Ouvir um zumbido como vento no ouvido é incômodo e indica outros problemas.| Foto: Shutterstock
  • Por Audiba | Aparelhos Auditivos em Curitiba
  • 03/10/2022 17:01
Ouça este conteúdo

Ouvir um barulho de vento no ouvido constantemente, como um zumbido, pode ser um incômodo muito grande. Essa sensação é geralmente uma percepção auditiva “fantasma”, pois não tem uma fonte real externa e é percebida apenas pelo paciente.

É um problema bastante comum, que pode aparecer em pessoas de qualquer idade. No entanto, é mais frequente em idosos e pessoas que estão sofrendo com perda auditiva.

Essa percepção se chama tinnitus e o paciente pode ouvir esse zumbido como vários sons diferentes: um toque musical, chiados ou barulhos da natureza, como vento, cachoeira ou insetos. O som pode ser ouvido em um ou ambos os ouvidos, pode não ser constante ou pode ser ouvido o tempo todo.

Tinnitus é, na verdade, um sintoma. Como só o paciente consegue ouvir o som, acaba dificultando o diagnóstico do que está causando esse distúrbio. Mas, para muitas pessoas, o zumbido melhora assim que a causa é tratada e existem tratamentos que tornam o chiado muito menos perceptível.

Principais causas

Por ser um sintoma que indica algum problema no sistema auditivo, o tinnitus pode ter uma ou várias causas. As causas mais simples para o distúrbio, por exemplo, é o acúmulo de cera bloqueando o canal auditivo.

Também pode estar associado a alguma doença metabólica, como a diabetes. Cerca de metade das pessoas diagnosticadas com diabetes sofrem com algum tipo de problema auditivo, e por ser uma doença que causa inflamações, os sintomas podem ser acelerados.

Fatores emocionais, como estresse e ansiedade, podem também causar o zumbido no ouvido. A relação entre tinnitus e o estresse é complicada, pois a ansiedade pode levar a esse distúrbio e a presença do zumbido acaba por aumentar os níveis de estresse do paciente.

Outra possível causa é a alimentação desregulada. Consumir substâncias como café, chocolate e outros estimulantes podem causar e aumentar a percepção do zumbido. Além disso, vários medicamentos comuns têm como efeito colateral o zumbido nos ouvidos.

A causa mais comum para tinnitus é, no entanto, a perda auditiva. Em pessoas idosas, o zumbido é o primeiro sintoma da perda. Pessoas que trabalham em ambientes barulhentos também costumam sofrer com esse problema, podendo desenvolver tinnitus ao longo do tempo devido à exposição constante aos barulhos altos.

Possíveis tratamentos

Como tinnitus é um sintoma bastante comum, é importante saber quais outros sintomas além do zumbido são apresentados para que o diagnóstico seja preciso.

A consulta com um otorrinolaringologista é fundamental para identificar a causa do sintoma. O médico irá analisar seu ouvido, fazendo um exame físico, e poderá consultar seu histórico médico e pedir os exames necessários.

Também é necessário fazer uma avaliação com audiometria, que serve para mostrar com qual intensidade o paciente percebe os sons e se ele consegue reconhecer sons da voz.

Se você ouve zumbidos, chiados, barulhos de vento ou tem outras dificuldades que podem ser relacionadas a perda auditiva, é importante que um especialista seja procurado.

Na AUDIBA, você pode encontrar uma equipe de profissionais especializados, prontos para realizar um atendimento acolhedor e com empatia. Além disso, também realizam a terapia Notch, que visa diminuir o zumbido e pode conseguir até que ele desapareça.

A AUDIBA tem unidades em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês, em Araucária e em Campo Largo, que farão a avaliação, o diagnóstico e a adaptação do aparelho auditivo de uma só vez. A empresa acompanha o paciente durante todo o processo na adaptação do aparelho. Você também pode encontrá-los no Instagram e Facebook.