O aparelho auditivo é o grande aliado da pessoa que sofre com perda auditiva. Além de trazer segurança, ele ajuda a manter sua saúde física e mental elevadas.
Ouvir bem aumenta confiança e autoestima, ajudando a evitar o isolamento social causado pela perda auditiva. Também diminui em muito o cansaço causado pelo esforço de tentar separar os ruídos e chiados das vozes dos filhos, netos e amigos. O aparelho auditivo fornece qualidade de vida.
Quem sofre com perda auditiva não precisa mais se preocupar com aparelhos grandes e que não se encaixam direito no ouvido, pois as tecnologias atuais permitiram modelos que levam em conta as necessidades de cada um.
Esses modelos de aparelhos se diferenciam pela sua posição no ouvido e podem ser recarregáveis ou não. Com tantas opções, trazemos um pouquinho sobre as mais conhecidas para que você possa se informar melhor sobre o assunto.
Aparelho interno
O aparelho interno, ou intracanal, fica completamente dentro do ouvido do usuário e é invisível para o resto do mundo. Ele é personalizado, feito para seu ouvido e com ajuste único. Por isso, seu encaixe é ergonômico e confortável.
O aparelho é de uso diário e deve ser retirado no fim do dia para manter a boa saúde e higiene do ouvido. É o modelo mais indicado para quem sofre de perdas leves a moderadas e quer uma solução discreta e prática.
Aparelho externo
O aparelho externo, também conhecido como retroauricular, é o modelo mais popular. Nesse aparelho, uma caixinha fica situada atrás da orelha, enquanto o molde personalizado fica dentro do ouvido e potencializa o som externo.
Não pense nele como espaçoso: os modelos atuais são práticos e podem até ser quase invisíveis, com o circuito atrás da orelha do tamanho de um grão de feijão.
Pode ser utilizado por quem sofre com qualquer necessidade auditiva, mas é mais indicado para casos moderados a graves.
Aparelhos recarregáveis
Hoje, não há mais necessidade de se preocupar em trocar a pilha dos aparelhos. Existem aparelhos recarregáveis, que só precisam ser encaixados na unidade de carregamento enquanto você dorme.
As baterias têm maior vida útil e são funcionais, sendo mais fáceis de usar do que trocar as pilhas. Os aparelhos recarregáveis também contam com ajuste remoto: não é mais preciso se atrapalhar com os botões do aparelho no ouvido.
Saiba como comprar seu aparelho auditivo
Se você acredita que não está ouvindo bem, ou ouve ruídos e chiados, este é o momento de fazer uma avaliação auditiva. A avaliação identifica problemas auditivos e é o primeiro passo para o tratamento.
Para saber qual aparelho é mais indicado para você, é necessário analisar não só o grau de perda auditiva, mas também seu estilo de vida, preferências pessoais e estéticas e poder financeiro.
A AUDIBA, além de possuir os menores e mais discretos aparelhos, conta com uma equipe de profissionais que são capazes de auxiliar em todo o processo: o diagnóstico, o tratamento e a adaptação ao aparelho auditivo.
A AUDIBA tem unidades em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês, em Araucária e em Campo Largo. Você também pode conhecer mais no Instagram e Facebook.