O primeiro passo para tratar a perda auditiva é realizar os exames adequados.| Foto: Shutterstock
  • Por Audiba | Aparelhos Auditivos em Curitiba
  • 06/09/2022 17:47
Ouça este conteúdo

Os exames auditivos são essenciais para determinar se você realmente tem perda auditiva e se precisa de um aparelho auditivo. Por meio desses exames, realizados por um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo, é possível determinar a condição da perda auditiva e procurar o melhor tratamento para o caso.

Audiometria

O exame mais popular é a audiometria, uma avaliação rápida, em que o paciente fica em uma cabine acústica com um fone de ouvido. O objetivo é saber em qual intensidade a pessoa consegue reconhecer sons puros e se é capaz de reconhecer os sons da voz.

Existem alguns tipos de audiometria. Em jovens adultos, temos as audiometrias tonal e vocal. Pode ser realizada a audiometria condicional em bebês de 0 a 2 anos, e a infantil condicionada em crianças de até 5 anos.

Na audiometria tonal, é avaliada a intensidade mais baixa que o paciente consegue ouvir tons puros. O exame é feito com sons emitidos tanto pelo ar, quanto pelo osso do crânio. É possível estimar o grau e o tipo de perda auditiva.

A audiometria vocal completa a tonal. Neste exame, é analisado quão bem o paciente consegue perceber os sons da fala, por meio da exposição e repetição de palavras. Nas audiometrias infantis, os exames são modificados: a criança pode dar uma resposta combinada ou o especialista observa a reação da criança aos sons.

Imitanciometria ou Impedanciometria

As audiometrias são exames que dependem da participação do paciente, portanto, são subjetivas. Por isso, também pode ser aplicada a imitanciometria, um procedimento simples que dura cerca de 1 hora e que pode ser feito em pacientes de todas as idades.

Este exame é dividido em duas partes. Na primeira, a timpanometria, é avaliado como está o tímpano do paciente. Uma pequena sonda é colocada na orelha externa, que vai ser capaz de dizer como está acontecendo a passagem de som por todo o trajeto do ouvido.

A segunda parte, a pesquisa de reflexos acústicos, avalia desde a orelha média até a região mais interna do ouvido. Ela serve para indicar se o paciente tem dificuldades para processar sons ou para separar os ruídos das vozes.

BERA ou PEATE

O PEATE, sigla que significa Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral, é um teste que avalia a totalidade da via auditiva: desde o nervo auditivo até o tronco encefálico. É um exame objetivo, que não depende da resposta do paciente.

Quando não é possível fazer a audiometria ou seu resultado é inconclusivo, o PEATE é feito. O paciente não pode se mexer e deve tentar não mexer nem os olhos, enquanto usa um fone de ouvido para que ele possa ouvir sons. Eletrodos são colocados na cabeça e são eles que vão dizer como está a audição do paciente.

Este exame também pode ser feito em crianças e bebês, mas é recomendado que os pequenos estejam dormindo.

Emissões otoacústicas

Este teste costuma ser realizado em crianças e é conhecido como o “teste da orelhinha”. Logo que os bebês nascem, o teste de emissões otoacústicas é feito junto de uma série de outros exames para checar a saúde dos bebês.

O exame serve para verificar a integridade auditiva dos recém-nascidos e dura cerca de 10 minutos. No teste, o médico coloca um aparelho na orelha do bebê enquanto ele está dormindo. O aparelho emite sons e detecta o retorno destes sons.

O exame de emissões otoacústicas também pode ser feito em adultos com problemas mais simples, como zumbidos, dores ou irritações.

O que você deve fazer se tiver sintomas de perda auditiva?

Se você ouve zumbidos, tem dificuldade em separar vozes de ruídos ou apresenta outros sintomas de perda auditiva, o ideal é procurar um especialista.

A AUDIBA conta com uma equipe de profissionais especializados, que farão a avaliação diagnóstica com muita empatia e acolhimento. Além disso, você pode realizar a avaliação, o diagnóstico e a adaptação ao aparelho auditivo de uma vez.

A AUDIBA tem unidades em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês, em Araucária e em Campo Largo. Você também pode encontrá-los no Instagram e Facebook.