Os sócios Ricardo Macedo e Giuliano Correa, da Annexo.| Foto: Giovana Bertoldi
  • Por Annexo
  • 13/02/2023 19:05
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Dizem que não se julga um livro pela capa. Mas para quem adora ler, uma boa capa é um chamariz e tanto. Se o conteúdo impresso nas páginas da obra acompanhar a qualidade da primeira imagem, tem-se então o melhor dos mundos. Um bom livro, com uma boa história empacotada por um projeto gráfico feito com capricho e certa dose de ousadia, é um objeto a ser cultivado.

Os sócios Ricardo Macedo e Giuliano Correa entenderam que a estética é fundamental para qualquer negócio. Mas que, sozinha, não constrói uma estratégia sólida, que conquista resultados. Então, foram além e criaram um jeito particular de fazer marketing. Com o estúdio de design Annexo, que abriram há três anos em Curitiba, estabeleceram um modelo de atendimento orgânico, personalizado e que desafia o jeito convencional. Em que design, branding e visão estratégica de uma marca caminham lado a lado, em busca de uma gestão assertiva e, como resultado, da melhora da performance.

Com um modelo internacional de atendimento, a Annexo vai além do design e do marketing. Gestão de tráfego, branding, copywriting, webdesign, business plan e expografia (conjunto de técnicas para o desenvolvimento de uma exposição) fazem parte do cardápio de possibilidades ofertadas pela agência.

“O design é a nossa primeira expressão”, explica Ricardo. “Depois, temos a parte estratégica de performance. No nosso modelo de atendimento, quando o cliente entra, não começamos imediatamente a executar o trabalho. Desenvolvemos um planejamento estratégico que leva de 20 a 30 dias. E o cliente não paga enquanto a gente não começar a executar o conteúdo, a arte, todo o trabalho de gestão de tráfego”, informa.

Imagem em 3D da nova sede da Annexo, com 500 metros quadrados: objetivo é tornar o estúdio um hub de conexões. Imagem: Petillo Arq.| Foto: Divulgação

Criatividade é fundamental para a Annexo. E isso não se restringe ao momento de desenhar a identidade visual de uma marca ou empresa. Pensar além do convencional pauta todas as ações do estúdio, incluindo a criação de um plano de negócios de um cliente, ou seu reposicionamento no mercado em que atua.

“Somos jovens, e o que percebemos é que, às vezes, o cliente cansa dessa imagem profissional o tempo inteiro, esse aspecto engravatado que se estabelece nas relações”, aponta Ricardo. A abordagem mais solta, próxima do dia a dia do cliente, dá à Annexo um jeito próprio de atuar. A expressão “contra a maré”, adotada como um slogan pela agência, não é por acaso. É percebida pelos clientes no atendimento e está impressa nos resultados conquistados.

Annexo adotou estética própria, com destaque para as cores preta e branca, para se destacar no mercado competitivo do marketing. Imagem: Petillo Arq.| Foto: Divulgação

Um passo de cada vez 

Quando fecha um contrato com um cliente, o primeiro passo da Annexo é colocar toda sua equipe para trabalhar em um planejamento estratégico. Por até 30 dias, o time mergulha na realidade do cliente para entender suas características, pontos positivos, arestas que precisam ser aparadas e quais os caminhos que se apresentam dentro do mercado em que ela atua. “A gente não dá o início à produção da arte ou qualquer outra coisa sem ter primeiro o planejamento estratégico”, explica Ricardo.

Hoje, 20 profissionais compõem a equipe da Annexo. Mas esse número deve crescer em breve. “Fica claro para o cliente que, uma vez trabalhando com a gente, é como se ele juntasse mais 20 cabeças para cuidar do trabalho dele”, define Giuliano.

Acreditar nas empresas com quem trabalha é outro elemento estratégico para a Annexo. Tanto que seus sócios afirmam já terem negado pedidos de empresas. Mas quando entendem se tratar de um cliente com potencial, se estabelece uma relação sólida e duradoura. A ponto de se tornarem sócios por um tempo determinado, fazendo o equity com um cliente que momentaneamente não tem condições de arcar com os custos do trabalho da agência. “Fazemos o equity com o cliente para impulsioná-lo”, detalha Giuliano. “Trazemos a Annexo como serviço, fazendo o trabalho gratuitamente, porém pegando uma fatia do bolo mais adiante”, acrescenta.

Toda essa busca por inovação, com influência do que há de mais atual lá fora – “nosso benchmarking é internacional”, esclarece Ricardo – sem perder a identidade brasileira, gera resultados. Em 2022, a empresa entregou mais de 200 projetos e aumentou sua equipe para 20 profissionais. E registrou crescimento de 700% entre 2021 e o ano passado. Agora, se prepara para uma nova fase: vão deixar a sede atual, de 250 metros quadrados, para uma nova, com 500 metros quadrados. Nesse novo espaço, com projeto assinado pelo escritório Petillo Arq, a ideia é fazer da Annexo um hub de conexões.

Imagem em 3D da tela em branco em uma das paredes do novo espaço da Annexo, como uma página pronta para escrever uma história construída por agência e cliente. Imagem: Petillo Arq.| Foto: Divulgação

Uma página em branco, uma história a ser construída  

“A gente sempre gostou disso, de unir um cliente ao outro, para que fechem negócios entre si e não necessariamente envolvam a gente”, detalha Giuliano. A nova sede vai proporcionar aos clientes uma imersão no universo criativo da Annexo. O objetivo é oferecer uma experiência completa, sensorial, em que, ao entrar no escritório, o cliente se veja cercado pelas informações que precisa acessar naquele momento. “Em alguns momentos, ele vai ver a logo dele projetada em uma parede. Em outros, a nossa”, apresenta Ricardo. “Caixas de som vão trazer o sound branding, ele vai estar cercado de informações”, acrescenta. Sound branding é o conceito que permite fazer o consumidor reconhecer e fixar uma marca apenas por ouvir um elemento sonoro. “A intenção é que ali se pareça com uma página em branco, porque a ideia é que ele construa uma história com a gente”, informa. Uma parede com um painel inteiro branco simboliza essa ideia.

A nova sede, que atende também a uma necessidade básica – a equipe está crescendo – vai contar com espaço para eventos e espaço para a gravação de podcasts e vídeocasts. E para deixar uma marca em um mercado tão competitivo, Ricardo e Giuliano definiram uma estética própria para a Annexo. As cores preta e branca, o visual minimalista e um certo apelo cool estão em todos os materiais de apresentação do estúdio.

“Se você pensar bem, agências de publicidade costumam fazer sempre a mesma coisa, e eu não quero fazer a mesma coisa”, analisa Giuliano. Ousar traz resultados. A Annexo é uma prova disso.