Passado o feriado prolongado de Carnaval, a Páscoa é a próxima festa muito esperada por todos. Não só pelos dias de folga no trabalho e na escola, mas por outros motivos especiais: para os judeus, a data é a celebração da liberdade do povo hebreu depois de um período bastante longo de escravidão no Egito. Para os cristãos, é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo. E para todos, é uma data para saborear delícias culinárias.
Algumas dessas delícias já viraram verdadeiras tradições. Uma delas é o Bacalhau. No Brasil e em Portugal, por exemplo, é quase obrigatório, entre muitas famílias, ter o prato em pelo menos uma das refeições no domingo de Páscoa.
Outro prato que, para muitos, principalmente os cristãos, é necessário ser consumido durante o domingo de Páscoa é o cordeiro. O animal representa a ressurreição, fazendo uma menção direta à figura de Jesus, chamada na Bíblia de o “cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”. Já que na Sexta-feira Santa alguns cristãos preferem não consumir carne, em memória à crucificação, o cordeiro se transforma na refeição que exalta a ressurreição.
Se você respeita tradições e gosta de desfrutar das delícias do período, a Panificadora Aquarius preparou um menu especial de almoço para a data. Na Sexta-Feira Santa, ou da Paixão, o menu para o almoço no buffet inclui:
- Bacalhau com natas
- Camarão Paulista
- Cordeiro marroquino
- Filé argentino
- Coxa na cerveja preta
Já no Domingo de Páscoa, as opções para o almoço são:
- Bacalhoada
- Picanha alho e óleo
- Filé argentino ao molho madeira
- Salmão ao molho de maracujá
- Pernil à pururuca
- Ballotine recheado
- Camarão ao molho branco
Colomba Pascal
Outro item de dar água na boca é a Colomba Pascal. Pão doce em forma de pomba, é um produto tradicional na Páscoa italiana. Bastante parecido com o Panetone, conta com massa areada e recheio feito de lascas de frutas secas – a laranja cristalizada como a principal delas – e alguns cremes, como o chocolate. A tradição orienta que a Colomba seja servida no café da manhã do Domingo de Páscoa. É assim que acontece em boa parte dos países europeus. No Brasil, é servida também como sobremesa do almoço de Páscoa.
Mas são os ovos de Páscoa as estrelas da celebração. A história conta que os ovos de chocolate derivam de uma tradição cujo início remete à França do século 12. Após retornar da segunda cruzada, o rei Luiz VII foi recebido com festa e com produtos típicos das terras exploradas. Entre eles, ovos. A data da volta do rei coincide com o jejum da Quaresma.
A festa deu origem a uma tradição de oferecer ovos feitos de diversos materiais – incluindo vidro e madeira – como presentes. Séculos depois, as pâtisseries francesas criaram então os ovos de chocolate.
A Colomba Pascal é algo especial para a Aquarius. Feita com uma massa artesanal, receita de família, daquelas que vão passando de geração em geração, é produzida com o objetivo de adoçar ainda mais o paladar de quem a experimenta, oferecendo sabor e aroma únicos, feita para derreter na boca.
Compras e encomendas das colombas podem ser feitas pelo WhatsApp Aquarius.
Ovos de Páscoa de colher
Outras das delícias preparadas pela Aquarius para a Páscoa são os ovos de chocolate. Em um formato ainda mais saboroso: feitos para comer com colher. Confira a lista das opções já disponíveis para compra.
Ovo de Colher para crianças
Ovo de Colher Sensação de Morango
Ovo de Colher de ninho com Nutella
Ovo de Colher de Redvelvet
Ovo de Colher de Bolo de Cenoura
Todos as colombas estão disponíveis na loja, e os ovos de colher podem ser encomendados pelo WhatsApp da panificadora.
A Panificadora Aquarius funciona 24 horas, de domingo a domingo. Para mais informações, acesse o site da panificadora e siga na redes sociais, pelo Instagram e Facebook.
O endereço é Avenida Erasto Gaertner, 363, Bacacheri. Encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp Aquarius.