São 22 anos de atividades. Nessa vida ainda jovem, a Boulle já conquistou prêmios e estendeu seu modelo de negócios ao exterior, com exportação a diversos países e com uma unidade própria em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Itália. Resultados mais do que expressivos para uma marca ainda tão jovem, mas com tanta vocação para a inovação.
“Tudo começa com o atendimento”, explica Rodolpho Guttierrez, diretor e designer da Boulle. “Focamos em entender, orientar e surpreender o cliente. São poucos os lugares onde somos surpreendidos positivamente com um atendimento, e na Boulle isso tem que ser padrão”, acrescenta.
A Boulle é uma empresa familiar. Começou com um hobby de Ugo Guttierrez Filho, que decidiu fabricar os móveis de sua casa. Seu filho mais velho, Ugo Neto, descobriu que também tinha facilidade, criatividade e talento para lidar com madeira maciça. O hobby passou então a ser o negócio principal da família, e Rodolpho, o filho caçula, apaixonado por design, arte e sustentabilidade, passou a fazer parte da equipe. A paixão pelo que fazem facilita a transmissão desse mesmo amor por mobiliários exclusivos, atemporais, verdadeiras obras de arte. Outra razão de existir da marca é seu apreço pela sustentabilidade, valor inegociável. “Batemos nessa tecla desde a fundação da empresa. Sustentabilidade vai muito além apenas da matéria prima; prezamos por mão de obra qualificada e local”, detalha. Para se ter uma ideia, a Boulle conta com uma equipe própria que faz buscas em regiões remotas da América Latina por árvores que caíram naturalmente, madeiras submersas em rios e represas e peças antigas, para que possam ser retrabalhadas e ganhem sobrevida, novas funções e utilidade a partir do toque criativo do time de designers.
Ousadia e criatividade = LUG
Assim, a Boulle soma esses valores à inovação, parte do DNA do trabalho, e com isso consegue reconhecimento do mercado. Em 2019, a marca conquistou o Prêmio Nacional de Inovação, da CNI (Confederação Nacional da Indústria). A inovação está impressa na LUG, lareira portátil que representa um marco para a Boulle. O produto venceu como melhor produto inovador, na categoria pequeno porte e ainda foi finalista na área de processo. A lareira foi primeiro item com produção em série da empresa, construído à época a partir do reaproveitamento de matéria-prima das sobras das peças de mobiliário elaboradas pela empresa. Em 2016, o produto representou o design brasileiro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, esteve presente no World Design Summit em Montreal, no Canadá. Também em 2017 e em 2018, esteve na Semana de Design de Milão.
A LUG representa com perfeição um dos lemas da empresa: criar peças de arte, exclusivas, funcionais e atemporais, feitas para durar por gerações. Tudo produzido a partir do que há de melhor em matéria de origem sustentável e ecologicamente correta.
“Somos a prova viva de que, para inovar, não é preciso grandes investimentos em tecnologia e equipamentos de ponta”, define Guttierrez. “Para inovar, é preciso sensibilidade, estar antenado ao mercado e, principalmente, ter muito foco. Ganhamos um Prêmio Nacional de Inovação com um produto produzido totalmente à mão, fabricado literalmente de forma artesanal, mas com excelência, capricho, cuidado, com muita pesquisa e que acabou virando um objeto de desejo”, informa. A LUG chegou a representar 15% do faturamento da marca.
A abertura, em 2020, de uma loja em Cascais, cidade turística de Portugal, foi um passo ousado, mas alinhado com a ideia de inovação que permeia todo o trabalho da Boulle. A entrada oficial da empresa no Velho Continente se deu em grande estilo: a Boulle Cascais está instalada no antigo Palacete dos Condes de Alcáçovas, inaugurado em 1895 por Dom José Saldanha Oliveira e Sousa Rio Maior, que oferece uma das vistas mais impressionantes do mar que banha a região. O terreno onde o casarão está instalado desde o século 19 tem 20 mil metros quadrados e conta com escritórios, restaurantes e espaço para eventos.
Além de Portugal, a Boulle está presente também em Udine, na Itália, em Miami, nos Estados Unidos, e em Montreal, no Canadá.
Melhor a cada dia
Somada à LUG, o cardápio de produtos Boulle conta com itens únicos, como as mesas de jantar exclusivas, fabricadas com troncos ou raízes, os aparadores com tampos maciços, a linha IVI com encaixes feitos a mão, móveis para área externa fabricados com a técnica milenar japonesa Shou Sugi Ban, peças decorativas com vidro soprado e uma variedade de esculturas naturais.
O histórico de prêmios, participações em feiras e eventos internacionais, e semanas de design nos Estados Unidos, Canadá, e Europa, mais a atenção dada pela equipe às movimentações do mercado, não impede a Boulle de ter uma personalidade própria, forte e inovadora. “Gostamos de ser mais rebeldes e escolher um caminho novo, ainda não trilhado”, revela Guttierrez. No momento, a empresa atua em um projeto com a Prefeitura de Curitiba e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para o aproveitamento de podas urbanas com foco no setor e missão de girar a economia local ao ofertar matéria prima a artesãos locais.
“Fomos aprendendo fazendo, aprendendo com a troca com nossos colaboradores e amigos”, salienta o designer. “Uma empresa como a Boulle é e sempre será feita com muitas mãos. Não queremos ser melhores do que ninguém, nossa obrigação é sermos melhores internamente, melhores hoje do que a Boulle foi ontem”, sintetiza.
Para conhecer mais do muito que a Boulle tem a oferecer, faça uma visita às unidades em Curitiba, na Rua Alberto Balhana, 479, em Santa Felicidade (sede principal) e na Petit Boulle dentro da Galeria Arcadas, na Avenida Jaime Reis, 107, loja 8. Ou acesse o site. No Instagram, siga @boullemoveis