Você sabia que o Brasil é o maior produtor de café do mundo há 150 anos? São 2,2 milhões de toneladas produzidas por ano, com maior área nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
O Brasil é referência em quantidade e também em qualidade. Cerca de 70% do café brasileiro é exportado, sendo boa parte dos grãos utilizados para fazer cafés especiais.
Café tradicional e café especial: qual a diferença?
Não dá para dizer que café é tudo igual. A diferença começa desde a escolha e separação dos grãos. O café tradicional é composto por um misto de grãos: os de espécie arábica que são ricos em sabor, os de espécie robusta e até 20% de grãos considerados defeituosos, como pretos, verdes ou ardidos. Esta composição influencia em sua cor, torra e sabor.
A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) certifica o café tradicional que respeita as quantidades recomendadas como o café do dia a dia, com qualidade recomendável e custo acessível.
O café especial começa a ser preparados desde o plantio, com a escolha cuidadosa do solo, clima, colheita e toda a produção. A composição do café especial deve ser 100% do grão da espécie arábica, que é mais aromático e saboroso, sem grãos defeituosos. Além disso, os produtores de cafés especiais também são sustentáveis, pois procuram em todo o processo produtivo o cuidado com questões sociais e ambientais.
Ao escolher o café especial, você percebe a diferença na riqueza de sabores, tornando uma xícara de café como uma verdadeira experiência gastronômica.
Além disso, existem também outras classificações, como café gourmet e o café superior. O que os diferencia é a nota de qualidade global de cada um deles, de acordo com os parâmetros da ABIC. Confira como é esta pontuação:
Café tradicional – Nota 4,5 a 6
Café superior – Nota 6 a 7,3
Café Gourmet – Nota 7,3 a 10
Café Especial – Nota 10
Apenas os cafés que atingem a nota máxima da classificação da ABIC podem ser considerados cafés especiais.
O que combina com café?
Você prefere tomar apenas o café ou sempre acompanhado de algo para comer? Além do inseparável pão francês e manteiga, o café combina com vários outros lanches especiais.
Confira as nossas dicas com os melhores acompanhamentos para um bom café:
- Doces e sobremesas: o amargo do café combina muito com doces, como chocolates, biscoitos, bolos e até na composição de sobremesas, como o tiramissu. Boa parte das pessoas também gosta de incluir o chocolate na própria bebida, como o mocaccino.
- Salgados: uma xícara de café acompanha bem vários tipos de pães, pão de queijo, tortas salgadas. Café e salgados com queijo fazem uma combinação super especial. Experimente!
Em Curitiba, você encontra cafés especiais e os melhores acompanhamentos da panificadora Aquarius, que fica aberta 24 horas. Confira o cardápio aqui.