Riorgior Ranger e Fabiana Westphal, sócios da Amowa Design, com o novo troféu do Prêmio Bom Gourmet.
Riorgior Ranger e Fabiana Westphal, sócios da Amowa Design, com o novo troféu do Prêmio Bom Gourmet.| Foto: Divulgação
  • Por Amowa
  • 28/04/2022 12:19

Quando você junta dois designers premiados em um empreendimento cujo objetivo é viabilizar ideias e proporcionar projetos incríveis a partir de soluções criativas, o resultado só pode ser positivo. Tanto para quem realiza, quanto para quem colhe os resultados dessa realização.

Os designers premiados Fabiana Westphal e Riorgior Ranger criaram, em 2015, a Amowa Design, um empreendimento multidisciplinar de design focado em combinar ideias e experiências para melhorar a vida das pessoas, e fazer marcas e produtos que inspiram novas necessidades tanto de empresas quanto de indivíduos.  Os projetos desenvolvidos pela dupla criativa buscam leveza, simplicidade, materialidade e movimento. São designs contemporâneos e atemporais desenvolvido para atender necessidades futuras.

“A Amowa surgiu com a vontade de viabilizar ideias”, explica Fabiana. “Com ela, unimos aspectos de cada um de nós para criar uma identidade singular como empresa e elaborar projetos incríveis para as pessoas. Decidimos unir nossas forças para proporcionar soluções criativas e percorrer novos caminhos”, revela.

Foi essa junção de forças e o objetivo de percorrer novos caminhos que levou o escritório a, em um curto espaço de tempo, se tornar referência nacional em design e inovação, com direito a reconhecimento internacional. Tudo porque, na concepção de Fabiana e Riorgior, um projeto não se encerra apenas no cliente. Há toda uma cadeia de usuários envolvida.  “Para expressar todo um potencial de projeto, pensamos na produção, nos usuários, clientes, recicladores, fornecedores, espectadores, transportadores e também nos desafios contínuos do planeta”, detalha Riorgior. “Projeto é consequência, e todos devem ser percebidos, representados e considerados”, acrescenta.

Quer exemplos? A Amowa Design foi convidada pela empresa Technomast, de postes de iluminação e design urbano, para elaborar um projeto de mobiliário. Para este empreendimento, trabalhou com duas famílias de produtos: as linhas Capella Technomast e Aludra Technomast. A primeira linha, para atender espaços públicos, foi inspirada na arquitetura de Curitiba, e em marcos da cidade, como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e as estações tubo. A ideia foi resgatar um recorte da memória curitibana na composição do projeto enquanto oferece a versatilidade do aço tubular em um projeto de luminária pública. Já a segunda, para locais como condomínios, se valeu de linhas diagonais e uma mistura de elementos urbanos e residenciais para proporcionar identidade a áreas residenciais.

A linha Capella Technomast, desenvolvida pela Amowa Design para atender necessidades de luminária em espaço urbano.
A linha Capella Technomast, desenvolvida pela Amowa Design para atender necessidades de luminária em espaço urbano.| Divulgação

Nova estética para uma nova ética

“Como designers, temos o dever de guiar os projetos para um caminho de inovação. Novas discussões e propostas devem ser sempre postas à mesa”, avalia Riorgior. “Acreditamos que uma nova estética deve propor uma nova ética, e uma nova ética deve propor uma nova estética”, expõe. Toda essa ideia de inovação e de proposição de novos olhares está fincada na sustentabilidade; a elaboração de produtos mais leves, que dispensam menos carbono no transporte, a criação de um logotipo que desperdice menos material. “Aos poucos, a proposta de inovação passa a ser o cotidiano”, assegura.

Outro projeto desenvolvido pela Amowa Design dirigido à iluminação de espaços públicos foi a Cityled, criado para a Novvalight, empresa de iluminação de áreas externas, públicas, industriais e corporativas. Com o projeto, a dupla de designers faturou os prêmios Brasil Design Award (bronze) e o Bornacini Award (ouro) em 2020.

O reconhecimento ao trabalho criativo e inovador do escritório veio também do exterior; no início deste ano, venceu o concurso de 50 anos da Phoenix East Aviation, uma das principais escolas de aviação dos Estados Unidos, com a criação do logotipo comemorativo para a companhia. E em 2018, o escritório foi selecionado pela empresa Wacom, líder mundial em tablets e pen displays para o uso de profissionais do design e da criação, para participar da exposição The Next Level, na Austrália.

Para o troféu do Prêmio Bom Gourmet, a Amowa Design apostou no compartilhamento da experiência de premiação de modo a envolver estabelecimentos premiados e o público.
Para o troféu do Prêmio Bom Gourmet, a Amowa Design apostou no compartilhamento da experiência de premiação de modo a envolver estabelecimentos premiados e o público. | Divulgação

Novo prêmio Bom Gourmet

A dupla assinou também o novo troféu para a edição de 2021 do já tradicional Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo. A convite da própria equipe responsável pelo prêmio, e em diálogo constante com ela, a Amowa descobriu novos caminhos não só para o troféu mas também para a arquitetura do prêmio, uma vez que a edição contou com mais de 200 homenageados e não haveria um único vencedor, como nos anos anteriores. Assim, Fabiana e Riorgior redesenharam o prêmio, pensando também nas edições futuras, e exploraram a funcionalidade e os aspectos de um troféu. A ideia então foi desmembra-lo em quatro: um para conectar, um para celebrar, um para reconhecer e um para homenagear.

“Desenhamos um símbolo de celebração; criamos uma silhueta marcante que traz a conexão entre o ‘B’, de Bom Gourmet, e a ancestralidade das formas dos troféus anteriores”, sintetiza Riorgior. A nova silhueta aproxima o estabelecimento gastronômico e o consumidor na experiência de premiação e de reconhecimento da condecoração por parte do público, parte fundamental do circuito de bares e restaurantes de Curitiba.

“Gostamos de dividir histórias com as pessoas com quem trabalhamos”, explica Fabiana. “Todo projeto tem uma boa história para ouvir, contar e compartilhar. Gostamos disso”, conclui.

A criatividade, a inovação e a busca por soluções práticas e sustentáveis para novas necessidades são presenças constantes nos projetos desenvolvidos pela Amowa Design, como no elaborado para o premiado Cityled.
A criatividade, a inovação e a busca por soluções práticas e sustentáveis para novas necessidades são presenças constantes nos projetos desenvolvidos pela Amowa Design, como no elaborado para o premiado Cityled.| Divulgação

Para mais informações, acesse o site da Amowa Design. Siga o escritório nas redes sociais: no Instagram, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn .