Uma carne nobre de verdade não precisa de muitos ingredientes adicionais para compor um prato saboroso. No Badida, por exemplo, a equipe afirma que suas carnes precisam de apenas três ingredientes: qualidade, fogo e sal. Mesmo assim, é claro que um bom acompanhamento pode tornar qualquer preparo ainda mais especial.
Nesse cenário, o molho chimichurri é um acompanhamento que já conquistou o paladar dos brasileiros. Como o nome sugere, sua origem é hispânica: ele é uma tradição nos churrascos da Argentina e Uruguai. Por isso, o chimichurri forma uma combinação perfeita com cortes típicos dessas regiões, como chorizo e o ojo de bife — embora fique bem com qualquer carne nobre, bem assada.
A questão é que, com a popularização dessa receita, diversos estabelecimentos começaram a vender tipos de chimichurri que não fazem justiça ao original argentino. Há até versões secas e industrializadas, compradas prontas, que podem até servir em algumas ocasiões, porém não são adequadas para uma carne nobre.
Por isso, é essencial selecionar bem os ingredientes — ervas frescas, azeite de oliva de boa procedência, vinagre de qualidade e pimentas —, macerar tudo em um pilão na hora e servir o molho chimichurri fresco com a carne. Se a carne for preparada em uma tradicional parrilha argentina, ainda melhor.
Conheça o cardápio completo do Badida Carnes Nobres
O molho chimichurri tem sabor e história
Mesmo com sua preparação relativamente simples, o molho chimichurri carrega bastante da cultura ligada às carnes nobres — tanto que existem várias histórias sobre sua criação e seu nome, embora nenhuma que possa ser comprovada.
Um desses contos diz que a receita teria sido criada por um imigrante irlandês chamado Jimmy McCurry, na tentativa de fazer um molho Worcestershire com ingredientes locais. Chimichurri seria adaptação de seu nome para o espanhol. Existe mais uma possível origem, associada aos britânicos que se instalaram na Patagônia argentina: para pedir o curry aos seus empregados, eles diziam "give me the curry", que acabou sendo adaptado para o vocábulo, com o tempo.
Outra hipótese, mais provável, relaciona a origem do molho chimichurri ao País Basco, no norte da Espanha: em seu idioma a palavra "tximitxurri" significaria "mistura". Com efeito, lá também existe um molho tximitxurri, similar ao sul-americano, mas preparado com alho.
De todo modo, a influência dos bascos é a origem mais provável para essa receita — e o que mais importa é que ela chegou ao Brasil, trazendo ainda mais sabor para as nossas carnes.
Para provar uma deliciosa carne nobre, assada na parrilha e com legítimo molho chimichurri, você pode ir às duas unidades do Badida — na Av. Sete de Setembro e ParkShopping Barigui — ou fazer seu pedido pelo delivery.
Acesse o site para fazer sua reserva no Badida ou pedir no delivery