aos parceiros, clientes e consumidores;
- Ajuda a conquistar resultados positivos;
- Otimiza o uso de recursos e, com isso, diminui desperdícios e custos;
- Associa a imagem da empresa à responsabilidade ambiental e social;
- Reduz os riscos de perdas financeiras ligadas a danos causados à natureza;
- Confere maior flexibilidade e poder de adaptação para organização diante de mudanças e, assim, ajuda a minimizar os efeitos negativos;
- Possibilita explorar novas alternativas e abrir novas oportunidades de negócio.
Principais tendências da inovação em sustentabilidade
Quando alinhamos tecnologia e sustentabilidade, há várias maneiras de incluir os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) no modelo de negócio e no DNA
da sua empresa por meio da inovação, sobretudo no que diz respeito ao tratamento de resíduos, energia, água (efluentes) e controle de emissões.
Tratamento de resíduos
Nesse ponto, uma tendência de mercado é o desenvolvimento e democratização de novas tecnologias para destinação de resíduos. Um bom exemplo são as usinas Waste-To-Energy (WTE) instaladas na Europa e nos Estados Unidos.
Especializadas na redução das emissões dos gases do efeito estufa, essas usinas são cerca de oito vezes mais eficientes, quando comparadas com os aterros sanitários, na gestão sustentável de resíduos sólidos, que são convertidos em energia, sem poluição e liberação de gases tóxicos.
“O Brasil tem muito potencial para geração de energia a partir dos resíduos. Basta incentivo do governo e o investimento privado no setor para viabilizar cada vez mais esse tipo de tecnologia em nosso país.”, pontua Lucca Barros, gerente de Marketing e Novos Negócios da Ambiensys, grupo especializado na gestão integrada de resíduos.
Compostagem
Outro tipo de destinação importante é a compostagem, que promove o tratamento de resíduos orgânicos por meio da ação de microrganismos aeróbios existentes nos próprios resíduos. Apesar de existir no Brasil, a democratização dessa tecnologia ainda ocorre em pequena escala.
"As tecnologias só são viáveis quando elas conseguem ser agregadoras de resíduos. Quando os resíduos estão espalhados a mais de 50 km de distância, por exemplo, é inviável transportá-los até uma destinação final que tenha a tecnologia", explica Lucca, justificando o porquê de o país não possuir tantas tecnologias.
Mesmo assim, o Brasil está avançando e deve ocorrer o mesmo que aconteceu com a energia solar: “era pouco desenvolvida no país até 2012 porque os painéis solares eram caros e a conta não se pagava. Conforme as leis surgiram e o governo ofereceu incentivos fiscais de IPI e ICMS, o setor se desenvolveu", explica.
Lucca Barros destaca ainda que, quanto maior o investimento no setor de resíduos, conforme ocorreu com o mercado de energias renováveis, mais barata ficará a tecnologia. Além disso, a participação ativa do poder público é essencial, por meio da criação de leis, planos, metas e fiscalização da execução por partes dos setores público e privado. Dois bons exemplos foram a criação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e do Marco do Saneamento.
“Recentemente tivemos o plano nacional de resíduos sólidos, 10 anos depois que foi lançada a política nacional, que agora estamos falando mais. O marco do saneamento também, que agora a gente começa a falar mais forte, com mais metas e mais clareza sobre o fim dos lixões. Para atingir essa meta, tem que ter investimento em tecnologia de destinação final”, analisa.
Descarbonização das empresas e indústrias
A maior tendência em sustentabilidade é a descarbonização de indústrias e empresas. Nessa pauta, a mitigação das emissões deve vir como prioridade, visando reduzir o impacto anteriormente à compensação através da compra de créditos de carbono, otimizando resultados e compensando aquilo que resta. Quando falamos dos gases do efeito estufa, como metano, dióxido de carbono, CFC, HFC e outros poluentes, por equivalência, todos são convertidos em carbono.
Esse tema percorre todas as frentes intrínsecas à operação de uma empresa, passando por maquinário, resíduos, energia, logística e até mesmo capital humano. A discussão de descarbonização ganhou força internacionalmente através das discussões no âmbito das COPs (Conferências do Clima da ONU) e se tornou um requisito de mercado prioritário em todos os setores.
Então, quando uma empresa realiza um inventário de emissões e tem clareza sobre quanto ela emite de carbono equivalente, ela identifica onde precisa aplicar inovação para mudar os processos e equipamentos poluentes.
Considerando que a operação está em contato direto com os dados que devem ser metrificados e estudados, com objetivo de encontrar as oportunidades de mitigação de emissões, a transferência da gestão sustentável para a área de facilities expande possibilidades de soluções e melhorias do mercado.
A Ambiensys é especializada na realização do inventário de emissões de gases de efeito estufa para empresas e por meio dessa ferramenta consegue detectar quais são as oportunidades de melhoria nas operações do negócio para, assim, implementar medidas para mitigação das mudanças climáticas.
Além de permitir que a empresa conheça qual é a sua pegada de carbono e, consequentemente, seu nível de desempenho ambiental, a execução do inventário apresenta outras vantagens para sustentabilidade de um negócio:
- Clareza para definir metas de redução das emissões da empresa e monitoramento do progresso ao longo do tempo;
- Deixa claro o compromisso da organização com a responsabilidade ambiental e social;
- Atende às exigências legais ou demandas dos clientes, investidores ou fornecedores da empresa que estão preocupados com as questões ambientais;
- Ajuda a atrair clientes preocupados com questões ambientes e interessados em consumir serviços ou produtos de empresas ambientalmente responsáveis;
- Ajuda a promover um desenvolvimento econômico mais equilibrado e sustentável;
- Melhora a eficiência operacional da empresa e, com isso, ajuda a reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado.
Energia renovável
A energia solar fotovoltaica já ocupa o segundo lugar da matriz elétrica brasileira, respondendo por 15% do total, atrás apenas da fonte hídrica e na frente da energia eólica. Isso representa mais de 2 milhões (22 GW) de sistemas solares instalados em residências, empresas, indústrias e propriedades rurais.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a expectativa é terminar 2023 com uma produção ainda maior, entre 25 e 28 GW, o que reforça o potencial de crescimento no país dessa fonte renovável, alternativa e sustentável de energia.
Tratamento de efluentes
Outra tendência sustentável é o tratamento de efluentes por meio de tecnologias utilizadas para limpar águas residuais provenientes de tanques de máquinas de lavar, vasos sanitários e outras vias.
O gerente de novos negócios da Ambiensys explica que a empresa utiliza a renomada tecnologia alemã Wehrle. “A Wehrle da Alemanha produz equipamentos para tratamentos de efluentes de alta complexidade, com a tecnologia de RO (osmose reversa) e MBR, mais avançada e pouco usada no país", afirma Lucca.
Como implementar inovação em sustentabilidade na sua empresa?
O Grupo Ambiensys é formado por empresas especializadas em soluções que atendem diferentes áreas da sustentabilidade: elas são principalmente a Ambiensys, que atua na gestão de resíduos, e a Wehrle do Brasil, que responde pelo tratamento de efluentes de alta complexidade.
Inovação é olhar para um mesmo desafio com novos olhos para solucioná-lo. Na Ambiensys, estamos inovando ao levar a sustentabilidade, um tema que ainda está limitado ao âmbito corporativa das organizações, para a frente de operação.
Nossa solução proposta é trazer o desafio de manutenção e facilities com uma lente de sustentabilidade, através de uma Gestão Operacional Orientada para Descarbonização (GOOD), produto exclusivo Ambiensys, atrelando boas práticas que levam a uma otimização de processos e custos, aos objetivos de sustentabilidade e a diminuir as emissões de gases de efeito estufa das empresas.
Ambiensys: soluções inteligentes para tratamento de resíduos
A Ambiensys conta com mais de 300 fornecedores homologados no Brasil para conseguir encontrar qual a melhor destinação final dos resíduos das empresas, com a melhor inteligência logística para justificar o investimento do cliente com inteligência e geração de dados.
"Na Ambiensys, a gente também implementa projetos ligados à descarbonização, análise de ciclo de vida e temos o SIGRA, um software de gestão de resíduos para trazer justamente essa inteligência na palma da mão do nosso cliente", explica Lucca Barros.
A operação de resíduos da Ambiensys funciona por meio da gestão de dados; inteligência logística para coletar, transportar e destinar os resíduos das empresas; equipamentos para compactação, separação e monetização dos resíduos (quanto mais separados, maior o valor deles no mercado).
Soluções de ponta para o tratamento de efluentes
A Wehrle do Brasil é subsidiária da Wehrle alemã, empresa especializada na produção de equipamentos para tratamento de efluentes de alta complexidade, como osmose reversa e MBR (tecnologia mais avançada e pouco usada no Brasil, só disponível em duas empresas do país, uma delas no grupo Ambiensys).
No sistema de osmose reversa direta é feita a remoção seletiva de impurezas, como é o caso do tratamento de alta complexidade do chorume, um líquido tóxico e poluente gerado nos aterros sanitários, para entregar uma água limpa e reutilizável.
Dois exemplos de aplicação dessa tecnologia aqui no Brasil, por meio do grupo Ambiensys (Wehrle do Brasil), estão nos aterros sanitários do Ecoparque da Orizon, no município de São Gonçalo/RJ, no Complexo Industrial Ecotecnológico, em Paranaguá/PR.
Já a MBR é uma tecnologia avançada, que utiliza biorreatores de membrana para tratar os efluentes e, assim, produzir água de qualidade. A Wehrle do Brasil oferece ainda duas outras soluções inovadoras para tratamento de efluentes:
- NF (nanofiltração), para separar contaminantes e partículas;
- UF (ultrafiltração), para separação de sólidos e substâncias indesejadas.
De olho no futuro
Quando pensa no futuro, o Gerente de Novos Negócios da Ambiensys, Lucca Barros, destaca como perspectiva do Grupo o desenvolvimento de alguma solução local ou para algum cliente com uma grande quantidade de resíduos: “nós entramos com investimento com o cliente, fazemos uma joint venture. Buscamos muito isso, a geração, por exemplo, de biogás, biofertilizantes e biometano para vendas para veículos movidos a metano. Queremos encontrar algum cliente que tenha uma quantidade de resíduos grande o suficiente para comprovar o investimento em uma tecnologia de destinação”.
Atualmente, o grupo Ambiensys está trabalhando na mudança de processo interno de gestão de água de uma indústria (cliente) de Santa Catarina para que, por meio da tecnologia empregada, seja possível tratar menos efluentes no local e, assim, gerar menor quantidade de gases do efeito estufa.
"Mexemos um pouco na produção deles, colocamos medidores de água, de pressão, sensores para monitorar o uso da água em toda indústria e otimizar o processo hídrico dentro da empresa para tratar menos efluentes no local e ter uma economia no tratamento e emissão de gases nocivos", explica Lucca.
Além disso, visando estar na vanguarda das soluções, a Ambiensys analisa como perspectiva promissora o envolvimento na pauta de hidrogênio verde, uma solução que possui um alto potencial de acelerar a descarbonização mundial, partindo das indústrias de maior impacto e se expandindo para diversas frentes.
Com 26 anos de expertise e atuação no Brasil, o Grupo Ambiensys realiza diversas operações no âmbito de facilities ambiental: desde a coleta, transporte e destinação de resíduos, com foco em valorização dos materiais voltados à economia circular, até construção e operação de estações de tratamento de efluentes, operações emergenciais, e outros serviços ligados a facilities, focando em reduzir o impacto ambiental do cliente. O trabalho é feito na ponta da operação, pensando em nível corporativo.
Conheça as melhores soluções em inovação sustentável para sua empresa.
Grupo Ambiensys
Matriz
Av. Cândido de Abreu, 70, Curitiba/PR
4º Andar - Centro Cívico
41 3014-0778
Filial
Rio de Janeiro/RJ
21 3886-9742
Siga a Ambiensys nas redes sociais:
Facebook - Instagram - LinkedIn - YouTube