Nos freios a disco, as pastilhas de freio são pressionadas contra o disco, gerando o atrito que faz o carro parar| Foto: Shutterstock
  • Por Barão Pneus
  • 13/03/2024 15:15
Ouça este conteúdo

Você provavelmente sabe que os freios são indispensáveis para o desempenho e a segurança de qualquer carro. Também sabe que qualquer problema no sistema de freio precisa de reparo imediato, para que o carro continue rodando. Mesmo assim, é comum que os motoristas não saibam quando é o momento ideal para trocar as pastilhas de freio, que são peças essenciais para uma frenagem eficiente. 

A maioria dos carros atuais possuem freios a disco nas quatro rodas ou, pelo menos, nas rodas dianteiras — e as pastilhas estão entre as peças mais importantes do sistema.

As pastilhas são importantes porque, quando você pisa no pedal, elas são empurradas contra o disco de freio — gerando o atrito que faz a velocidade do carro diminuir. Cada roda tem um par de pastilhas para gerar esse atrito e, se elas estiverem gastas, a eficiência nas frenagens diminui, causando uma série de problemas no carro. 

Pensando nisso, é muito importante saber quando trocar as pastilhas de freio e como notar se elas estão gastas. A boa notícia é que isso pode ser bastante simples. 

Conheça o Barão Auto Centro, o local mais preparado para cuidar do seu carro na região

Como perceber o desgaste das pastilhas de freio?

Como mencionamos, a pastilha de freio é empurrada contra o disco, gerando o atrito que faz o carro parar. Mas ela não é lisa e simples, como as pastilhas de uma bicicleta, por exemplo. As pastilhas do carro são repletas de ranhuras e chanfros, que ajudam a perceber se elas já estão gastas e precisam de reposição. 

Sendo assim, um dos meios mais simples de saber se está na hora de trocar as pastilhas de freio é levar seu carro até uma boa oficina mecânica ou autocentro. Com uma breve análise, é possível perceber se ainda há material para gerar o atrito.

Contudo, alguns carros possuem sensores e indicam o momento de trocar as pastilhas por uma luz no painel. Além disso, você também pode perceber o desgaste dos freios por alguns sinais na condução do carro:

  • há perda de eficiência nas frenagens, com o carro demorando mais para frear; 
  • o pedal do freio parece mais duro ou demora mais para responder aos comandos;
  • seu carro parece "puxar" para algum lado na hora de frear;
  • ao frear o carro, é possível sentir vibrações que se estendem até o volante.
  • você ouve ruídos agudos vindo dos freios, como barulhos de metal contra metal.

Se você observar qualquer um desses sinais, você pode precisar de pastilhas de freio novas — ou de uma revisão no sistema de freios do seu carro. Em todo caso, procure especialistas de confiança para analisarem seu carro.

Quanto tempo duram as pastilhas de freio de um carro?

O tempo de desgaste da pastilha de freio depende bastante de como você utiliza seu carro: se você faz frenagens bruscas, carrega muito peso, anda muito em morros ou no fora-de-estrada, entre outras variáveis. De forma geral, as pastilhas de freio duram cerca de 20 mil km — mas um motorista com condução mais tranquila pode ficar mais tempo sem trocar as suas. 

O que nós recomendamos, de qualquer forma, é fazer uma revisão no seu carro (e no sistema de freio) a cada 5 ou 10 mil km. Dito isso, a duração das pastilhas também depende bastante dos materiais de que elas são feitas, já que existem vários tipos de pastilhas de freio.

  • orgânicas: são mais simples e baratas, mas adequadas para carros de passeio comuns que não precisam de tanta performance; contudo, elas duram menos; 
  • semimetálicas: misturam resinas e outros metais na composição, oferecendo duração e desempenho maiores que as pastilhas orgânicas, mas sem um custo tão alto;
  • metálicas: apresentam maior durabilidade, melhor desempenho e menos ruídos que as pastilhas semimetálicas, entregando frenagens consistentes em quase todos os casos — mas custam bem mais caro;
  • cerâmica: essas pastilhas são as melhores disponíveis atualmente, com muita potência de frenagem e alta resistência ao calor, mas são restritas aos carros esportivos. 

Sendo assim, você pode economizar comprando uma pastilha de freio orgânica para seu carro, mas já sabendo que ela precisará de troca antes de um modelo metálico ou semimetálico. Por isso, é interessante consultar um especialista para saber o que é melhor no seu caso, para seu estilo de direção.  

Na Barão Auto Centro, você encontra uma equipe de especialistas superpreparada para cuidar do seu carro e oferecer todas as orientações que você precisa para economizar sem abrir mão da segurança ou qualidade. São diversas lojas em Curitiba e região para você levar seu carro e receber um atendimento de primeira linha. 

Troque sua pastilha de freios e garanta a segurança do seu carro na Barão Auto Centro