Não seja a próxima vítima: saiba como se prevenir à black fraude.
Não seja a próxima vítima: saiba como se prevenir à black fraude.| Foto: Shutterstock
  • Por Bourbon
  • 09/09/2022 11:10

A black friday é uma ótima oportunidade para conseguir bons descontos em produtos, viagens ou serviços. Porém, é necessário ter muito cuidado para a data não se tornar uma black fraude e te deixar no prejuízo.

Os golpes na internet são muito frequentes nesse período, tanto de cibercriminosos, quanto de lojas mal intencionadas. Apesar disso, há muitas empresas sérias que realmente proporcionam bons negócios aos consumidores.

Para você evitar a black fraude e aproveitar a data da melhor forma, separamos os 5 golpes mais comuns na black friday. Conhecendo eles, você estará bem preparado para não cair em armadilhas e conseguir promoções realmente vantajosas.

Confira!

5 golpes comuns da black fraude

Todo o ano é a mesma história: começa a black friday e não para de aparecer nos jornais histórias de clientes prejudicados. Isso faz com que muita gente fuja das compras nessa data, o que é uma pena, pois os mal-intencionados atrapalham o trabalho de empresas sérias.

Mas a verdade é que, tomando os cuidados necessários, é possível sim ter bons descontos. Você pode trocar de celular, comprar passagens, ir em restaurantes, reservar um pacote em um resort e muito mais, pagando muito menos.

Veja, então, os principais golpes desta data e como se prevenir contra eles.

  1. Preço pela metade do dobro
    Existem empresas que, nas vésperas da Black Friday, aumentam os preços para depois oferecer falsos descontos. Anúncios como “50% de desconto” são muitos comuns, mas às vezes o valor final não é muito diferente do preço real do produto.
    A dica para evitar esse problema é verificar o histórico do preço em sites de comparação de produtos, como o Zoom, Buscapé e similares. Dessa forma, é possível saber se o desconto anunciado realmente condiz com a realidade.

  2. Pegadinhas nas “letras miúdas” da promoção
    Às vezes, o preço realmente é muito bom: mas quando você vai finalizar a compra, a história é outra.
    É comum, infelizmente, empresas anunciarem um preço, mas aparecer um valor maior durante o pagamento. Quando você verifica, percebe que o desconto é para condições específicas, como apenas nos pagamentos à vista ou até um prazo que já expirou.
    Isso, sem contar nos casos em que a loja compensa o desconto no valor do frete. O anúncio é barato, mas somando a entrega, sai igual ao preço padrão.
    Por isso, é necessário ficar bastante atento aos detalhes do anúncio e não fazer compras com pressa. Quando você verificar propagandas enganosas dessa natureza, é importante notificar o Procon e fazer reclamações no site Reclame Aqui.

  3. Site falso
    Nesse golpe da black friday, cibercriminosos criam um site idêntico ao de uma loja séria e reconhecida. Assim, eles recebem o dinheiro das compras ou utilizam os dados para clonarem cartões de crédito.
    Para não cair nessa armadilha, verifique se a URL do site não tem nenhuma irregularidade. O nome da empresa pode estar escrito errado ou ter uma extensão incomum (.cn ou .tk ao invés de .com, por exemplo).

  4. Perfil fake
    Essa prática é uma variação do site falso. O procedimento é semelhante: criminosos criam uma conta no Instagram, Whatsapp, etc, se passando pela empresa.
    É comum nessa época, por exemplo, um número entrar em contato pelo WhatsApp e mandar um link de promoção da Black Friday. A pessoa é direcionada para uma página falsa, e o resultado você já sabe: mais uma vítima.
    A dica, novamente, é muita atenção. Desconfie de empresas que mandam mensagens sem que você tenha fornecido seus dados previamente, pois há grandes chances de se tratar de um golpe.
    Na dúvida, pesquise o número do WhatsApp e o nome da loja nas redes sociais, para ver se quem está falando com você realmente é um perfil real. Se for falso, denuncie.

  5. Atrasos na entrega
    Isso não é necessariamente um golpe, mas sim uma prática abusiva de empresas que não se preparam nesta data e atrasam as entregas. Essa foi, inclusive, a maior reclamação da Black Friday de 2021.
    É difícil se prevenir dessa prática, mas pesquisar o histórico da empresa em sites de avaliação é uma ótima dica. Se a loja atrasa entregas ano após ano, provavelmente isso acontecerá de novo.

Quando começa a black friday?

Dica de black friday: Hospedagem em um resort do Bourbon com 40% de desconto.
Dica de black friday: Hospedagem em um resort do Bourbon com 40% de desconto.| Crédito: Divulgação

O dia da Black Friday é sempre na última sexta-feira de novembro.

Entretanto, é muito comum ter variações nessa época. Certamente você encontrará Black Week, pós Black Friday e outros anúncios do gênero.

De qualquer forma, a dica é se manter vigilante e tomar cuidado com ofertas irreais. Com isso, a Black Fraude passa longe e você faz ótimos negócios.

Black Friday de verdade é na rede Bourbon

Para você aproveitar um desconto de verdade e reservar uma acomodação 5 estrelas no melhor preço, aproveite a Black Friday na rede Bourbon.

Na data, você terá 40% de desconto em todas as unidades de hotéis e resorts. A promoção é real: com valor reduzido do preço padrão, sem pegadinhas.

Fique ligado no Esquenta Black Friday que sairá em breve no site do Bourbon. Lá, você preenche o cadastro e recebe o código promocional diretamente no seu e-mail.

Cuidado com os perfis falsos: a comunicação direta do Bourbon com os clientes será apenas com quem preencheu o formulário.

Conheça as unidades da Rede Bourbon e viva momentos de lazer inesquecíveis com sua família.