Já é de conhecimento comum que falar inglês é fundamental nos dias de hoje. Mas quem nunca adiou os estudos por achar que o inglês não seria prioridade naquele determinado momento? Mesmo sendo um pensamento frequente das pessoas, na grande maioria das vezes, o sentimento de arrependimento logo surge quando se percebe que uma grande oportunidade de trabalho, estudo ou de conhecer um lugar novo, pode ter sido perdida justamente por não ter o domínio da língua. São, geralmente, estas situações que acabam motivando as pessoas a iniciarem suas trajetórias no idioma ao invés de se preparem com calma e antecedência.
Contudo, desde o ano passado, muitas pessoas decidiram dedicar-se mais ao inglês e colocaram os estudos como meta para 2021. De acordo com a pesquisa realizada pela 7waves, aplicativo de gestão de objetivos de vida, o segundo lugar na lista dos principais objetivos dos brasileiros para este ano é aprender o idioma. A Head of Academic da startup de idiomas Beetools, Adriana Masson, acredita que atribuir significado à aprendizagem ajuda o aluno a não procrastinar ainda mais os seus objetivos de estudo.
“Aprender inglês não é do dia para a noite, por isso é preciso disciplina e dedicação para fazer acontecer. Por isso, aqui na Beetools, a gente investe em métodos mais inteligentes de ensino, atribuindo significado a tudo o que aluno aprende. Esse significado é o motivo que a pessoa tem para querer aprender inglês como, por exemplo, um intercâmbio, uma viagem, uma promoção no trabalho, um jogo que não tem a versão em português ou simplesmente a vontade de ler um livro no idioma original. O significado dá sentido a esse processo e aproxima o aluno dos seus objetivos”, explica a Head of Academic da Beetools.
Não é sorte, é preparo
Há quem acredite que tudo na vida é sorte. Mas como já dizia o ditado: “sorte é estar preparado para quando a oportunidade chegar”. Pensando nisso, aprender inglês tem se tornado um investimento mais que essencial para quem está em busca de novas oportunidades, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. A pandemia do coronavírus também mostrou que é possível se relacionar com as pessoas, independente de onde elas estejam, e a necessidade de se comunicar, em uma era de hiperconexão, passa a fazer parte do dia a dia das pessoas.
A Head of Academic da Beetools ainda ressalta que aprender inglês pode ser divertido e prazeroso, desde que a metodologia e o formato de ensino sejam eficientes. “A Beetools aposta na combinação da tecnologia com a imersão para um aprendizado mais veloz e efetivo. Quando utilizamos a realidade virtual, inserimos o aluno em situações do mundo real, despertamos emoções e sentimentos que impulsionam o aprendizado. A mesma coisa acontece nos Workgroups, onde promovemos sessões entre os alunos que simulam narrativas fictícias como uma reunião de negócio ou uma bate-papo sobre um tema específico”, explica Adriana Masson.
No âmbito profissional, o inglês ganha uma importância ainda maior, uma vez que os negócios estão cada vez mais digitais e ultrapassando as barreiras geográficas. Os profissionais que compreendem o idioma, além de se destacarem em suas carreiras, podem conseguir uma remuneração até 70% maior, em função da valorização que as empresas dão para a habilidade.
Para quem pensa em fazer um curso ou especialização fora do país, o inglês também é requisito primordial. Assim como para quem gosta de acessar materiais como artigos, estudos científicos e até mesmo cursos e palestras que são, em sua maioria, produzidos e ministrados na língua mais falada no mundo – o inglês.