O mau hálito é um problema comum, mas que pode causar diversos constrangimentos, prejudicar as relações pessoais e profissionais — além da saúde bucal. Por isso, a maioria das pessoas que descobre esse problema busca soluções para acabar com ele.
Nessa procura, as pessoas se deparam com todo tipo de produto que promete acabar com o mau hálito. Mas pensando na importância da saúde bucal para todo o organismo, você não deveria colocar qualquer produto na sua boca sem critério. Muitas dessas supostas "soluções milagrosas" acabam atrapalhando mais do que ajudando.
Para "cortar o mal pela raiz" e realmente acabar com o mau hálito, você precisa de soluções realmente eficazes e baseadas em evidências científicas. Esse processo também passa por entender quais são as causas do mau hálito — ou, usando o termo mais correto, halitose.
Conheça os produtos blue®m para acabar de vez com o mau hálito
Quais são as causas do mau hálito (ou halitose)?
De acordo com a Associação Brasileira de Halitose, há mais de 60 causas para o mau hálito — e, diferente do que muitas pessoas imaginam, nem todas estão relacionadas ao estômago.
90% das ocorrências de halitose têm origem na boca. A principal causa é a higiene bucal deficiente, mas o problema também pode estar relacionado à alimentação, ao tabagismo ou à falta de hidratação.
Começando pela higiene bucal, é indispensável limpar toda a boca adequadamente — desde uma boa escovação até o uso do fio dental e dos enxaguatórios bucais. Esses dois outros itens são esquecidos por muitas pessoas, embora a sujeira acumulada entre os dentes, nos cantos da boca ou na língua seja uma das principais causas de halitose.
Manter a higiene resolve a maior parte dos problemas de saúde bucal. Porém, como dissemos, também existem outras origens que você pode investigar.
- Alimentos — Comidas com cebola e alho são conhecidas por sua contribuição para o mau hálito, mas há muitos outros "vilões" nessa lista. Laticínios, peixes, azeitonas e as comidas muito temperadas também têm compostos químicos que reagem na boca e causam odor desagradável, assim como o café.
- Tabagismo — Além do cheiro próprio do cigarro, fumar deixa a boca seca. Isso se torna um problema porque a saliva protege sua boca de bactérias. Além disso, o tabagismo pode gerar problemas na gengiva e nos dentes que causam mau hálito.
- Hidratação — É comum que seu hálito piore se você ficar muitas horas sem comer e ficar sem beber água também é uma causa muito frequente de halitose. Por isso, se você tem alguma condição que deixa a boca seca, como o tabagismo, ou não tem o hábito de beber água, o mau hálito pode ser consequência disso.
Existem também algumas condições médicas que podem contribuir para o mau hálito, mas como dito, esses casos são minoria. Entre as condições relacionadas à halitose estão os problemas digestivos (como o refluxo gástrico) e nasais (que geram secreções que podem parar na boca, alimentando a produção de bactérias).
Caso você não consiga identificar a origem do mau hálito ou resolver o problema, o melhor é procurar um profissional especializado: um bom cirurgião-dentista.
Como acabar com o mau hálito de forma simples?
A partir do momento que você identifica as causas do mau hálito — higiene ruim, alimentação, tabagismo, falta de hidratação — torna-se muito mais simples resolver o problema. Por isso, as principais dicas são mais fáceis de praticar do que se imagina.
Para começar, mantenha uma dieta leve e balanceada, evitando alimentos gordurosos e muito temperados. Além disso, troque o café por chás e consuma frutas como a maçã — que, ao ser mordida, ajuda a manter os dentes limpos. Depois de todas as refeições, você deve escovar os dentes, passar fio dental e usar enxaguatório bucal.
Beber bastante água também ajuda na luta para acabar com o mau hálito, além de ser bom para a saúde de várias outras formas. Por isso, tenha uma garrafa cheia sempre à mão e beba pelo menos dois litros de água por dia. Não espere sentir sede e ficar com a boca seca para tomar um copo d'água.
Outra questão importante é evitar o tabagismo — ou, se isso não parecer possível, redobrar os outros cuidados, como a higiene e hidratação.
Qual é o melhor enxaguatório para mau hálito?
A higiene é a melhor solução para o mau hálito, com escovação após todas as refeições, uso de fio dental e de enxaguatório bucal.
O enxaguatório ajuda a matar as bactérias que causam o mau hálito, além de aumentar a sensação de limpeza. Dito isso, o melhor enxaguatório bucal para acabar com o mau hálito é o enxaguatório com oxigênio ativo.
O oxigênio ativo é muito eficiente em eliminar as bactérias anaeróbias. Ele também auxilia na cicatrização de ferimentos e inibe a proliferação de bactérias.
Os produtos blue®m — que incluem o enxaguatório bucal, creme oral e espuma oral — possuem fórmula exclusiva com oxigênio ativo. Além disso, o enxaguatório bucal blue®m não tem outros componentes nocivos para a saúde bucal, como a clorexidina ou o flúor, sendo indicado para o uso diário.
O poder do oxigênio ativo para a saúde bucal foi descoberto pelo Dr. Peter Blijdorp, renomado cirurgião bucomaxilo holandês com mais de 50 artigos publicados em revistas científicas. Os benefícios dos produtos blue®m para melhora da condição do mau hálito são comprovados por estudos clínicos. Em pesquisa feita no Rio Grande do Sul, os pacientes tiveram uma redução de até 80% na halitose depois de 2 semanas usando o enxaguatório bucal e creme oral da marca.
Em 2010, o Dr. Peter Blijdorp fundou a blue®m para disseminar os benefícios do oxigênio ativo em produtos de saúde bucal. A blue®m está presente em mais de 50 países, ganhando todos os principais prêmios de melhor produto da categoria na Europa.
Acesse o site e adquira o kit Bom Hálito blue®m
Siga a blue®m nas redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube
LinkedIn
Contato
Telefone
0800 944 5060
contato@bluem.com.br