Renda Passiva
Compra de imóveis é uma estratégia promissora para obter renda passiva; conteúdo explica tendências| Foto: Freepik
  • Por Apolar
  • 13/11/2023 10:30
  • Atualizado em 06/11/2023 às 07:47

Ganhar dinheiro sem trabalhar pode acontecer com uma boa estratégia de renda passiva. Além dos investimentos no mercado financeiro que podem agregar valor para esse fim, a estratégia mais promissora e segura hoje é através da locação de imóveis. Devido à estabilidade e maior controle que esta modalidade oferece. Neste conteúdo abordamos mais a fundo esta questão. Confira!

O que é Renda Passiva?

Renda Passiva é o dinheiro que você ganha sem precisar trabalhar ativamente para recebê-lo. Por exemplo, se você aluga um espaço, você recebe uma mensalidade referente ao aluguel do ambiente. Aqui é um caso clássico de renda passiva.

Entender também o que é a ‘’Renda Ativa’’ e ‘’Renda Extra’’ ajuda a exemplificar ainda mais as características da Renda Passiva. Veja!

  • Renda Ativa: Dinheiro que advém do seu esforço direto como trabalho.
  • Renda Extra: Todo pagamento que você recebe além de sua fonte principal de renda, como trabalhos freelancers.

Como você pode ver, a renda passiva, não dispõe de nenhum esforço no seu cotidiano. Neste cenário, existem inúmeras formas de receber renda passiva, como os já mencionados aluguéis, royalties e, também, investimentos. Para uma investigação um pouco mais detalhada sobre cada uma delas conheça a seguir os principais tipos de renda passiva.

Tipos de Renda Passiva

São inúmeras as possibilidades de retorno financeiro através da renda passiva. Cada uma delas com suas próprias características. A seguir, reunimos uma lista com breves descrições:

  • Dividendos de ações: Parcela dos lucros distribuída aos acionistas de empresas listadas em bolsa de valores.
  • Dividendos de BDRs: Lucros obtidos ao investir em empresas estrangeiras por meio de BDRs.
  • Proventos de Fundos Imobiliários (FIIs): Rendimentos semelhantes aos dividendos de ações, porém provenientes de fundos que investem no mercado imobiliário.
  • Juros de aplicações financeiras: Rendimentos gerados por outros investimentos financeiros, como Tesouro Direto, CDBs, contas remuneradas, etc.
  • Tesouro Renda+: Um tipo de título público que rende acima da inflação, com pagamento do valor acumulado corrigido monetariamente em parcelas mensais ao longo de 20 anos na data de vencimento.
  • Aluguéis de imóveis próprios: Renda proveniente da locação de seus próprios imóveis para terceiros.
  • Outras fontes de renda passiva incluem:
    • Direitos autorais.
    • Royalties de propriedade intelectual (livros, músicas e patentes).
    • Renda de anúncios em canais do YouTube.
    • Posts patrocinados em redes sociais.
    • Infoprodutos, como e-books e cursos online.
    • Dropshipping.
    • Marketing de afiliados em blogs e sites.

Veja também | Quer fazer seu dinheiro render mais? Conheça 5 setores promissores para investir em 2023

Como viver de Renda Passiva?

Para conseguir o feito de viver de renda passiva, isto é, ter uma fonte de renda suficiente para cobrir as despesas mensais sem a necessidade de trabalhar, é necessário construir um patrimônio financeiro que gere uma renda com valor suficiente para suprir as necessidades financeiras.

Especialistas no assunto sugerem três fases para alcançar a renda passiva. Confira!

  • Acumulação: Inicialmente, suas economias são modestas. Nesse estágio, investidores jovens buscam diversificar e aceitam riscos, visando o longo prazo, enquanto acumulam patrimônio.
  • Multiplicação: Com um patrimônio crescente, o investidor almeja aumentar seus recursos e desenvolver estratégias para preservar o que conquistou.
  • Preservação e Aproveitamento: Na fase final, com renda passiva, o foco é proteger, manter e desfrutar do patrimônio e dos investimentos acumulados.

Mas afinal, por que a melhor forma de obter renda passiva, é através do aluguel de imóveis? Esta pergunta respondemos no tópico a seguir. Confira!

Melhor investimento para renda passiva de longo prazo

Atualmente, o investimento em imóveis tem se apresentado de modo muito promissor. Sendo uma das principais fontes de renda passiva duradoura. Para facilitar a compreensão, elencamos os principais motivos:

  • Aluguel de Propriedades Residenciais ou Comerciais: Investir em imóveis para uso comercial ou residencial é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo o poder da renda passiva. O investimento inicial não precisa ser tão alto, e existem várias opções de financiamento para obter capital. Além disso, a base de clientes é ampla, e a demanda por imóveis é estável, permitindo aos investidores obter aluguéis consistentes.

Conheça a plataforma online de vendas de imóveis da Apolar para conhecer um pouco mais sobre os empreendimentos deste mercado.

  • Valorização do Patrimônio: Além da renda mensal proveniente dos aluguéis, os imóveis têm uma tendência histórica de se valorizarem ao longo do tempo. Isso significa que você não só está gerando renda passiva, mas também está construindo um patrimônio sólido que pode crescer substancialmente ao longo dos anos.
  • Proteção contra a Inflação: Investir em imóveis também fornece proteção contra a inflação. O aluguel geralmente acompanha a inflação, permitindo que os investidores mantenham sua renda passiva estável e lucrativa, mesmo quando a inflação aumenta. Ou seja, você não vai sair perdendo mesmo em um cenário econômico ruim. 
  • Diversificação: A diversificação é uma estratégia-chave para criar uma renda passiva robusta. Investir em uma variedade de propriedades da Apolar, por exemplo, permite que você espalhe os riscos e crie um fluxo de caixa equilibrado. Com diferentes tipos de propriedades (lofts, studios, apartamentos comuns, casas, sobrados, e também a linha do Apolar Triple A de alto padrão). Com essa variedade, você pode adaptar sua carteira de renda passiva às suas metas e às condições do mercado.

Ou seja, comparado a outros modelos de obtenção de renda passiva, o aluguel de imóveis também se destaca pelo controle direto sobre o seu investimento. Você pode escolher as propriedades nas quais deseja investir, decidir sobre o valor do aluguel, selecionar cuidadosamente os inquilinos e fazer melhorias para aumentar o valor do seu ativo.

Saiba Mais | Balneário Camboriú é a melhor cidade do sul para investir em imóveis. Saiba por que 

Em resumo, enquanto outras formas de renda passiva tendem a ser mais voláteis, como investimentos em ações ou criptomoedas, o aluguel de imóveis tende a ser mais previsível e consistentes ao longo do tempo. Então se você busca aliar segurança com renda passiva, investir em imóveis é o melhor caminho.

Portanto, se o seu interesse é viver de renda passiva, recomendamos você a realizar um investimento em imóveis. E para investir com mais segurança, certamente escolher a Apolar, imobiliária referência do sul do Brasil, com mais de 50 anos no mercado, é a melhor solução.

Os empreendimentos lançados pela Apolar são completos e um verdadeiro sucesso de vendas e atraem interessados na locação do espaço, diariamente dado a qualidade dos projetos e imóveis selecionados pela imobiliária. E tem mais: com a Apolar, o investidor não precisa ter medo. A empresa auxilia em todo o processo de compra de um imóvel, entregando uma documentação confiável para você.

Ficou interessado? Acesse o site da Apolar e aproveite a oportunidade de fazer seus investimentos trabalharem para você. Confira!

-

Plus: Caso queira saber mais sobre outras formas de ganhar dinheiro com o mercado imobiliário, conheça sobre o mercado de Franquias Imobiliárias!