Um tímpano perfurado é um buraco ou pequeno rasgo no tecido fino da membrana que separa o canal auditivo do ouvido médio ou tímpano. Essa perfuração pode levar à perda auditiva e deixa o ouvido médio vulnerável às infecções.
Na maior parte dos casos, existe cura para o tímpano perfurado. Primeiro, é preciso saber o que causou a perfuração, para então, por meio de exames com equipamentos apropriados, ser possível saber o grau da perfuração. Em alguns casos, o tímpano se recupera por conta própria, enquanto casos mais graves podem precisar de cirurgia.
Quais são os sintomas?
Os sinais e sintomas de tímpano perfurado podem incluir perda auditiva repentina, dor no ouvido, corrimento de muco ou sangue saindo do ouvido, acúfeno, vertigem e tontura ou náusea por causa da vertigem.
Quando devo procurar um médico?
Se você tem sinais ou sintomas de tímpano perfurado, é necessário que você procure um otorrinolaringologista de confiança para avaliar o caso. Os ouvidos médio e interno são estruturas delicadas que são sensíveis aos machucados. É importante entender o que está causando os sintomas para saber se há uma perfuração.
O médico também pode procurar por sinais de uma infecção. Se presente, deve ser tratada com os medicamentos adequados para que o tímpano possa ser curado.
O que fazer em caso de perfuração timpânica
Caso o diagnóstico seja confirmado, o médico é o profissional que irá orientar para que o problema possa ser tratado da maneira adequada. No geral, o paciente deve tomar alguns cuidados para impedir que o caso se agrave.
É importante não cutucar o ouvido, evitando cotonetes e coçar a parte interna, pois isso pode causar a proliferação de fungos e bactérias. Também deve-se tomar o cuidado de não deixar entrar água e sujeira, por isso praias e piscinas devem ser evitadas.
Em casos de perfurações menores, pode levar de algumas semanas a dois meses para se curar. Nesses casos, pode ser necessário usar um tampão para melhorar a cicatrização do tímpano e manter a região limpa. Caso o tímpano não tenha cicatrizado em dois meses, o médico deve ser procurado novamente.
Se o caso for moderado ou se houver algum sinal de infecção, o médico pode recomendar o uso de remédios orais ou para serem pingados no ouvido. Deve-se seguir à risca as recomendações medicamentosas para garantir uma cicatrização boa.
Nos casos mais graves, em que há fratura nos ossos do ouvido ou em que o tímpano não está cicatrizando no tempo adequado, o médico pode recomendar uma cirurgia de reconstrução.
Cuidando da saúde auditiva
Com o acompanhamento médico certo, o tímpano perfurado pode ser tratado sem sequelas. Para se resguardar de problemas, é importante cuidar da saúde do seu ouvido e procurar um médico assim que apresentar algum sintoma.
Ter as informações corretas e procurar ajuda já no começo do problema é a melhor maneira de cuidar da sua saúde auditiva. A AUDIBA conta com uma equipe de especialistas que podem ajudar na adaptação do aparelho auditivo com acompanhamento do médico.
A AUDIBA conta com profissionais receptivos e treinados para tratar com empatia os casos de possível perda auditiva, que podem avaliar a perda e ajudar no diagnóstico do problema.
Eles estão preparados para seguir o paciente por todo o processo de adaptação do aparelho auditivo. Você pode encontrá-los nas unidades físicas, em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês, em Araucária e em Campo Largo. Acesse também o Instagram e Facebook.