A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, tem mais de 2,5 milhões de habitantes. É uma cidade um pouco mais tranquila que Rio e São Paulo, mas não deixa de ser grande e cheia de passeios incríveis e lugares históricos para você visitar.
Em um final de semana ou em três dias dá para fazer um bom roteiro para visitar a capital mineira.
A cidade tem dois aeroportos com voos domésticos: o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) que fica na Região Metropolitana de BH e o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha).
BH, o que fazer?
Em Belo Horizonte tem praças, parques, lagoa e muitos museus para conhecer.
Confira as nossas dicas do que não pode ficar de fora de sua visita.
Praça da Liberdade
Por muito tempo, a praça abrigava os prédios dos poderes públicos, como a sede do Governo de Minas Gerais.
A partir de 2010, a Praça da Liberdade se tornou um complexo cultural e os prédios históricos se tornaram museus e salas de exposições.
Quando estiver na cidade, vale a pena conhecer o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Memorial Minas Vale, o Museu das Minas e do Metal, Espaço do Conhecimento da UFMG, Centro de Arte Popular e o Museu Mineiro.
Além de toda riqueza histórica e cultural, a Praça da Liberdade tem um lindo jardim que também enche os olhos e é super convidativo para uma caminhada.
Mercado Central
Impossível ir para Belo Horizonte e não provar o queijo e o doce de leite mineiros. Para experimentar e levar para casa todas as delícias da região, não deixe de visitar o Mercado Central.
Inaugurado há 90 anos, lá você encontra comida típica, artesanato e outros produtos da cultura popular mineira. O local une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade.
O Mercado Central fica na Av. Augusto de Lima, 744, Centro. Abre de segunda a sábado, das 8h às 18h e domingo e feriados das 8h às 13h.
Lagoa da Pampulha
O entorno da Lagoa da Pampulha faz parte de um complexo de monumentos de Oscar Niemeyer, construídos na gestão de Juscelino Kubitschek quando era prefeito de Belo Horizonte, em 1943.
A lagoa tem 18 km de extensão e pode ser utilizada tanto para esportes náuticos, como um ponto de lazer para visitantes, corrida e caminhada.
Próximo à lagoa é possível visitar a Casa do Baile, a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte da Pampulha e o Parque Ecológico da Pampulha.
O que fazer em Belo Horizonte a noite
Belo Horizonte é conhecida como a capital dos bares: tem casas de diferentes estilos e opções culturais para conhecer depois das 18h.
O Mercado Novo, por exemplo, abriga um dos maiores complexos gastronômicos da cidade, com diversos bares e restaurantes em um só lugar.
Porém, se você quer sair para explorar as opções, vale passear à noite pelo bairro Lourdes. São muitas casas noturnas, botecos e bares para você escolher.
Você também pode aproveitar em BH alguns cinemas como o Cine Santa Tereza que é mantido pela prefeitura e exibe sessões gratuitas, e o Cine Belas Artes que roda filmes independentes, realiza debates e mostra de cinema nacional.
Hotel em Belo Horizonte
Hospede-se em Belo Horizonte em uma rede de hotéis reconhecida em todo Brasil por sua excelência em atendimento e conforto.
Situado em uma área comercial, o moderno Bourbon Belo Horizonte Hotel fica na Av. Afonso Pena, bairro Serra:
- a 5 km do Estádio Independência
- a 12 km do Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade
- a 2 km dos museus da Praça da Liberdade.
O hotel oferece qualidade com toda conveniência que você precisa para uma excelente hospedagem com piscina climatizada, sauna, academia e completa infraestrutura para eventos dos mais diversos portes.
Além disso, você pode aproveitar toda a experiência e os sabores da gastronomia italiana e mediterrânea no O Sarracino Ristorante, que está localizado no hotel.