Com acabamento feito à mão, ovos de Páscoa lembram peças artísticas.| Foto: Divulgação
  • Por Blend Cacao
  • 23/03/2022 18:23
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Depois de dois anos de profundas transformações, 2022 promete ser o ano que irá definir quais aprendizados e comportamentos do período de pandemia serão incorporados a nosso dia a dia e o que será apenas lembrança de adaptação ao isolamento social. Segundo o Google, o período de restrições fez surgir três padrões de consumo: de subsistência, celebração e reflexão.

O perfil de consumo de subsistência é caracterizado pela criatividade e pela economia circular, para fazer render o que há de recursos disponíveis no momento. Os consumidores que se encontram no perfil de celebração têm a característica de se presentear, em sinal de agradecimento pela superação dos momentos difíceis. Neste tipo de consumo, a pessoa é motivada a buscar peças raras e especiais, que simbolizem a conquista e a vitória pessoal diante de um período desafiador. O terceiro perfil, de reflexão, é identificado pela vontade de consumir com mais consciência, valorizando a sustentabilidade e dando apoio aos produtores locais.

Mais que chocolates

Um bom exemplo de uma marca que esteve atenta a estes movimentos é a Blend Cacao, inaugurada em 2020, durante uma das fases mais difíceis da pandemia. Com crescimento de 133% em um ano, a marca de chocolates artesanais está mostrando que entende o que o público quer neste momento. Sua proposta para a Páscoa é de celebração da vida, por meio da elegância da arte contemporânea. Sua coleção especial combina sabores raros com a beleza de ovos de chocolate finalizados com pinturas e cores vibrantes.

Gabriel Lorencette dá início à pintura das formas de ovos de Páscoa Caramel S’More. | Foto: Divulgação

A linha Design Egg, desenvolvida pelo chocolatier Gabriel Lorencette – sócio da Blend Cacao - é composta por quatro lançamentos: Dark Almond, Cheesecake, Caramel S’More, e Gianduia. Com 220 gramas cada e embalagens diferenciadas, os ovos de Páscoa têm composições inusitadas e harmoniosas de chocolates e recheios. O Dark Almond é vegano, com chocolate 54%, recheio de ganache meio-amargo e amêndoas. O Cheesecake é um ovo de chocolate branco, com recheio de cheesecake de morango. O Caramel S’More é de chocolate ao leite, recheado com marshmallow e praliné noz-pecã. O ovo Gianduia tem chocolates ao leite e branco, com gianduia de chocolates branco e ao leite.

Da esquerda para a direita: Dark Almond, Gianduia e Cheesecake | Foto: Divulgação

Mordida mais sustentável

A marca também está atenta à questão do consumo consciente, com o uso de insumos locais, e a valorização dos pequenos produtores. Uma das mudanças em andamento é a substituição do chocolate belga por uma base desenvolvida pelo próprio Gabriel Lorencette.“Estamos em transição. Com a substituição por um chocolate que estamos desenvolvendo, vamos conseguir reduzir a lecitina de soja, e vamos conseguir fazer um produto com menos açúcar”, afirma Lorencette, ao explicar que o cacau utilizado na receita é produzido na Bahia e o açúcar é orgânico.

Com embalagens sofisticadas, os ovos da Blend Cacao propõem uma celebração da vida, por meio da elegância da arte contemporânea.| Foto: Divulgação

Além dos ovos de Páscoa, a Blend Cacao tem em seu catálogo bombons, barras de lascas a granel, preparos de chocolate quente, barras Signature, e barras World Collection, com cacau 100% de origem única, de seis procedências: Java, Brasil, México, Equador, Tanzânia e São Thomé.

“Assim como vimos recentemente no mercado de cafés especiais, com crescente interesse do público por aromas diferenciados - por conta de características do local de plantio, como solo e altitude- estamos trazendo essa ideia para o universo dos chocolates. É possível identificar a procedência pelas notas aromáticas de chocolates produzidos em diferentes localidades”, explica Pedro Michels, sócio da Blend Cacao.

Com sete operações distribuídas em Curitiba, Londrina, Maringá, Brasília e a mais recente, em Balneário Camboriú – inaugurada em março deste ano – a Blend Cacao planeja expandir ainda mais seus negócios em 2022, com lançamento de novos produtos – como drágeas, compotas, geleias e cremes de avelã. A Blend Cacao também está em fase de recebimento de propostas de interessados em abrir franquias da marca – com isso, a expectativa é de que a marca cresça 115% neste ano.

Acompanhe as novidades da marca de chocolates pelo Instagram @blend.cacao, ou acesse o site para conhecer a linha completa: blendcacao.com.