A torta alemã: uma das sobremesas mais apreciadas pelos paranaenses.
A torta alemã: uma das sobremesas mais apreciadas pelos paranaenses.| Foto: Divulgação
  • Por Aquarius Panificadora
  • 10/03/2023 09:41

A multiculturalidade do Brasil se reflete na culinária. Basta observar a origem de pratos, doces, tortas e salgados que são consumidos no dia a dia: podemos começar o dia com um misto quente, almoçar uma massa recheada, comer uma torta alemã de sobremesa e, à noite, jantar sushi.

Modificações de ingredientes nesses pratos fazem parte da adaptação pela qual todas as manifestações culturais passam ao chegar em um novo território. O importante é saber que, mesmo diferentes, elas continuam deliciosas! E nem é preciso sair de Curitiba para provar os sabores do mundo.

Listamos alguns pratos com influência de outros países que você pode encontrar nas melhores panificadoras e restaurantes de Curitiba:

Torta alemã

A história conta que uma imigrante alemã no Brasil queria muito provar novamente um doce típico de seu país. A falta de ingredientes específicos não foi um problema. Com algumas adaptações, ela chegou à receita de torta alemã que conhecemos hoje: uma espécie de pavê em que as bolachas são intercaladas com creme amanteigado e finalizado com ganache de chocolate.

Rabanada

Se bater aquela vontade de comer rabanada e não tiver tempo de fazer, pode encontrar na panificadora Aquarius.
Se bater aquela vontade de comer rabanada e não tiver tempo de fazer, pode encontrar na panificadora Aquarius.| Foto: Divulgação

O pão amanhecido nunca foi tão delicioso. De origem portuguesa, o pão dormido é embebido em leite, empanado em ovo, frito e passado no açúcar e canela. Na Inglaterra, o preparo se chama “eggy bread” e nos Estados Unidos, “french toast”.

Você pode degustar a rabanada única da Aquarius, que em vez de utilizar pão amanhecido, é feita com uma baguete produzida especialmente para a iguaria, com um toque secreto da panificadora, que dá ao doce um sabor diferente do que está disponível em doçarias e panificadoras de Curitiba.

Deu vontade de provar? Então não perca o Festival de Rabanadas da Aquarius. Que acontece mensalmente e que, neste mês, apresenta sabores inéditos, como Romeu e Julieta, Creme da Casa, Creme de Avelã e outros.

Éclair

O doce tem origem francesa, mas ganhou o coração dos brasileiros com o nome de bomba.
O doce tem origem francesa, mas ganhou o coração dos brasileiros com o nome de bomba.| Foto: Divulgação

Este doce francês que “explode” na boca é conhecido no Brasil como bomba. A massa choux é recheada com creme de confeiteiro, doce de leite ou chocolate e finalizada com uma cobertura que forma uma casquinha. Há também a versão menor, conhecida como carolina.

É claro que além de sobremesas e doces, produtos de panificação também aportaram no Brasil:

Pão português

Pão português, também conhecido por folar, é típico da época de Páscoa.
Pão português, também conhecido por folar, é típico da época de Páscoa.| Foto: Divulgação

O folar é um pão português salgado, preparado no período de Páscoa. O recheio varia de acordo com a região do país, mas geralmente contém calabresa, queijo e azeitonas, mesma combinação que se encontra com frequência no Brasil.

A Aquarius conta hoje com 90 tipos de pães, todos feitos com massa de fermentação longa e natural, incluindo o Pão da Vovó, tradicional pão branco, macio e capaz de reativar no consumidor a memória afetiva daquele pão assado pela avó no forno de casa.

Misto quente

Um bom misto quente é feito com pão de forma tostado, muito queijo derretido e presunto de qualidade.
Um bom misto quente é feito com pão de forma tostado, muito queijo derretido e presunto de qualidade.| Foto: Divulgação

A combinação de pão tostado, queijo e presunto aparece pela primeira vez no cardápio de uma cafeteria francesa no início do século 20. Por lá, é comum que seja finalizado com molho branco e gratinado ao forno, o chamado croque monsieur. No Brasil, o sanduíche é um clássico feito na chapa em padarias e lanchonetes, ou ainda na forma de alumínio, direto na boca do fogão de casa.

Stolen

O Stolen, o panetone alemão feito pela Aquarius, fez tanto sucesso entre os clientes que hoje é servido durante todo o ano.
O Stolen, o panetone alemão feito pela Aquarius, fez tanto sucesso entre os clientes que hoje é servido durante todo o ano.| Foto: Divulgação

O panenote alemão é uma das maravilhas do natal. Quem resiste a um panetone, em qualquer época do ano? O Stolen começou a ser consumido no período de festas natalinas e hoje é um dos carros-chefe da Aquarius, servido durante todo o ano.

Hambúrguer

O preparo surgiu nos Estados Unidos, mas hoje o hambúrguer é um sanduíche que se encontra no mundo todo.
O preparo surgiu nos Estados Unidos, mas hoje o hambúrguer é um sanduíche que se encontra no mundo todo.| Foto: Divulgação

Um disco de carne moída feita na brasa, com queijo derretido em um pão macio é o clássico cheeseburguer dos dias atuais. O hambúrguer surgiu no final do século 19 nos Estados Unidos, como um jeito prático de fazer uma refeição. O sanduíche pode ter também versões com salada, bacon e outras combinações de condimentos e picles.

Se você é fã do hambúrguer, vale a pena experimentar o hambúrguer suíço. Espécie de evolução do cheeseburger, na receita da Aquarius este sanduíche conta com hambúrguer artesanal 180g da casa, queijo gruyère, salada de rúcula, tomate seco e um cremoso de maionese também próprio da panificadora.

Agora, se você é mais tradicional, o hambúrguer americano servido na Aquarius conta com 180g de hambúrguer Aquarius artesanal, queijo provolone, salada de rúcula e cebola roxa. É o sanduíche que conquista na primeira mordida.

Pizza

A pizza de Marguerita da Aquarius, feita com massa de fermentação natural e lenta, mais saborosa e nutritiva.
A pizza de Marguerita da Aquarius, feita com massa de fermentação natural e lenta, mais saborosa e nutritiva.| Foto: Divulgação

Com registros do início do século 17, a pizza é uma evolução do pão. Sobre a massa que ia ao forno, diversos povos europeus colocavam carnes e outros produtos de sua região. A pizza com mais proximidade ao que conhecemos hoje é da região onde hoje fica Nápoles, com molho de tomate e queijo como base dos recheios.

Com o passar do tempo, a pizza foi ganhando variações de sabores e até de formas – há quem sirva pizza quadrada! Atualmente, os cardápios das pizzarias, restaurantes e panificadoras já oferecem pizzas doces, de frutas e chocolate, por exemplo.

Na Aquarius, todas as pizzas são produzidas com massa de fermentação natural e lenta, sem adição de conservantes no fermento. As massas descansam por um intervalo que vai de 48h a 72h, para só então receberem os recheios. Esse processo garante mais biodisponibilidade de vitaminas e minerais, que tornam o alimento mais nutritivo.

Entre as pizzas preferidas dos clientes da panificadora estão a Aquarius (mix de sementes, molho de tomate da casa, queijo muçarela e linguiça blumenau), a Camponesa Especial (molho branco da casa, queijo muçarela, fatias de bacon, cogumelo champignon e milho verde), e a Vegetariana com Grãos (mix de sementes, molho de tomate da casa, queijo de búfala, brócolis e abobrinha).

Somadas a todas essas delícias com origens em países e culturas diferentes, a Aquarius ainda oferece, de segunda a sexta-feira, pratos típicos de outros países durante o almoço. Às terças-feiras, por exemplo, a especialidade é comida mexicana; às sextas, o buffet serve o melhor da gastronomia árabe. E enquanto o buffet oferece as comidas típicas de cada país de acordo com o dia da semana, apresenta também outras opções de pratos quentes, para quem prefere ficar no almoço tradicional.

Na panificadora Aquarius, você encontra todos os itens acima, e o melhor, a qualquer hora. A Aquarius é uma das pioneiras no sistema 24 horas e atende também por delivery. Além dos doces e pães com influência de culinárias internacionais, a Aquarius também oferece buffet de almoço, hambúrgueres, pizzas artesanais e uma grande variedade de bolos e lanches.

Confira o cardápio da Panificadora Aquarius.