Abertura da ExpoApras 2023: programação do congresso terá grandes nomes para debater economia, tecnologia, sustentabilidade, comportamento do consumidor, entre outros temas.
Abertura da ExpoApras 2023: programação do congresso terá grandes nomes para debater economia, tecnologia, sustentabilidade, comportamento do consumidor, entre outros temas.| Foto: Priscilla Fiedler
  • Por Associação Paranaense de Supermercados Apras
  • 18/04/2023 19:41

Os dias 18, 19 e 20 de abril marcam a realização da 40ª edição da tradicional Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, a ExpoApras que a partir de 2023 deixa o antigo nome Mercosuper para assumir e reforçar o nome da entidade que a promove, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). “Pensando em modernizar ainda mais a nossa feira e adotar uma identidade visual que carregue a essência do evento, decidimos inovar com um nome que aproveitasse a força da nossa instituição”, afirma o presidente da Apras, Carlos Beal. O Expotrade, em Pinhais, vai receber o evento, considerado um dos maiores e mais renomados no segmento supermercadista brasileiro.

ExpoApras 2023 reúne mais de 300 expositores e atrai cerca de 30 caravanas de todo o Estado.  Foto: Priscilla Fiedler.
ExpoApras 2023 reúne mais de 300 expositores e atrai cerca de 30 caravanas de todo o Estado. Foto: Priscilla Fiedler.

Este ano serão mais de 300 marcas expositoras com os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo. Grandes nomes da indústria, como a AMBEV, Coca-Cola, Nestlé, Seara, Friboi, Frimesa, Marquespan e Cooperativa Lar, têm espaço de destaque nos corredores do pavilhão.  Conforme a entidade, a edição de 2022 registrou um crescimento de 50% em relação ao ano anterior, registando cerca de R$ 600 milhões em negócios e, para 2023, a expectativa é crescer mais de 20%.

“Nós estamos muito otimistas, porque conseguimos trazer o pequeno e o médio varejista para Curitiba. São mais de 30 caravanas que vieram do interior. Nosso papel como entidade é levar conhecimento e relacionamento ao pequeno. Essa feira é de tecnologia, de relacionamento, conhecimento e, principalmente, de inovação e negócios”, afirma Carlos Beal.

Carlos Beal, Presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras): otimismo com o mercado supermercadista paranaense. Foto: Priscilla Fiedler.
Carlos Beal, Presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras): otimismo com o mercado supermercadista paranaense. Foto: Priscilla Fiedler.

Além das grandes marcas, a feira tem espaço para cooperativas, produtos orgânicos e para a Ceasa-PR. “Estreitar relacionamentos com outros setores é essencial para que todos estejam engajados no mesmo propósito, que é levar produtos de qualidade e a preços competitivos à população”, destaca.

O setor supermercadista paranaense recebe por dia 2,7 milhões de clientes em quase 5 mil lojas e gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos. Em 2021, o segmento movimentou R$ 60 bilhões no Estado, o que representou uma fatia de 9,9% do faturamento do setor no Brasil.

Presença argentina

Para estreitar o relacionamento entre o varejo paranaense e as indústrias da Argentina, a ExpoApras terá um novo espaço na feira com cerca de 50 empresas do país vizinho. A área, que terá aproximadamente 300 m², conta com diversas marcas de produtos variados, enlatados e in natura. O novo espaço é o resultado de uma parceria entre a Apras e a Confederação das Médias Empresas da Argentina, que conta com 1.600 associações que congregam diversas empresas de todas as regiões do país.

O objetivo da iniciativa é de dar a oportunidade para que os visitantes conheçam e estabeleçam parcerias comerciais com a indústria argentina. “Queremos trazer esses produtos para cá com negociações melhores e acrescentar no mix de importados itens que ainda não conseguimos encontrar nas gôndolas dos supermercados paranaenses. Além disso, temos um cenário favorável para a importação em função dos impostos aplicados para países do Mercosul”, aponta Carlos Beal.

Programação diversificada 

Voltada para varejistas, indústrias, fornecedores e profissionais do segmento, a ExpoApras conta com uma programação de palestras, fóruns e painéis realizados no congresso com debates importantes, sendo relevante para profissionais de diversos departamentos das empresas, como o Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Administrativo, Financeiro, entre outros. Serão mais de 50 palestrantes, que versarão sobre tendências, inovações e cenários do varejo. As palestras magnas do evento serão proferidas por palestrantes de renome, como Ricardo Amorim, Romeo Busarello, Arthur Igreja e Marcos Piangers. A programação completa do evento, bem como as inscrições para acesso à exposição e congresso, podem ser acessadas no site https://www.apras.org.br/expoapras/.

Tecnologia e o futuro dos supermercados

O olhar da Apras para o consumidor e seu comportamento é constante. Conforme apontado por Carlos Beal, o desafio dos varejistas é entender as necessidades do consumidor para definir as estratégias do negócio. “Hoje, o consumidor é multicanal e quer escolher como e onde comprar. Cabe aos supermercadistas se adaptarem ao novo perfil de compra e se anteciparem aos possíveis cenários do futuro.”

Um dos palestrantes principais do evento, Arthur Igreja, abordará o tema “Transformação digital, o novo consumidor”, no dia 20 de abril, às 13h30. Para ele, o varejo está cada vez mais integrado e o digital é essencial, mas não é tudo. “Essa visão holística do varejo é fundamental, a busca por integração dos canais”, aponta Igreja.

Ele acrescenta que o consumidor do futuro busca conexões mais profundas com as marcas, tenta entender a história daquela empresa, o que ela faz de diferente e se isso bate com os seus valores pessoais. Ao mesmo tempo, é um consumidor com muito acesso à informação, o que o torna mais exigente. “É essencial se ter um senso absoluto de excelência, pois, em um deslize, esse consumidor pode ser perdido. É um desafio muito maior para a fidelização”, destaca.

Após o período de pandemia em que os empresários acabaram ficando na defensiva, 2022 foi o ano do varejo apostar na retomada, de investir em novas lojas, reformar as antigas e de buscar ferramentas para conhecer mais o cliente. Para Tiago Nascimento, diretor comercial da RP Info, uma das expositoras da ExpoApras, mais do que relatórios superficiais, os varejistas querem cruzar dados e olhar para o consumidor, por isso, o software virou o coração da evolução do varejo.

Pensando na demanda por tecnologia, a ExpoApras terá um supermercado tecnológico montado dentro do estande da RP Info. Denominado de HIPELAB, o espaço reunirá as principais soluções e novidades para o varejo, entre elas, o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente.

Outra inovação presente no estande é o Cupom Verde, uma solução digital que substitui o cupom em papel. Além de ser sustentável, a novidade também oferece praticidade e segurança ao consumidor, já que o arquivo eletrônico tem validade documental para trocas, devoluções e garantias.

O Espaço foi idealizado para apresentar o HIPELAB, um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center - o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo, localizado em Curitiba, no coração do Vale do Pinhão.