Apesar do Paraguai não aparecer entre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros, o país é muito receptivo, de belezas naturais e cultura rica, e pode se revelar um roteiro gostoso e interessante da América do Sul, principalmente se você começar pela capital, Assunção.
Com cerca de 550 mil habitantes, a capital paraguaia é uma cidade que reúne uma diversidade de opções para um bom roteiro de viagem: pontos turísticos, onde comer bem e locais para se divertir.
Assunção: a mãe das cidades
Assunção é também chamada de “a mãe das cidades” e de lá saíram os colonizadores de várias cidades da América do Sul. O município foi fundado em 15 de agosto de 1537, durante a colonização espanhola, por Juan de Salazar e Gonzalo de Mendoza, que lá ergueram um forte batizado de Nuestra Señora de la Asunción.
A capital paraguaia guarda algumas semelhanças com a capital brasileira. Assim como Brasília, Assunção não pertence a nenhum estado porque é um distrito capital independente. Além disso, a cidade também é sede dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
Asunción está localizada na margem esquerda do rio Paraguai, junto à baía de Assunção e frente ao encontro com o rio Pilcomayo.
Uma curiosidade sobre o país é que os idiomas considerados oficiais são o espanhol e o guarani, da população nativa.
Qual a melhor época do ano para visitar Assunção?
Este é um daqueles destinos que vale a pena visitar em praticamente todos os meses do ano, mas se você prefere temperaturas amenas, programe a viagem para primavera ou outono.
No verão, apesar das temperaturas mais altas, dá para aproveitar muito a capital e seus arredores com uma série de atividades ao ar livre.
E as chuvas? Elas costumam ser mais frequentes na primavera, ou seja, entre setembro e novembro, mas não apresentam variações drásticas. Se você quer fugir delas, aposte no clima seco entre junho e agosto.
Como chegar a Assunção?
Dependendo do seu ponto de partida, há diferentes formas de chegar em Assunção. Se você prefere voar, o Aeroporto Silvio Pettirossi recebe voos diários de várias cidades da América do Sul, como São Paulo, Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, por exemplo.
Apesar do avião ser a forma mais rápida de chegar ao Paraguai, também é possível viajar de carro, já que os estados brasileiros do Paraná e Mato Grosso do Sul fazem fronteira com o Paraguai. Nesse caso, o veículo deve ter o seguro Carta Verde para transitar livremente.
O que fazer em Assunção?
Tem muita coisa interessante para incluir no seu roteiro de viagem e sabe o que é melhor? Dá para conhecer muita coisa em Assunção a pé. Mas se precisar de transporte público, eles funcionam bem e as distâncias são curtas.
A vida noturna apresenta uma variedade de opções interessantes, como pubs, bares, discotecas, restaurantes, cafeterias, cinemas e teatros, para deleite dos turistas, que também podem desfrutar de uma gastronomia com inúmeros sabores requintados, incluindo comida típica, feita com produtos frescos e naturais.
Turismo em Assunção
Os principais pontos turísticos da cidade estão localizados no centro histórico da capital, que refletem a história do país.
Manzana de la Rivera: o Centro Cultural Carlos Colombino é formado por nove casas da época colonial (século XVIII) e ocupa quase um quarteirão inteiro, de frente para o Palácio de Los López. O espaço promove exposições e outros eventos, além de abrigar uma biblioteca, o Museu Memória da Cidade e um café-bar, que tem um terraço com vista para o Palácio do Governo.
Museu Casa da Independência: marco de independência do Paraguai, a casa foi a residência onde os principais personagens da época se juntavam para as reuniões secretas que mudariam a história do país. Hoje, o local é sede do museu com entrada gratuita, mobiliado com itens da elite do período colonial.
Museo de la Estación Central del Ferrocarril: aqui está a primeira locomotiva que parou na estação em 1984. Sabe o que é melhor? Você pode entrar e se sentir naquela época, porque o vagão conserva os mesmos assentos, mobiliário e bar, lembrando tempos grandiosos do Paraguai, quando o país se tornou o primeiro do continente sulamericano a ter uma estação de trem.
Palacio de los López: o Palácio do Governo paraguaio é considerado um dos mais belos prédios de Assunção, construído em 1857 por ordem do então presidente Francisco Solano López. Não é permitida a entrada, mas a visita vai render lindas fotos graças a estrutura grandiosa e os belos jardins, que à noite ganham luzes. De frente está o letreiro escrito Asunción.
Panteão Nacional dos Heróis: esse monumento em homenagem a grandes heróis da história do Paraguai (é lá que estão os túmulos de alguns desses personagens) é um dos pontos turísticos mais visitados. Construído para ser um templo católico, hoje funciona como um oratório. Começou a ser erguido por Solano Lopez em 1863, mas com a guerra do Paraguai só ficou pronto em 1936.
Centro Cultural De La Republica El Cabildo: a cidade de Nossa Senhora de Assunção teria sido fundada neste local, que no futuro se transformou na sede do Congresso Nacional do Paraguai. Hoje, o centro é formado por museus, salas de exposição e salas outorgadas, com o objetivo de manter viva a cultura e história do país.
Jardim Botânico e Zoológico de Assunção: uma grande área verde perfeita para fazer piquenique, relaxar ou caminhar em meio a árvores com mais de 150 anos. Você também encontra um zoológico pequeno com cerca de 60 espécies de animais, répteis e pássaros, perfeito para levar a criançada.
Experiência gastronômica em Assunção
Como capital do país, você encontrará ótimos restaurantes e uma cena gastronômica diversa para conhecer. Pela por conta da valorização da moeda local, guarani, em relação ao real, você pode viver excelentes experiências.
Os pratos típicos da região são formados basicamente pela culinária indígena, onde destacam-se: chipa (bolinho feito com farinha, polvilho e queijo), chipa guazú, sopa paraguaya (espécie de torta local), bori bori (caldo que leva carne ou frango), SoŽoapua (lembra almôndega) e tereré (versão gelada do chimarrão brasileiro).
Os restaurantes de Assunção considerados parada obrigatória para quem deseja apreciar uma típica culinária paraguaia são:
- El Bolsi;
- Tierra Colorada;
- El Café de Acá;
- Mburicao;
- Lido Bar.
Onde se hospedar em Assunção?
Agora que você já sabe porque vale a pena incluir Assunção como destino da sua próxima viagem, conheça o hotel ideal para fechar com chave de ouro sua visita à capital paraguaia.
Localizado em Luque – Grande Assunção, o Gran Bourbon Asunción Hotel está a apenas 3 minutos do Aeroporto e próximo às principais rodovias e hidrovias locais, uma condição privilegiada a poucos minutos do centro comercial de Assunção.
Ao lado do Hotel, você encontrará o Centro de Convenções Conmebol, que faz parte do complexo, e também poderá visitar o Museu do Futebol Sulamericano da Conmebol.
Além das acomodações confortáveis, no Gran Bourbon você pode aproveitar o Mandí Nature Spa e o Athletic Club, uma academia com equipamentos de última geração.
O Hotel possui o Sol Rojo Rooftop Bar, localizado no último andar com uma vista fantástica especialmente do pôr do sol e conta também com uma bela piscina de borda infinita, além de uma jacuzzi.
E se você gosta de uma gastronomia diversificada, o Gran Bourbon Asunción Hotel vai te surpreender com pratos típicos da culinária paraguaia e contemporânea.
Clique aqui e reserve seu quarto no Gran Bourbon Asunción Hotel agora mesmo.