A cidade de Maringá surgiu na década de 1940 com os primeiros imigrantes que chegaram de vários estados e países, por meio da Caravana da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná.
Eles chegaram para explorar pequenos lotes de terra e logo foi formado um pequeno núcleo urbano no local que também servia de passagem para outras cidades.
A cidade se destacou pela produção de café e o crescimento urbano foi bem planejado e executado; Hoje, Maringá é a terceira maior cidade do Paraná com uma população de 400 mil habitantes.
Já o nome Maringá foi inspirado na canção de Jourbert de Carvalho, que fazia muito sucesso na década de 1930, e cantava sobre uma linda cabocla de nome Maria do Ingá. Por isso, até hoje Maringá é conhecida como a “cidade canção”.
Além de uma boa história, Maringá também tem belos pontos turísticos para você conhecer.
O que fazer em Maringá?
A cidade também é conhecida como “cidade jardim”, pois é uma das cidades mais arborizadas do país. Por isso, você vai encontrar belos parques e bosques para caminhadas e passeios de dia.
Além disso, Maringá também abriga a maior comunidade japonesa do Paraná e uma das principais do Brasil, e esta influência também está muito presente na cidade.
Confira quais são os principais pontos turísticos de Maringá:
Parque do Ingá
Local em que está a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954, o Parque do Ingá é uma reserva florestal de mais de 47 hectares, urbanizada em 1970.
Lá, você também pode visitar a gruta de Nossa Senhora Aparecida e o Jardim Japonês, que foi inaugurado em 1978 em homenagem ao príncipe do Japão da época, Akihiro, e a esposa Michiko, que visitavam a cidade naquele ano.
Além da pista de caminhada e da lanchonete, você pode aproveitar um passeio nos pedalinhos — de caravelas ou de cisnes —, levar a criançada para brincar no parque infantil.
Parque do Japão
O parque municipal encanta por sua beleza natural e influência nipônica. O espaço está sempre muito bem cuidado e abriga também um restaurante e loja com souvenirs.
O lago do parque tem várias carpas e você pode comprar um pouco de ração especial na lojinha para alimentar os peixes.
O Parque do Japão fica aberto de terça a domingo, das 8h às 18h.
Mercadão de Maringá
O Mercadão foi o primeiro armazém cerealista da cidade. Atualmente, é um polo gastronômico que abriga bares, restaurantes, lojas e empórios.
O Mercadão de Maringá é uma parada obrigatória para quem quer conhecer os sabores de Maringá.
Parque Alfredo Nyffler
É um ótimo parque para levar as crianças brincarem ao ar livre, para fazer caminhada ou um piquenique. A vista do pôr do sol no parque é encantadora.
O parque leva o nome de um suíço que se estabeleceu e tinha uma fazenda na região. O local fica aberto todos os dias das 6h30 até 20h30.
Bosque das Gravíleas
Uma das principais áreas verdes de Maringá, o Bosque das Grevíleas possui uma área de 44 mil m². O nome Gravílea é por conta da espécie das árvores predominantes no local.
O bosque tem pista para cooper, local para ginástica, além de diversas árvores floridas e frutíferas que embelezam o parque. É um bom convite para um passeio a pé ou de bicicleta.
Templo Budista Jodoshu Nippakuji
A arquitetura deste templo budista representa fielmente sua origem nipônica, com detalhes em peroba trabalhados manualmente. Na construção não foram utilizados pregos ou parafusos, mas técnica tradicional de encaixes.
O templo foi inaugurado em 1983, tem 688 m² e dois pavimentos. Em seu interior, há uma imagem de Buda Amida e um ossário de cinzas em devoção aos seus ancestrais.
No jardim externo, tem um sino de 900 quilos trazido do Japão, que é tocado antes de celebrações e anuncia a passagem do ano.
O templo budista é aberto para visitação mediante agendamento pelo telefone: (44) 3223-1195.
Catedral de Maringá
A Catedral é um projeto do arquiteto José Augusto Bellucci que, inclusive, já ganhou notoriedade internacional.
A obra em formato de cone tem 114 metros de altura e sustenta uma cruz de 10 metros. Esta Catedral é o monumento religioso mais alto da América Latina e o 10º maior do mundo.
Por seu tamanho e beleza, a Catedral de Maringá é um cartão postal da cidade.
Hotel em Maringá
Agora que você já tem vários motivos para visitar Maringá, aqui vai uma dica de hospedagem em uma rede de hotéis que sempre preza pelo conforto e qualidade em todas as cidades em que está presente.
A rede Bourbon tem quase 60 anos de existência e um estilo próprio de hospedagem, caracterizado pelo cuidado em cada detalhe e busca pela excelência no atendimento.
Em Maringá, você encontra o Rio Hotel By Bourbon Maringá bem próximo à Catedral da cidade e próximo a bares, restaurantes e comércio local.
O Hotel possui entrada exclusiva para o Catuaí Shopping Maringá, o principal da cidade e que também tem fácil acesso ao aeroporto.
Conheça o Rio Hotel By Bourbon Maringá.