Se existe uma parada obrigatória em Buenos Aires é o bairro Palermo, polo gastronômico e cultural da capital Argentina. Pode ter certeza, lá você encontra de tudo, desde muita área verde, bosques e lindas praças, a galerias de arte, lojas glamorosas de roupas, hotéis e ótimos restaurantes.
Neste conteúdo você descobrirá porque é impossível deixar Palermo de fora do seu roteiro de viagem para a Argentina. Conheça mais sobre a cultura e gastronomia desse tradicional bairro.
Palermo: o maior bairro de Buenos Aires
Quem é fã da boa gastronomia, arte, compras e passeios, tem em Palermo um verdadeiro paraíso. Lá é um caldeirão que mistura cultura, culinária, natureza, sofisticação, beleza, diversão e alto padrão.
O bairro surgiu quando o político e militar argentino Juan Manoel de Rosas comprou terras na região e construiu sua casa, em 1836. Assim, a presença ilustre fez a área tomar forma e propiciou o aparecimento de um colégio militar, escola naval, escola de artes e estabelecimentos comerciais.
Então, em 1875 o Parque 3 de Febrero (Bosques de Palermo) foi inaugurado e se firmou como uma das principais atrações turísticas de Buenos Aires.
Subdivisões do bairro de Palermo
Por causa da sua grande extensão, o bairro de Palermo é dividido em sub-bairros, mas isso não é oficial, cada um com suas peculiaridades. Vamos conhecer?
Palermo Soho
Esta é uma das áreas mais procuradas de Palermo e, por isso, é onde se concentra o maior movimento em meio a modernidade, lojas de decoração, de moda e a Plaza Serrano, uma praça com feira nos finais de semana. Aqui, vale a pena explorar restaurantes diferentes, cafés e a vida diurna. O nome Soho é inspirado no bairro de Nova York.
Palermo Hollywood
Esta charmosa subdivisão está ao lado do Palermo Soho e recebe este nome porque é onde encontramos produtoras de cinema e canais de televisão. Quando estiver por aqui, explore a vida noturna com seus bares, pubs e boates. Também aproveite as boas cafeterias e os vários restaurantes.
Palermo Chico
Aqui é o endereço do requinte e do luxo. Colado à Recoleta, bairro também elitizado de Buenos Aires, Palermo Chico tem prédios e mansões deslumbrantes. Inclusive, é lar de muitos empresários e celebridades argentinas.
Palermo Botânico ou Bosques de Palermo
Se tem uma coisa que você encontra no bairro de Palermo são parques e bosques, os mais bonitos e charmosos de Buenos Aires, perfeito para fazer um piquenique, passear ou curtir uma tarde tranquila.
O maior bairro da capital argentina também concentra a maior área verde da cidade, os Bosques de Palermo. O local é um verdadeiro "pulmão verde" com uma área de 40 hectares, formada por lagos, vários tipos de árvores, flores e espécies de pássaros.
O que fazer em Palermo
Este é um bairro bastante eclético e, por isso, concentra opções para todos os perfis de turistas, pode apostar.
Passeios ao ar livre
A região de Palermo conta com ótimas opções de passeios para contemplar e aproveitar a natureza, em sua maioria gratuitos.
Rosedal
O Parque das Flores ou El Rosedal não leva esse nome por acaso. Dependendo da época do ano, você encontrará lindos jardins floridos, além de um lago com passeio de pedalinho e bustos em mármore de escritores famosos. Na primavera argentina (outubro e novembro) o local fica ainda mais lindo.
Ecoparque
O antigo zoológico de Buenos Aires vem sendo transformado neste parque interativo, educativo e ambiental. Lá, você encontrará 200 espécies de árvores, arbustos e herbáceas, além de outras 600 espécies nativas. Tem também trilhas e obras de arte.
Jardim Botânico
O local reúne mais de 5 mil espécies de árvores e plantas, além de estufas e lindos jardins no estilo francês, oriental e romano. Tanta beleza fez com que ele fosse considerado Patrimônio Histórico Nacional.
Jardim Japonês
Inspirado nos jardins do Japão, com lagos e cachoeiras. O local, que foi criado pela comunidade japonesa de Buenos Aires, é o maior do mundo fora do Japão e tem diversas espécies de plantas e fica ainda mais colorido na primavera.
Campo Argentino de Polo
Fundado em 1893, o Campo Argentino de Polo é o local onde se realiza o Campeonato Argentino de Polo, maior competição interclubes do mundo e a quinta mais antiga do mundo.
Além disso, sob as escadas do estádio, foi construído um centro gastronômico que funciona aos finais de semana.
Arte e cultura em Palermo
Além da natureza privilegiada, a região de Palermo é um reduto de teatros, salas de espetáculos, galerias de arte, museus, paredes e muros coloridos. Não economize a sola do sapato e gaste boas horas caminhando pelo bairro.
Museu da Evita
Este é um dos museus imperdíveis para você conhecer melhor uma importante parte da história argentina. Inaugurado em 2002 em homenagem a Eva Perón, popularmente conhecida como Evita, o local conta com peças de roupas, artigos pessoais, de decoração e familiares dessa importante líder política do país.
Malba - Museu da Arte Latino-Americana de Buenos Aires
Este é um dos museus mais importantes da América Latina. Com um acervo permanente formado por cerca de 400 obras de arte de importantes artistas latino-americanos, o MALBA também realiza exposições temporárias e mostras de arte contemporânea argentina e latina.
Por lá você encontrará obras de Frida Kahlo, Diego Rivera, Roberto Matta, Tarsila do Amaral, Jorge de la Vega, Joaquín Torres-García, Antonio Berni, Pedro Figari e outros artistas.
Hipódromo
Com uma construção arquitetônica que chama atenção, o Hipódromo é o lugar certo para os apreciadores das corridas de cavalos, que acontecem toda semana. O espaço também costuma sediar importantes eventos da cidade. Para saber, fique de olho no site. A entrada é gratuita.
Planetário Galileo Galilei
Este é um passeio muito interessante e diferente para fazer em Palermo. Com prédio inspirado no planeta Saturno, o Planetário é o mais importante centro de divulgação de astronomia na Argentina. Lá tem sala de projeção semi-esférica para reproduzir cerca de 8.900 estrelas, planetas e satélites do universo.
Arte Urbana
Gastronomia de Palermo
Fica até difícil escolher onde ir com tantas boas opções de restaurantes, cafés e bares em Palermo, que é considerado um polo gastronômico de Buenos Aires. Seguem algumas dicas de onde comer: Niño Gordo, La Carniceria, Obrador Florida, Oli café, Don Julio, El Preferido, Cucina Paradiso e Tomate, entre outros lugares.
Se você procura agito, no bairro você encontrará algumas das baladas mais famosas do país: J.W Bradley Bar, CroBar, Carnal Resto Bar, Niceto Club, Ferona, LaUat Kika Club, além de alguns dos melhores bares de Buenos Aires, como o Tres Monos, Cochinchina, Rey de Copas.
Compras em Palermo
Em Palermo Soho você achará os locais mais comerciais do bairro. Além dos bares, pubs e restaurantes, tem lojas de decoração e design, de roupas de grifes famosas e outlets. Tem também a Feira de Palermo Soho, local onde alguns artistas independentes vendem artesanato, peças de roupas e acessórios.
Onde se hospedar para aproveitar Palermo?
O Be Jardín Escondido by Coppola é um hotel exclusivo da rede Bourbon, que oferece serviços e experiências únicas. Cinco vezes ganhador do Oscar, o cineasta Francis Ford Coppola residia nesta propriedade durante as filmagens de seu filme ”Tetro'', lançado em 2009.
O Be Jardín Escondido by Coppola oferece aos seus hóspedes um refúgio elegante e convidativo, no coração de um dos bairros mais desejados de Buenos Aires, Palermo. Cada quarto deste hotel tem personalidade própria.
Experiências Personalizadas
A equipe de concierges do hotel tem total conhecimento da cidade e, por isso, está preparada para atender os hóspedes 24 horas por dia, 7 dias por semana, aconselhando sobre as tendências gastronômicas, culturais e estilo de vida em Buenos Aires.
Lazer e Facilidades
Este hotel reflete a personalidade de Francis e sua esposa Eleanor, que escolheram a dedo grande parte da decoração e das instalações em toda a propriedade. O espaço tem três níveis de jardins, com destaque para a piscina, área de churrasqueira e uma biblioteca com uma variedade de livros e vídeos.
Clique aqui e faça sua reserva no Be Jardín Escondido by Coppola.