O Parque das Mangabeiras é um dos atrativos do bairro Serra, em Belo Horizonte.
O Parque das Mangabeiras é um dos atrativos do bairro Serra, em Belo Horizonte.| Foto: Shutterstock
  • Por Bourbon
  • 30/01/2023 16:39

Modernidade e história. O bairro Serra, em Belo Horizonte (BH), reúne e equilibra o melhor desses dois universos e surpreende como um dos melhores lugares para se residir e, por que não, se hospedar na capital de Minas Gerais.

Localizado nas proximidades dos bairros Cruzeiro, Funcionários e São Lucas, a Serra tem de tudo um pouco para você aproveitar da melhor maneira possível seus dias na capital mineira.

Conheça melhor o bairro Serra, em BH

Embora esteja perto do centro de Belo Horizonte, a Serra pertence à região centro-sul da cidade. Inclusive, seu nome é inspirado no córrego da Serra, com nascente no Parque das Mangabeiras, que fica colado ao bairro.

A Serra guarda em sua origem um passado rural, graças às chácaras da região que, por volta de 1930, abriram caminho para a urbanização a partir da construção do Colégio Sagrado Coração de Maria.

O resultado é o contraste presente no bairro, onde nos deparamos com um pedaço de natureza e suas paisagens verdes, lado a lado com empresas importantes, casas e prédios de alto padrão, assim como também residências mais tradicionais, de classe média.

Vantagens de se hospedar no bairro Serra, em BH

Se tem algo que você encontra no bairro Serra é a variedade, com importantes pontos de lazer e turismo da capital mineira, como teatros, museus e espaços para shows, boa estrutura de comércio, escolas, hospitais, ruas arborizadas e espaços tranquilos para quem quer qualidade de vida.

A praticidade também é uma característica marcante da Serra. Além da facilidade de deslocamento para diferentes cantos de BH, o bairro está perto do centro da capital e de bairros como Santa Efigênia, que é considerado um dos maiores e mais completos.

Além disso, a Serra é margeada pelas avenidas Afonso Pena, Contorno e dos Andrades, situada perto do coração de BH e de bairros como Santa Efigênia, considerado um dos maiores e mais completos.

O que fazer em Belo Horizonte?

A Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões postais da capital mineira.
A Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões postais da capital mineira.| Foto: Shutterstock

Na capital mineira o que não faltam são boas opções de passeios, diversão, lazer, turismo e boa comida. Com parques, lagoa, praças e diferentes museus, Belo Horizonte tem opções para todos os estilos e gostos, como:

  • Palácio das Artes: este complexo cultural é um ambiente múltiplo e diverso, onde convivem maestros, cineastas, atrizes e atores, dançarinas, musicistas e muitos outros artistas. Lá estão importantes equipamentos culturais da cidade, como o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, Grande Galeria Guignard, PQNA Galeria Pedro Moraleida, Passeio Niemeyer, o Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias, e vários outros ambientes.
  • Praça do Papa: localizado no bairro da Mangabeira, no final da Av. Agulhas Negras, a praça Israel Pinheiro ganhou este apelido porque foi o local escolhido para a primeira visita do Papa João Paulo II à cidade, em 1980. Três anos depois, a praça ganhou o Monumento à Paz, do artista plástico Ricardo Carvão. Hoje, inclusive por conta da sua bela vista da cidade, a praça é considerada um dos pontos turísticos de Belo Horizonte.
  • Parque das Mangabeiras: um dos principais da cidade, este parque é patrimônio cultural de Belo Horizonte e tem 2,4 milhões de m² de área, 59 nascentes do Córrego da Serra, além de ter sido projetado pelo paisagista Burle Marx. Além da extensa área verde, possui também brinquedos, parque esportivo e pista de skate e, ainda, o Mirante da Mata, com uma vista incrível da capital mineira.
  • Mirante das Mangabeiras: se você gosta de curtir o visual das cidades de cima, este é outro mirante de fácil acesso para quem está no bairro Serra. Fica localizado próximo ao Palácio das Mangabeiras.
  • Palácio das Mangabeiras: quando estiver na cidade, confira a programação do Palácio das Mangabeiras. A residência oficial do governador do estado se tornou, também, um espaço cultural. O ambiente já recebeu edições da Casa Cor e eventos temáticos na Copa do Mundo.

Principais atrativos do bairro Serra

Parte dos atrativos de Belo Horizonte estão no bairro Serra, como o Museu das Telecomunicações (Oi Futuro), o Córrego da Serra, praça da Bandeira, Teatro Klauss Vianna (Telemar), Parque das Mangabeiras e o Minas Tênis Clube 2.

Onde se hospedar no bairro Serra?

A avenida Afonso Pena é uma das principais da capital mineira e também endereço do Bourbon Belo Horizonte Savassi Hotel, que fica no bairro Serra, com fácil acesso ao centro de BH e Aeroporto Tancredo Neves (Confins).

O Bourbon é a opção perfeita para você que busca qualidade e conforto na sua estadia.
O Bourbon é a opção perfeita para você que busca qualidade e conforto na sua estadia.| Foto: Divulgação

O hotel também está próximo do Estádio da Independência (5 km de distância), Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (12 km) e dos museus da Praça da Liberdade (2 km).

Com toda conveniência, conforto e qualidade que você precisa para se hospedar bem e aproveitar tudo que o bairro Serra tem para oferecer, o Bourbon Belo Horizonte Savassi Hotel ainda contempla uma completa infraestrutura para eventos de diferentes portes.

A unidade mineira da rede Bourbon também oferece uma infraestrutura completa de lazer e facilidades com piscina climatizada, sauna, academia, lobby bar e Sarracino Ristorante, com o melhor da gastronomia italiana e mediterrânea.

Reserve sua hospedagem no Bourbon Belo Horizonte Savassi Hotel e aproveite os atrativos do bairro Serra.