A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher, e todo o cuidado é pouco: tanto para a mamãe, quanto para o bebê. Porém, é necessário estar atenta aos sinais que o corpo nos envia, como as varizes na gravidez.
Elas podem surgir por diversos fatores diferentes, e por isso, é necessário estar sempre atenta aos sintomas e evitar alguns fatores que ajudam no surgimento das linhas de marcação na região inferior.
Apesar de não afetarem o bebê, é necessário entender o que fazer em relação às varizes na gravidez. Por isso, a AngioPrime selecionou as principais causas e dicas para que o tema se torne mais tranquilo durante a sua gestação.
Porque as varizes aparecem na gravidez?
Os motivos podem ser os mais diversos, porém, uma das grandes causas do surgimento de varizes na gravidez está relacionado à mudança hormonal no corpo da mulher.
Além disso, o histórico familiar também conta bastante para o surgimento de varizes nas pernas. Outros fatores relacionados à gestação também podem ajudar às varizes a se desenvolverem mais rápido, como:
- Aumento do peso corporal
- Pressão no útero
- Comprometimento da circulação sanguínea.
Quais os riscos das varizes para a gravidez?
É muito importante que, ao notar o surgimento das varizes, você comente com sua ginecologista durante o pré-natal, para que o acompanhamento seja feito de maneira adequada e os exames necessários sejam solicitados.
Apesar de ser um sintoma bastante simples, é muito importante ter o cuidado para avaliar a situação das varizes. Afinal, cada situação é distinta da outra.
Se não cuidada de maneira certeira, as varizes podem se virar problemas maiores, como:
- Úlcera de Estase: O sangue parado nas veias pode causar feridas extensas em toda a região das pernas
- Tomboflebite Superficial: Quando a veia se inflama e cria um coágulo no interior, causando vermelhidão e dores intensas na região.
- Varicorragia: Rompimento e sangramento das veias com varizes.
Como prevenir?
Apesar de algumas dicas serem relativamente simples, é muito importante relembrar que durante a gravidez, qualquer movimento que seja feito em maior intensidade e não seja adequado para o corpo, pode causar sérios danos à saúde.
Para evitar que apareçam varizes na gravidez, você poderá adotar hábitos como:
- Não cruzar as pernas com frequência
- Fazer massagens nas pernas no final do dia
- Manter as pernas elevadas pelo menos 10m antes de dormir
- Levantar da cadeira a cada uma hora
Como tratar as varizes?
Para conseguir tratar as varizes de maneira efetiva, somente a cirurgia conseguirá recuperar as veias sanguíneas com qualidade e precisão.
Esse procedimento, porém, é contraindicado para gestantes e lactantes. Se você precisar realmente fazer a cirurgia de varizes, converse com seu médico especialista, se existe realmente a possibilidade de adiar este procedimento para a segurança de todos.