Quando você vai comprar pneus, é comum ficar confuso em meio a tantas opções de marcas e modelos, com preços que podem ser tão diferentes. Nesse sentido, muitas pessoas acabam optando por uma marca mais conhecida, como os pneus Pirelli. Eles são os pneus originais de fábrica de diversos modelos, além de serem tradicionais no automobilismo.
Pensando nisso, você talvez se pergunte se essa tradição realmente se traduz em qualidade — ou se é apenas "marca". Além disso, será que a marca não faz com que eles custem mais caro e deixem de ser uma escolha racional para os compradores?
Antes de tudo, é importante entender que escolher o melhor pneu para seu carro faz bastante diferença no consumo, conforto e segurança. Além disso, um pneu melhor compensa mesmo quando custa um pouco mais caro, até porque ele colabora com a economia de combustível e costuma durar mais. Sendo assim, é uma questão de custo-benefício.
Contudo, será que os pneus Pirelli se dão bem nessa relação e oferecem qualidades de acordo com sua fama? É isso que nós avaliamos a seguir.
Conheça a Barão Pneus, revendedor oficial dos pneus Pirelli em Curitiba e região
Mais de 100 anos de tradição no automobilismo
A Pirelli foi fundada em maio de 1872 por Giovanni Battista Pirelli, em Milão (Itália). Ela iniciou suas atividades no ramo da borracha e, desde 1890, se especializou na fabricação de pneus — sendo uma das marcas de pneus mais conhecidas do mundo.
Grande parte dessa fama se deve ao patrocínio de clubes de futebol, especialmente na Itália, além da presença da Pirelli no automobilismo. Ela é a única fornecedora de pneus da Fórmula 1 desde 2011, além de atuar em campeonatos mundiais de rally e motociclismo.
Fora das pistas, os pneus Pirelli também foram aprovados por gerações de motoristas, já que essa é a marca mais usada pelas fabricantes de automóveis como pneus originais de fábrica.
O maior complexo de testes de pneus
Seja no automobilismo ou atuando junto às fabricantes de automóveis, a Pirelli criou diversas inovações no segmento de pneus. São inovações que, com o tempo, chegam em todas as linhas da marca — e podem também chegar no seu carro.
Sobre isso, é interessante observar que a empresa tem o maior complexo de testes de pneus da América Latina. Inaugurado em 2020, no interior de São Paulo, o complexo se estende por mais de 1,6 milhão de km2. São sete pistas, para testar os pneus em todas as situações, como no fora de estrada e com asfalto molhado.
Além disso, em 2023, a Pirelli inaugurou uma máquina para testar seus pneus até os 500 km/h — com o intuito de oferecer ainda mais segurança em altas velocidades na estrada.
As várias linhas de pneus Pirelli
Com tanta tradição no automobilismo e testes até 500 km/h, você pode imaginar que a Pirelli se dedica apenas a pneus caros e esportivos — mas a verdade é que a marca possui linhas de produtos para todos os tipos de automóvel e consumidor. Veja as principais linhas a seguir.
- Pneus Pirelli Cinturato: São indicados para carros de passeio nacionais e importados, para uso na cidade e na estrada.
- Pneus Pirelli Powergy: Essa é uma linha mais recente, focada em segurança e menor impacto ambiental, também para carros de passeio.
- Pneus Pirelli Scorpion: São pneus para picapes e SUVs, sendo ideais para uso misto (estrada/terra) e para o fora de estrada. Há várias sub-linhas de pneus Scorpion, com características específicas para cada tipo de carro.
- Pneus Pirelli P-Zero: Pneus para carros esportivos, que suportam velocidades mais altas na estrada e proporcionam uma condução mais agressiva.
- Pneus Pirelli Chronos: São indicados para picapes e vans que carregam muito peso e rodam bastante, priorizando a resistência.
Naturalmente, dentro de cada linha existem diversas opções de modelos e tamanhos. Só na Barão Pneus, que é revendedor oficial Pirelli, você encontra mais de 350 opções. Se você tiver dificuldades para escolher o melhor pneu para seu carro entre essas opções, pode consultar um especialista — que saberá que pneu tem as características certas para o seu caso.
Qual a durabilidade dos pneus Pirelli?
A durabilidade dos pneus depende de diversos aspectos, como o terreno onde serão usados e o estilo de condução. Para motoristas mais "tranquilos", um pneu Pirelli pode durar mais de 70 mil km, por exemplo. Contudo, a marca afirma que a média é em torno dos 50 mil km.
Considerando que um brasileiro médio roda de 10 a 12 mil km por ano, um conjunto de pneus Pirelli novos pode durar até quatro ou cinco anos, num uso normal.
Se você se interessou em comprar pneus dessa marca italiana tão tradicional e reconhecida, é melhor fazer isso com um revendedor oficial, como a Barão Pneus.
Um revendedor oficial tem contato direto com a fábrica, podendo oferecer uma maior variedade de produtos e um suporte especial, caso aconteça algum problema.
A Barão Pneus tem diversas lojas em Curitiba e região, além de vender pneus Pirelli para todo o Brasil pelo site. Desde os pneus Pirelli Cinturato até os esportivos P-Zero, você encontra toda a linha com condições únicas e a melhor equipe especializada.
Compre seus pneus Pirelli na Barão Pneus, com a melhor equipe de especialistas