Nem sempre nossa audição funciona como gostaríamos e ouvir mal não é um problema que afeta apenas idosos. A perda auditiva tem várias possíveis causas, que podem gerar danos e afetar um ou ambos os ouvidos.
Perda auditiva condutiva
Este é o tipo mais comum de perda auditiva e ela ocorre na parte externa do ouvido, podendo ser tanto permanente quanto temporária.
Acúmulo de cera e doenças infecciosas são as principais responsáveis pela chamada surdez temporária. Se você for corretamente diagnosticado e tratado pelo médico, pode haver recuperação total da audição.
Várias doenças e infecções podem causar a perda permanente de audição. É uma complicação da meningite e de outras doenças mais comuns, que nem sempre têm relação com os ouvidos, como a diabetes e a pressão alta.
Infecções no ouvido podem perfurar o tímpano: uma dor de ouvido repentina, que pode vir com sangramento, causar perda auditiva e zumbido no ouvido.
Perda auditiva neurossensorial
Esse tipo de perda acontece quando as células localizadas no interior do ouvido estão danificadas e, geralmente, é permanente. Pessoas que trabalham nas ruas, como policiais, agentes de trânsito ou construtores, e músicos são os mais afetados por esse tipo de perda. A exposição frequente aos ruídos altos aumenta a chance de perda auditiva.
Essa perda também pode ser causada pela idade, impedindo que pessoas mais velhas ouçam bem sons mais suaves e agudos. Nesse caso, como é mais gradativa, acaba sendo menos percebida pela pessoa.
A perda neurossensorial também pode ser resultado de um trauma acústico, quando um dano é causado no ouvido devido a um barulho extremamente alto e repentino. Explosões e disparos de fogos de artifícios são exemplos que podem causar danos permanentes ao ouvido.
Perda auditiva mista
A perda auditiva mista ocorre quando há uma combinação das razões que geram as perdas neurossensorial e condutiva.
Perda auditiva neural
O tipo mais grave de perda auditiva, a perda neural é permanente e ocorre quando o nervo auditivo está danificado ou ausente. Devido à falha no nervo, o aparelho auditivo não é recomendado como tratamento.
Principais sintomas da perda auditiva
- Ouvir com clareza;
- Aumentar o volume de eletrônicos frequentemente;
- Pedir que as pessoas falem mais alto;
- Dificuldade para conversar no telefone ou em lugares públicos com muitos ruídos;
- Zumbido no ouvido
Se estiver apresentando esses sintomas, você pode agendar uma avaliação auditiva com exame de audiometria, no qual é avaliada a capacidade do paciente de reconhecer e ouvir sons.
Existe cura para a perda auditiva?
Infelizmente, a maior parte dos casos de perda auditiva não podem ser curados. No entanto, a maioria das ocorrências de perdas auditivas podem ser tratadas com o uso dos aparelhos auditivos.
Na AUDIBA, é possível identificar o seu tipo de perda auditiva e o melhor tratamento para o caso. A avaliação diagnóstica é feita com muito acolhimento e empatia.
Com unidades em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês, em Araucária e em Campo Largo, a AUDIBA possui uma equipe profissional que acompanha o paciente na adaptação do aparelho. Você também pode encontrá-los no Instagram e Facebook.