A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizou a maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo - em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) - e o resultado apontou um crescimento de 75% no número de empreendedores no Brasil, passando de 30% da população (em 2019) para 53% (em 2020). O brasileiro deseja cada vez mais empreender e o mercado de franquias é um dos alvos preferidos por estar em crescimento contínuo devido a seu alto potencial lucrativo.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Brasil superou os R$ 211 bilhões, um crescimento nominal de 14,3%. Desde o período da pandemia de Covid-19, são oito trimestres de crescimento ininterrupto.
Dentre os mercados com empresas franqueadas, um dos mais promissores é o da franquia de imóveis, um negócio seguro e lucrativo, uma vez que mais de 30% da população vive em imóveis alugados e não contam com apoio profissional no momento da locação. Segundo uma pesquisa do DataZAp+, 47% da população pretende alugar um imóvel em breve e 54% dos interessados estão na classe B, ou seja, têm renda entre R$ 4.458,01 até R$ 16.768. O mercado de compra de imóveis também está em franca expansão e a cidade de São Paulo encerrou o mês de janeiro de 2023 com a oferta de 68.323 unidades disponíveis para venda, de acordo com o Secovi-SP (Sindicato Patronal da Habitação).
Franquia de imóveis
A Apolar Imóveis, maior rede imobiliária do Sul do país, desde 1969 é um dos principais players do mercado e referência em gestão de qualidade. Conquistou o selo de excelência do franchising brasileiro por nove vezes e, em 2023, já contabiliza 60 lojas e mais de 700 profissionais trabalhando em suas unidades. O sucesso é tanto que a marca apostou no segmento de franquias e abriu lojas no Paraná, Santa Catarina, com parceria na Europa e Estados Unidos.
A grande vantagem de apostar em uma marca conhecida é a credibilidade que a empresa agrega ao empreendedor. Alugar um imóvel requer sobretudo confiança no intermediário, afinal, o cliente está depositando mensalmente uma quantia para morar bem. Na hora da compra, a confiança é a mesma, pois todo o processo precisa seguir rigorosamente a lei. A Apolar Imóveis dispõe de um setor especializado no atendimento ao franqueado no qual explica todos os processos envolvidos em uma compra ou locação, além de capacitar o empreendedor para a atuação em todas as áreas do mercado imobiliário.
Um dos diferenciais é a rede de contatos da Apolar Imóveis, com mais de 10 mil acessos diários ao site e redes sociais, além de ter R$ 2 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas). Somente em março de 2023, são mais de quatro mil imóveis à venda com a impressionante marca de mais de 300 imóveis vendidos ao mês. Tudo realizado por 500 corretores altamente capacitados e especializados.
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