Dizem que não se julga um livro pela capa. Mas para quem adora ler, uma boa capa é um chamariz e tanto. Se o conteúdo impresso nas páginas da obra acompanhar a qualidade da primeira imagem, tem-se então o melhor dos mundos. Um bom livro, com uma boa história empacotada por um projeto gráfico feito com capricho e certa dose de ousadia, é um objeto a ser cultivado.
Os sócios Ricardo Macedo e Giuliano Correa entenderam que a estética é fundamental para qualquer negócio. Mas que, sozinha, não constrói uma estratégia sólida, que conquista resultados. Então, foram além e criaram um jeito particular de fazer marketing. Com o estúdio de design Annexo, que abriram há três anos em Curitiba, estabeleceram um modelo de atendimento orgânico, personalizado e que desafia o jeito convencional. Em que design, branding e visão estratégica de uma marca caminham lado a lado, em busca de uma gestão assertiva e, como resultado, da melhora da performance.
Com um modelo internacional de atendimento, a Annexo vai além do design e do marketing. Gestão de tráfego, branding, copywriting, webdesign, business plan e expografia (conjunto de técnicas para o desenvolvimento de uma exposição) fazem parte do cardápio de possibilidades ofertadas pela agência.
“O design é a nossa primeira expressão”, explica Ricardo. “Depois, temos a parte estratégica de performance. No nosso modelo de atendimento, quando o cliente entra, não começamos imediatamente a executar o trabalho. Desenvolvemos um planejamento estratégico que leva de 20 a 30 dias. E o cliente não paga enquanto a gente não começar a executar o conteúdo, a arte, todo o trabalho de gestão de tráfego”, informa.
Criatividade é fundamental para a Annexo. E isso não se restringe ao momento de desenhar a identidade visual de uma marca ou empresa. Pensar além do convencional pauta todas as ações do estúdio, incluindo a criação de um plano de negócios de um cliente, ou seu reposicionamento no mercado em que atua.
“Somos jovens, e o que percebemos é que, às vezes, o cliente cansa dessa imagem profissional o tempo inteiro, esse aspecto engravatado que se estabelece nas relações”, aponta Ricardo. A abordagem mais solta, próxima do dia a dia do cliente, dá à Annexo um jeito próprio de atuar. A expressão “contra a maré”, adotada como um slogan pela agência, não é por acaso. É percebida pelos clientes no atendimento e está impressa nos resultados conquistados.
Um passo de cada vez
Quando fecha um contrato com um cliente, o primeiro passo da Annexo é colocar toda sua equipe para trabalhar em um planejamento estratégico. Por até 30 dias, o time mergulha na realidade do cliente para entender suas características, pontos positivos, arestas que precisam ser aparadas e quais os caminhos que se apresentam dentro do mercado em que ela atua. “A gente não dá o início à produção da arte ou qualquer outra coisa sem ter primeiro o planejamento estratégico”, explica Ricardo.
Hoje, 20 profissionais compõem a equipe da Annexo. Mas esse número deve crescer em breve. “Fica claro para o cliente que, uma vez trabalhando com a gente, é como se ele juntasse mais 20 cabeças para cuidar do trabalho dele”, define Giuliano.
Acreditar nas empresas com quem trabalha é outro elemento estratégico para a Annexo. Tanto que seus sócios afirmam já terem negado pedidos de empresas. Mas quando entendem se tratar de um cliente com potencial, se estabelece uma relação sólida e duradoura. A ponto de se tornarem sócios por um tempo determinado, fazendo o equity com um cliente que momentaneamente não tem condições de arcar com os custos do trabalho da agência. “Fazemos o equity com o cliente para impulsioná-lo”, detalha Giuliano. “Trazemos a Annexo como serviço, fazendo o trabalho gratuitamente, porém pegando uma fatia do bolo mais adiante”, acrescenta.
Toda essa busca por inovação, com influência do que há de mais atual lá fora – “nosso benchmarking é internacional”, esclarece Ricardo – sem perder a identidade brasileira, gera resultados. Em 2022, a empresa entregou mais de 200 projetos e aumentou sua equipe para 20 profissionais. E registrou crescimento de 700% entre 2021 e o ano passado. Agora, se prepara para uma nova fase: vão deixar a sede atual, de 250 metros quadrados, para uma nova, com 500 metros quadrados. Nesse novo espaço, com projeto assinado pelo escritório Petillo Arq, a ideia é fazer da Annexo um hub de conexões.
Uma página em branco, uma história a ser construída
“A gente sempre gostou disso, de unir um cliente ao outro, para que fechem negócios entre si e não necessariamente envolvam a gente”, detalha Giuliano. A nova sede vai proporcionar aos clientes uma imersão no universo criativo da Annexo. O objetivo é oferecer uma experiência completa, sensorial, em que, ao entrar no escritório, o cliente se veja cercado pelas informações que precisa acessar naquele momento. “Em alguns momentos, ele vai ver a logo dele projetada em uma parede. Em outros, a nossa”, apresenta Ricardo. “Caixas de som vão trazer o sound branding, ele vai estar cercado de informações”, acrescenta. Sound branding é o conceito que permite fazer o consumidor reconhecer e fixar uma marca apenas por ouvir um elemento sonoro. “A intenção é que ali se pareça com uma página em branco, porque a ideia é que ele construa uma história com a gente”, informa. Uma parede com um painel inteiro branco simboliza essa ideia.
A nova sede, que atende também a uma necessidade básica – a equipe está crescendo – vai contar com espaço para eventos e espaço para a gravação de podcasts e vídeocasts. E para deixar uma marca em um mercado tão competitivo, Ricardo e Giuliano definiram uma estética própria para a Annexo. As cores preta e branca, o visual minimalista e um certo apelo cool estão em todos os materiais de apresentação do estúdio.
“Se você pensar bem, agências de publicidade costumam fazer sempre a mesma coisa, e eu não quero fazer a mesma coisa”, analisa Giuliano. Ousar traz resultados. A Annexo é uma prova disso.